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Live marketing entrega as experiências que o consumidor busca

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“Esse encontro foi mais uma demonstração de como tem crescido a percepção do valor estratégico do Live Marketing para as empresas”, diz Wilson Ferreira Junior, presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional sobre o AMPRO Live Experience 2017 – 3º Congresso Brasileiro de Live Marketing, que aconteceu no último dia 23 no Palácio Tangará, em São Paulo, reunindo mais de 300 profissionais de cerca de 30 agências brasileiras de Live Marketing. “Hoje os consumidores estão atrás principalmente de experiências. Essa é exatamente a especialidade do nosso setor. Portanto, o Live Marketing, combinado ao poder de amplificação das ferramentas digitais, é o grande vetor de crescimento da comunicação de marcas, produtos e serviços.”

 

Luiza Helena Trajano e Renata Moraes

Por toda parte, o Live Marketing tem assumido posição de destaque. Este ano, foram inscritas mais de 4 mil ações na categoria Promo & Activation do festival Cannes Lions, o mais respeitado prêmio de criatividade do mundo. O Brasil conquistou cinco Leões nessa categoria. “Algumas tendências ficaram muito evidentes este ano em Cannes”, diz Célio Ashcar Jr, chairman da AMPRO, que foi jurado da edição de 2017 do festival. Sócio da Aktuellmix, ganhadora do Leão de prata pela campanha #EATERNET – Abra a Boca e Coma o Site, criada em parceira com a marca de chocolates Hershey, em sua palestra no congresso desta segunda, Ashcar destacou o poder da viralização das informações, o protagonismo do consumidor, a simpatia deste por marcas que abracem causas e a necessidade de valorizar as relações humanas e as experiências.

Radiografia do Consumidor

No painel Radiografia do Consumidor, moderado por Wilson Ferreira Jr., Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, e Renata Moraes, vice-presidente do Grupo CRM (Kopenhagen, Cacau Brasil e Lindt), discutiram a importância de usar diferentes tipos de ações de marketing para conquistar o consumidor moderno.

 

“Hoje precisamos lidar com todos os canais”, disse Luiza. “E temos que ser rápidos. Todos lembram que caí carregando a tocha olímpica, né? No mesmo dia, minha equipe veio perguntar se eu topava fazer uma campanha nas redes sociais aproveitando esse fato. Eu topei, topo qualquer coisa para vender, desde que seja honesta”. Em um post do Facebook, que tinha o hashtag #CairFazParte, a empresa anunciava: “A Dona Luiza caiu, mas está bem. Vocês pediram, e os preços caíram também”.
O digital isolado, no entanto, nem sempre basta. “Na Kopenhagen, a gente vende um universo de experiência de compra e isso o digital ainda não consegue entregar”, afirmou Renata. “Vender o chocolate é vender uma conexão emocional com o consumidor. Todo dia muda, o varejo é isso, o que estamos fazendo para amanhã? O que você fez ontem não funciona mais para amanhã. Não dá para olhar a jornada do consumidor sem entender que ele se renova todos os dias”.

Digital 

O painel Digital, moderado pelo VP de Marketing e Comunicação da AMPRO e sócio da agência Tudo, Maurício Magalhães, teve Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da TV Globo e professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Ivan Moré, apresentador do Globo Esporte; e Nathan Lilja, o Nana Rude, influenciador digital com mais 1,7 milhão de seguidores. Eles falaram sobre o uso das redes sociais em confluência com as mídias tradicionais.

“A Globo hoje joga com todas as áreas”, disse Mutran. “A TV aberta, a GloboPlay, os Instagrams de cada programa. Uma mídia alavanca outra”. E mesmo uma empresa desse porte investe também em ações diretas com o público, como a Caravana Globo Esporte, gravações do programa feitas em diversas cidades de São Paulo para promover o campeonato paulista de futebol.

Nana Rude destacou como é importante ser verdadeiro, espontâneo para se dar bem nas redes sociais.

O desafio do retorno

Como medir os resultados de ações de Live Marketing e Digital foi o tema do painel que reuniu Felipe Mendes, diretor geral do grupo GFK; Patricia Amaro, diretora de ecommerce & digital da Unilever; Tania Zahar Miné, diretora da Trade Design; e Giovanna Ewbank, atriz e influenciadora digital, moderado por Denise de Cassia, sócia da Agência 96, que preside o Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação da AMPRO.

Nesse painel foi apresentado O Rock in Rio Effects, um levantamento da GFK, em conjunto com a Airstrip e a Telefônica, para avaliar o retorno das diversas ações de Live Marketing ocorridas durante o festival de música. Foram cerca de 30 patrocinadores. A Coca-Cola, por exemplo, teve o palco, um espaço dentro da Rock Street e copos colecionáveis. Os postos Ipiranga fizeram uma promoção junto à locadora de automóveis Movida, ação que premiou mil pessoas e patrocinou a montanha russa que funcionou dentro do festival. A Heineken distribuiu bebidas, beer station e patrocinou a tirolesa. Todas ações de live marketing.

Sobre as campanhas em ambiente digital, Patricia Amaro avalia que é necessário ter cuidado com a leitura dos indicadores de desempenho. “Temos que cuidar com quais KPIs vamos usar e como vamos ler esses KPIs. A dificuldade em ler o KPI corretamente é um dos grandes fatores do e-commerce, por exemplo. Temos um consumidor que passa por uma jornada omnichannel e quando olhamos o KPI muito fragmentado podemos tomar decisões erradas”, ponderou.

Giovanna participou comentando sobre como é sua relação com as marcas que a contratam e enfatizou os resultados das campanhas que usam as redes sociais. “Quando me envolvo com alguma marca, tomo cuidado para que seja ‘a minha cara’, porque o público não é bobo, ele está muito próximo da gente e sabe o que você usa, consome etc. E, por conhecer meu público, muitas vezes eu proponho algumas mudanças no que as marcas me pedem e quando elas aceitam geralmente o resultado é incrível”.

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Qualcomm Technologies reimagina o varejo na NRF 2022

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A Qualcomm Technologies está provando novamente que é mais do que líder no desenvolvimento de smartphones. A Qualcomm Technologies está expandindo a liderança em novos setores, incluindo automotivo, PCs, wearables e, agora, varejo — mostrando como a empresa desempenha um papel crítico na transformação digital dos setores.

As expectativas e necessidades dos clientes de varejo evoluíram e a tecnologia muitas vezes foi a saída para atender a essas necessidades.

Hoje, a pandemia apenas acelerou a adoção de tecnologias inovadoras para aprimorar as experiências das lojas que atendem aos novos padrões dos clientes do varejo moderno. Os varejistas estão integrando tecnologias-chave a infraestruturas preparadas para o futuro, adaptando-se a ambientes em mudança, impulsionando a eficiência e a lucratividade e atendendo às demandas dos clientes em evolução.

Nesta economia cada vez mais digital, a Qualcomm Technologies está liderando o caminho com inovações revolucionárias que estão potencializando a borda conectada inteligente no varejo. De fornecedores a varejistas até a porta do consumidor, estamos transformando digitalmente o setor de varejo — e a experiência do consumidor — aprimorando e revolucionando toda a cadeia de valor.

NRF 2022

Na NRF (National Retail Federation) deste ano, a Qualcomm Technologies está reimaginando e dando vida ao futuro do varejo. A empresa está mostrando como as tecnologias de IoT estão ajudando os varejistas a transformar digitalmente seus ambientes e processos com uma estrutura subjacente que não apenas permite a resiliência dos negócios, mas também:

• Aprimora as experiências do cliente com soluções que impulsionam a fidelidade e o envolvimento do mesmo.

