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Marcelo Montone: Como calcular o investimento de marketing digital para uma empresa?

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Consultor lista dicas para tornar o planejamento de marca mais ágil e fácil

Planejar a verba de marketing de grandes empresas é um desafio anual que diretores e empresários enfrentam. Em tempos de crise, muitas marcas passaram a exigir mais resultados, com menos investimento, então ter novas ideias passou a ser um item necessário para movimentar agências de publicicade e escritórios. Atualmente, a pergunta que mais move clientes e fornecedores se tornou a mesma: Como criar um planejamento de marketing realmente eficaz?

Muito além das estratégias já conhecidas por executivos, que há anos investem no marketing off-line e sabem como analisar TRPs e GRPs, coberturas, demográficos e outras variáveis da publicidade off-line, hoje em dia a publicidade passou a precisar dar uma atenção para onde, segundo especialistas e estudiosos, a audiência mais se faz presente: a internet.

De acordo com o consultor em Marketing Digital e fundador da agência Nommad.ID, Marcelo Montone, um dos maiores problemas na hora de criar um planejamento é manter um pensamento ultrapassado para as verbas. Para ele, muitos empresários ainda focam em investimentos que apresentam altos riscos de resultados pouco aproveitáveis. “Muitos empresários e diretores passaram a recorrer às suas agências off-line, ou a indicações de parceiros ou amigos, para começar essa construção de uma imagem de marca digital. Porém, essas duas escolhas mais “fáceis” não são as melhores opções.”, contou.

Segundo Montone, os problemas que as duas opções têm podem ser diagnosticados rapidamente. “No primeiro caso, muitas das vezes, as agências off-line acabam migrando parte da verba online, que poderia trazer mais resultado com menor custo, para os investimentos em mídia off-line tradicional, onde possivelmente terão melhor negociação e menor custo de mão de obra especializada. No segundo, o gestor terá que depositar totalmente sua confiança na pessoa que indicou, e nos possíveis indicados, porém, continuará sem a base do conhecimento para acompanhar e cobrar os resultados dos seus parceiros.”, afirmou.

Criar, então, uma estratégia também focada em materiais digitais se tornou essêncial. Mas como fazer?

Não basta apenas ter um site ou uma página de rede social é preciso se destacar em meio a um oceano de informações e chegar no seu cliente: aquela dona de casa que busca novidades, o adolescente que ama videogames e até o homem mais velho que é apaixonado por carros, por exemplo.

Para isso, o especialista afirma que, além de se planejar um brieffing detalhado e oferecer uma concorrência realmente mensuravel, é necessário seguir um passo a passo estruturado e que consiga fornecer, às empresas e às agências, uma chance de criar grandes resultados e ações interessantes para o público final.

 

Confira as dicas:

– Definir que irá vender

o Tenha clara a descrição do seu produto ou serviço

o Obtenha dados de pesquisas de mercado sobre o produto que deseja promover nas mídias digitais.

o Tenha dados sobre Digital Brand Search sobre sua marca e seus concorrentes.

– Definir para quem irá vender

o Tenha dados demográficos dos seus targets.

o Pesquise sobre os hábitos comportamentais digitais dos seus consumidores.

– Saber quanto vai custar

o Qual será o custo da unidade do seu produto ou serviço para o consumidor.

o Planeje as promoções ou condições especiais de compra, caso existam.

o Qual é o ticket médio que almeja conquistar com as suas vendas no período.

РDeterminar qual ̩ a sua meta em vendas

o Planeje a sua meta em vendas unitárias ou tickets médios.

o Distribua elas ao longo do ano, de forma crescente e consciente.

РConcretizar o que ̩ sucesso para a sua marca

o Sucesso é ser conhecido por milhões de usuários?

o Sucesso é vender unidades?

o Tenha claro o que é sucesso para a sua marca entre conhecimento (awareness) e conversão em vendas.

– Saber qual o período e investimento necessário

o Determine o período das campanhas para se atingir as metas desejadas.

o Planeje a verba que você terá disponível para que a agência invista.

– Escolha o seu parceiro

o Exija da sua agência um planejamento com base nos dados dos itens anteriores, demonstrando que estratégias, táticas e como farão a mensuração de resultados das campanhas para entregar a sua meta no período que deseja.

