Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Lojas de conveniência têm espaço para crescimento no mercado nacional

Publicado

em

Cases de sucesso serão apresentados durante Fórum Internacional da 14ª ExposPostos & Conveniência. Novidades em produtos e serviços também têm destaque no evento.

eja para qual for a necessidade ou a ocasião de consumo, há sempre uma loja de conveniência no caminho do consumidor, pronta para resolver o que ele precisa, oferecendo praticidade, conforto e agilidade na sua rotina atribulada, em um ambiente agradável, seguro e cordial. A análise é de Giselle Valdevez, sócia diretora da empresa Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, que fará palestras sobre o tema no Fórum Internacional e na Arena do Conhecimento, eventos que integram a programação da ExpoPostos & Conveniência – 14ª Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo.

“Desde a abertura da primeira loja de conveniência no Brasil, há 32 anos, o canal segue crescendo e está sempre se adequando ao mercado, na busca contínua por satisfazer as necessidades do seu cliente, cada vez mais exigente, bem informado, super conectado e, quase sempre, apressado”, diz a consultora. Ela lembra que, assim como outros canais varejistas, as lojas de conveniência vêm, no decorrer dos anos, se reinventando em função do consumidor dos grandes centros urbanos, que precisa usar melhor o seu tempo.

O setor de Alimentação Fora do Lar também tem merecido a atenção de estudos e projetos da Valsa. “Com o formidável crescimento desse setor, consequência da jornada atribulada do consumidor, o Food Service é uma categoria muito importante no mix de ofertas, e permanece em contínua evolução”, afirma Giselle. Atualmente, ofertas de cafeterias gourmet, saladas, sanduíches, salgados e até refeições e sobremesas são servidas em lojas de conveniência. “O cliente, muitas vezes atraído pela rapidez e facilidade, sabe que pode encontrar opções de qualidade para comer – seja para café da manhã, lanche, almoço ou jantar”, conclui.

Casos de sucesso

Em 2018, segundo os dados do Anuário da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), o faturamento do segmento brasileiro de conveniência, que fechou o ano com um total de 8.030 pontos de vendas, foi de R$ 7,54 bilhões. “Apesar do cenário desfavorável de retração econômica dos últimos anos, o canal vem sempre apresentando resultados positivos, crescendo em vendas e em número de lojas. Isso é motivo de confiança em sua força, que tem grande potencial para ser ainda maior”, avalia Giselle.

No dia 15 de agosto, a consultora vai comentar o vídeo especialmente produzido para o Fórum Internacional da ExpoPostos & Conveniência com os casos de sucesso e inovação de empresas que operam no setor de conveniência e varejo. Nele serão mostradas iniciativas recentes do mercado nacional de lojas de conveniência, contando os casos das redes Aghora, am/pm, BR Mania e Shell Select, além de outros formatos varejistas, fora do segmento conveniência em postos de serviços.

“Todas as iniciativas abordadas no vídeo funcionam como inspiração para o público espectador, além de boa fonte de observações e análises: como podemos ser criativos e implementar melhorias no negócio para prosperar? Para onde está caminhando esse mercado?”, conclui Giselle.

Novidades para fidelizar o cliente

Pegaki

Com objetivo de conectar loja física ao e-commerce, a Pegaki estará na ExpoPostos & Conveniência com a proposta de utilizar as lojas de conveniência dos postos como pontos de retirada. “Tal movimento já acontece em outros países, como Estados Unidos e principalmente Europa”, garante João Cristofolini, CEO da empresa.

Cristofolini explica que o consumidor compra pelo e-commerce e retira seu produto nos pontos da Pegaki mais conveniente, que são estabelecimentos parceiros. “No evento, nosso foco é mostrar para as lojas de conveniência que essa é uma forma deles atraírem mais clientes, sendo que 30% das pessoas que tiram seus produtos em um ponto da Pegaki acabam fazendo alguma compra no ponto de retirada”, explica. “A nossa única exigência para as lojas é ter um espaço para guardar as encomendas do e-commerce que chegam”.

O executivo afirma que esta nova forma de relacionamento com o consumidor com os pontos de retirada são o futuro do e-commerce. “Porque todos saem ganhando, desde o cliente até os comerciantes, tanto do ponto de retirada como do e-commerce. O consumidor ganha por poder escolher o melhor ponto de retirada para pegar sua encomenda e o estabelecimento parceiro da ação ganha atraindo possíveis clientes para seus negócios. Já o e-commerce tem a certeza de que o produto será entregue.”. Atualmente, a Pegaki tem 600 pontos espalhados pelo Brasil.

Bob’s

O Bob’s levará para a ExpoPostos & Conveniência sua visão de negócios para atender este setor do varejo. Segundo Marcelo Tristão, diretor de desenvolvimento da empresa no Brasil, a marca está em franca expansão e confia na retomada do crescimento do país. “Recentemente fizemos uma negociação com vários fornecedores e conseguimos reduzir nosso investimento em cerca de 15%”, afirma. “Desta forma, os postos de gasolina são importantes canais de atuação para a nossa empresa”.

Para a feira, o Bob’s promete um stand moderno e atraente. “Este ano, faremos todas as nossas apresentações em uma mesa interativa e em tablets, deixando-as mais dinâmicas e atrativas para o público. Além disso, os visitantes poderão desgustar nosso delicioso Milk Shake Crocante”, lembra Tristão.

Atualmente, o Bob’s tem mais de 40 lojas localizadas em postos de gasolina em todo o país e, segundo Tristão, tem espaço para crescer ainda mais, inclusive em praças que já contam com uma unidade do marca. “Isso é possível porque realizamos recentemente essa adequação de investimentos, reduzindo em aproximadamente 15% o custo total para abrir um ponto de venda. As lojas de conveniência em postos de gasolina trazem comodidade ao consumidor”.

Heineken

Heineken levará à ExpoPostos & Conveniência toda sua linha de cervejas da marca Eisenbahn, porta de entrada para o segmento craft, que tem previsão de dobrar de tamanho até 2020 no mercado brasileiro, e de conquistar 10% dessa fatia com as marcas Eisenbahn e Baden, segundo informa Leonardo Tognato, National C-Stores Manager. Também serão apresentados os lançamentos dos rótulos Eisenbahn IPA e Pale Ale na lata de 350ml e a nova embalagem de 300ml para a marca Baden Baden.

Serviço

14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 8h30 às 13h30

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Inscrições por meio deste link.

Palestra Giselle Valdevez: dia 15, às 12h30.

ExpoPostos & Conveniência 2019

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Fórum: das 9h às 13h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

Continue lendo

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo