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Marco Marketing Brasil inicia 2017 com novos projetos para J.Macêdo e Sony Mobile

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O principal ingrediente para os dois clientes é a gestão da informação, vital para o bom desempenho de mercado

A Marco Marketing Brasil, operação local da multinacional com 20 anos de história, especializada em fieldmarketing e marketing de consumo para varejo e canais de distribuição começa o novo ano com novidades no portfólio. Trata-se da conquista de projetos desenvolvidos para a J.Macêdo, grupo detentor de marcas como Dona Benta, Sol e Petybon, e para a Sony Mobile, joint venture estabelecida pela empresa japonesa de bens eletrônicos Sony Corporation e a empresa sueca do ramo de telecomunicações Telefonaktiebolaget L. M.

Para a indústria do ramo alimentício, a iniciativa que será trabalhada inicialmente nos dois primeiros trimestres de 2017 é o programa de incentivo J+, destinado a distribuidores, varejo e equipe de vendas e merchandising da empresa.

Os diferenciais apresentados pela MARCO na estratégia para o alcance da meta de vendas e performance é a gestão da informação. Em todas as etapas da campanha haverá o acompanhamento analítico, trazendo insights para o debate sobre os resultados. Durante todo o processo a área de business intelligence da agência fará análises geográficas e de performance, controles da campanha e acompanhamento do banco de imagens. Um dos KPIs entregues serão as análises e comparativos de vendas x investimento e engajamento. O ciclo será retroalimentado durante todo o ciclo e todo o consolidado de andamento e resultados será apresentado no formato online e facilitado para acesso do time interno do cliente.

Já para a Sony Mobile, a MARCO fará um novo estudo que originará a matriz de trade, uma metodologia exclusiva desenvolvida pela multinacional que guia toda a força de trabalho da marca no campo. O objetivo do trabalho é apresentar a relação entre potencial de vendas versus investimento da marca nos pontos de venda, além de dados sócio econômicos relevantes para os negócios.

Com base na coleta de dados, é realizada uma análise individual loja a loja e traçada uma comparação sólida para as decisões de investimento. Isso gera mais inteligência no processo porque, com base no entregável, é possível enxergar um panorama que esclarece quais são os pontos onde é preciso desacelerar o trabalho de campo, pois o potencial de venda não permite que ele alcance a expectativa da marca, e quais são aqueles em que é necessário um maior esforço, seja de equipe ou de material de positivação, por exemplo, para conquistar mais espaço e ir além do resultado atual.

Isso gera mais inteligência no processo de cobertura e permite uma análise completa sobre potencial de mercado e o posicionamento da empresa diante da nova dinâmica do consumo e dos concorrentes. Farão parte do mapeamento mais de dez estados do País.

“Ficamos orgulhosos em oferecer ao mercado brasileiro um trabalho diferenciado em termos de inteligência. Nossa atuação orientada para a análise de informações faz com que cada projeto receba uma carga a mais de eficiência e, consequentemente, nos torna um parceiro estratégico importante para os clientes”, diz Ana Paula Andrade, country manager da Marco Marketing Brasil.

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Mercado do Live Marketing busca capacitação

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Profissionais ligados ao Live Marketing estão aproveitando o ritmo menos acelerado para buscarem capacitação e qualificação para a retomada pós-pandemia. A AMPRO Saber, a plataforma de cursos de qualificação criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, tem contabilizado crescimento no número de interessados pelos cursos.

No próximo dia 22 de abril, a partir das 18h30, já está confirmada o curso online “Concursos, Sorteios, Vale-brindes: Entenda a Certificação Necessária e Evite Problemas”, ministrada por Vanessa Calabria Macarrão, do FAS Advogados. O curso vai abordar sobre a legislação de promoções e prêmios, conceito de promoção comercial, modalidades e requisitos de realização, comprou-ganhou, campanhas de incentivo, programas de fidelidade e ações de chash-back e desconto.

Na sequência, no dia 27 de abril, a partir das 19h, uma próxima turma acompanha o curso “ROI de Eventos – Conheça e Aplique”, com Roberta Nonis, da Evento Único Consultoria. A aula vai orientar agências e clientes a definirem objetivos tangíveis e intangíveis de seus eventos desde o briefing, formatando o evento com foco na mensuração de resultados.

“Diversas modalidades do Live Marketing, como os concursos, sorteios, vale-brindes, as promoções no ponto de venda, o trade marketing, não pararam. São atividades que devem continuar sendo motivadas e gerando novos Jobs. Por isso também a procura pelo curso sobre promoções com premiações. Eventos também continuam acontecendo na modalidade online e o conteúdo do dia 27 foi pensado para o preparo dos profissionais para a medição de retorno, tanto em eventos digitais quanto no retorno dos eventos presenciais”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

A agenda de eventos do AMPRO Saber, bem como detalhes e inscrições, está disponível no site da AMPRO: https://ampro.com.br/agenda

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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