* Sobre Marcelo Montone:

Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, totalmente focada em performance digital, e vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.

http://www.nommad.id

[email protected]

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Inteligência artificial para humanizar as interações

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Ricardo Andrade

Independente da área de atuação, frequentemente as empresas recebem perguntas de seus clientes, que desejam entender melhor alguma questão ou até mesmo solucionar um problema, desde os mais simples até os mais complexos. Imagina como seria bom se existisse uma ferramenta que as ajudassem a responder as dúvidas recorrente do trabalho, de forma empática e eficaz, para otimizar o tempo de cada atendimento.

Bom, isso já é possível por meio do uso de inteligência artificial. Na prática, o intuito da aplicação dessa tecnologia nesse processo não é substituir, mas sim agregar. A proposta é ter um ambiente de atendimento misto, no qual a tecnologia e o humano trabalhem em conjunto para que possam trazer melhores resultados, tanto para a vida pessoal diária, quanto para o mundo dos negócios. Essa, inclusive, já é uma realidade para muitas empresas que optaram por aderir pelo menos uma das frentes da IA em sua atuação.

Dentro do guarda-chuva de possibilidades que essa tecnologia apresenta, uma bem conhecida pelo mercado profissional é a de processamento de linguagem natural. Por meio do uso de inteligência artificial, é possível interpretar diálogos e criar conversas entre humanos e robôs de forma empática e emocional durante o atendimento aos clientes. As ferramentas de Natural Language Processing (NLP) são capazes de detectar como o humano se apresenta, como ele fala e quais são as sensações que ele passa durante o diálogo e, assim, identificar padrões e descobrir as intenções por trás daquilo.

Contudo, num país tão rico culturalmente como o Brasil, com tanto regionalismo, é fundamental treinar os chatbots – robôs especializados nesse tipo de atividade – a entenderem palavras e expressões típicas, como “um cadinho”, “bah”, “tchê”, “logo ali”, entre tantas outras. Pois, por trás de cada um desses fonemas, há uma intenção e uma informação, que, ao interpretar, uma pessoa conseguiria entender com facilidade e seguir com a conversa de maneira fluída. A inteligência artificial precisa aprender a ter essa mesma habilidade para dar continuidade de forma efetiva a um atendimento.

Talvez fique o questionamento de qual é a real vantagem de ensinar uma máquina a ter a capacidade de realizar atividades como essa. O propósito é simples: criar recursos para que se possa estabelecer relações de atendimento mais humanizadas, de uma pessoa para outra. Parece controverso? Na verdade, não é. Quando se automatiza processos operacionais que necessitariam de um atendimento humano prolongado para atividades mais triviais, gerando repetição e desgaste, você traz a possibilidade de agilizar as demandas e fazer com que a pessoa que está atendendo foque toda sua atenção em um só ponto: no outro humano que está por trás da linha.

O ganho de tempo e agilidade nos outros processos corriqueiros, alcançados com a automação, permite que o profissional canalize a atenção necessária para resolver a questão de quem está sendo atendido de forma mais atenciosa, pessoal e de qualidade. Isso estreita a relação humana e otimiza a troca entre os dois.

Essa prática já é realidade em muitas empresas e tende a crescer. A projeção é que todo o mercado de IA comece a se expandir para uma estrutura que tem uma expectativa de tamanho de 2,5 bilhões de dólares, com mais de 2 mil competidores trabalhando em plataformas conversacionais que envolvem inteligência artificial.

Com aderência a essas soluções, uma grande tendência de mercado é o crescimento e investimento em tecnologias que caminhem rumo a automação de processos conversacionais, utilizando técnicas de machine learningdeep learning e process mining, que conseguem ajudar a analisar esses atendimentos humanos e indicar quais pontos é possível focar para que, de fato, possa realizar uma transformação e trazer um resultado efetivo para a organização, além de um atendimento final cada vez mais humanizado e acolhedor para o cliente. A tecnologia será a peça necessária para humanizar os processos e permitir realizar interações mais pessoais, para que o humano possa focar no que realmente importa: o outro humano.

Ricardo Andrade é Diretor de Produto da Woopi, empresa do Grupo Stefanini

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Dez empregos que surgirão até 2030 com o Metaverso

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Tatiany Melecchi

Desde que o Facebook anunciou o investimento estrondoso nesta tecnologia, o que ocasionou a mudança do nome da empresa para META, o Metaverso se tornou “o grande hype do momento”, as pessoas passaram a se interessar pelo assunto e a se questionar: “O que é?”, “Como funciona?”

Depois da leitura de alguns artigos e entendimento mínimo do que se tratava, vieram outras inquietações:

  • Como essa tecnologia irá impactar o mundo do trabalho?
  • Como revolucionará a área de treinamento e desenvolvimento?
  • Quais são as empresas que já estão liderando projetos de aprendizagem com foco nesta tecnologia?

Mas, antes de tentar responder estas perguntas e compartilhar as pesquisas e insights, vamos entender melhor o que tudo isso representa?

O que é esse tal de Metaverso?

“Metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “verso”  (universo). O termo é normalmente usado para descrever uma espécie de mundo alternativo digital.

Um mundo onde os usuários poderão criar seus próprios avatares, que serão suas representações nesse ambiente digital e, por meio deles, poderão aprender, comprar, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares. Ou seja, essa tecnologia replica o que fazemos no mundo real, só que de forma 100% digital.

Sue Young, diretora de produtos do Facebook, fala que “ao invés de apenas olhar para a tela dos dispositivos, você estará nela”.

E qual o impacto do Metaverso para o mundo do Trabalho?

Faço um convite para você usar a sua imaginação. Feche os olhos e visualize-se usando um óculos de realidade virtual. Com seu próprio avatar, você começa a interagir com todo o ambiente corporativo da sua empresa: anda pelo corredores, cruza com os colegas quando vai tomar água, tirar dúvidas e trocar ideias nos corredores, pausa para um cafezinho ou conversa com outros colegas no almoço, tudo isso de forma virtual. Ou imagine outro cenário: você está na sua casa, usando seu óculos de realidade virtual e participando de feiras, eventos ou entrevistas de emprego dentro do Metaverso, onde praticamente todo o processo seletivo acaba acontecendo via realidade aumentada.

A Samsung e a Hyundai são bons exemplos de companhias que mesmo antes do lançamento do Facebook e todo o buzz do assunto, já se valiam da estratégia de adotar realidade aumentada nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais.

E aí, qual o seu sentimento?

Você pode estar sentindo um certo fascínio, curiosidade e vontade de vivenciar tudo isso logo, ou quem sabe sentindo algum tipo de insegurança sobre o futuro do seu trabalho e da sua profissão. Todos esses sentimentos e outros são completamente normais e esperados, pois o Metaverso propõe mudanças significativas e pode representar ameaças às nossas necessidades básicas como segurança, estabilidade e pertencimento.

Por outro lado, os especialistas comentam que essa tecnologia visa recriar o ambiente presencial no digital e proporcionar uma experiência de maior proximidade relacional, na qual o trabalho virtual será menos solitário e com relacionamentos mais espontâneos e naturais.

Como o Metaverso irá impactar a aprendizagem corporativa?

Durante a pandemia vimos muitas empresas criarem seus estúdios para gravação de minivídeos, lives e afins. Atualmente, já temos algumas empresas criando espaços de aprendizagem imersivos, nos quais os participantes e instrutores interagem uns com os outros com os seus avatares, navegando em simuladores de desempenho hiper-realistas por meio de headsets de realidade virtual, telefones, iPads e PCs com RV (realidade virtual), onde eles aprendem uns com os outros em simulações práticas.

As farmacêuticas Pfizer, Novartis e Bristol Myers Squibb são algumas das empresas que estão usando essa tecnologia para praticar habilidades essenciais, voltadas a salvar vidas em laboratórios de realidade virtual seguros.

Além disso, os profissionais da área comercial terão a possibilidade de percorrer o universo digital e aprender sobre seus produtos, fazer simulações de controle de objeção, interagir com os clientes, treinar abordagens, compartilhar os benefícios dos produtos, apresentar soluções e recursos adicionais sem custos de deslocamento e de forma realista.

O uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos. E nós profissionais de T&D temos de estar na vanguarda desta nova maneira de aprender, trabalhar e interagir. A Cult já publicou as novas profissões que já estão surgindo e irão ganhar espaço com o Metaverso.

10 empregos que existirão até 2030 no Metaverso

  • Cientista de pesquisa do Metaverso
  • Estrategista de Metaverso
  • Desenvolvedor de ecossistemas
  • Gerente de segurança do Metaverso
  • Construtor de hardware do Metaverso
  • Storyteller do Metaverso
  • Construtor de mundos
  • Especialista em bloqueio de anúncios

O Facebook Brasil anunciou seis vagas para trabalhar com Metaverso, ou seja, essa profissão já é uma realidade.

Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia,  a primeira brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela International Coach Federation

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