  • Displays inteligentes com tecnologia biométrica e IA para fidelização de clientes e dispositivos de pagamento
  • Carrinhos de compras inteligentes e dispositivos de compras pessoais para checkout sem atritos, Displays multimídia imersivos com interfaces de usuário inovadoras

• Capacita os funcionários da loja com ferramentas que digitalizam todos os fluxos de trabalho, melhorando a natureza do trabalho para ldisponibilizar rar aos funcionários da loja experiências mais gratificantes.

  • Robótica de serviço para assistência adicional
  • Computadores portáteis avançados para maior produtividade

• Melhora as eficiências operacionais que economizam tempo e dinheiro com insights em tempo real.

  • Inteligência de borda de prateleira para preços automáticos e atualizações de inventário
  • Câmeras inteligentes e processamento de IA no dispositivo para auxiliar na análise da loja

As soluções da Qualcomm melhoram as experiências nas lojas, trazendo o melhor do “online” para o mundo offline, reduzindo o atrito em cada etapa da jornada de varejo e fornecendo inspiração e aconselhamento aos consumidores, aprimorando sua experiência de compra. Isso pode significar robôs limpando o chão da loja, dispositivos que monitoram a logística ou rastreiam ativos, dispositivos AR treinando os funcionários da loja, soluções de pagamento biométrico de última geração e etiquetas de prateleira digitalizadas permitindo “corredores sem fim” — todos se unindo para trazer a borda conectada inteligente ao varejo.

As soluções de IoT da Qualcomm Technologies são equipadas com IA, conectividade confiável e segurança robusta — tudo projetado para ajudar a manter os varejistas informados, eficientes e ágeis em suas operações. Por meio de redes XR, Bluetooth, celular, Wi-Fi e 5G privada — conectando o online ao offline — essas inovações estão gerando eficiências que criam experiências de varejo mais gratificantes e relevantes para clientes, associados de lojas, varejistas e marcas. Como líder mundial em inovação em tecnologia sem fio, a Qualcomm Technologies está definindo o ritmo para tecnologias inovadoras que capacitam a indústria a co-inovar e impulsionar o futuro das normas e experiências de varejo.

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Inscrições para ASICS GOLDEN RUN estão abertas com provas em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires

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A ASICS retorna às suas provas presenciais após longos dois anos, e para coroar essa volta, aproveita para anunciar a nova edição de seu mais clássico circuito no Brasil, a ASICS GOLDEN RUN, além da volta da prova em Buenos Aires, na Argentina, no dia 24 de abril. No Brasil, as provas serão realizadas em São Paulo, no dia 15 de maio, e no Rio de Janeiro, em 10 de julho. Após período de isolamento, a marca se reaproxima de seu fiel público, saudoso de um dos mais tradicionais eventos desse esporte, e aproveita para trazer novidades especiais preparadas nos últimos meses.

As inscrições podem ser realizadas no site oficial da prova. Para os corredores e corredoras que haviam se cadastrado anteriormente, elas permanecem válidas para as novas datas oficiais, que contarão com benefícios exclusivos. A principal novidade em 2022 é a inclusão de um novo trajeto na ASICS GOLDEN RUN, dessa vez de 10 km de distância.

Um dos objetivos da ASICS com a inclusão da nova distância no circuito é incentivar novos corredores a experimentar a sensação de bem-estar físico e mental que a corrida traz, além de poder viver a experiência da principal corrida da marca com toda a estrutura que a ASICS oferece. “A ASICS GOLDEN RUN é muito conhecida pelos amantes da corrida, e nós estamos felizes por poder voltar às ruas para correr junto e oferecer novas e marcantes experiências a todos eles. Além disso, estamos empenhados em conquistar mais adeptos ao esporte, contribuindo não só com produtos de qualidade, mas também com iniciativas que possam ajudar na busca por qualidade de vida, uma mente sã e um corpo são.”, afirma Constanza Novillo, diretora de marketing da ASICS Brasil e América Latina.

A ASICS GOLDEN RUN surgiu em 2011 com o nome de GOLDEN FOUR, e já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Além também da atuação internacional em cidades como Buenos Aires, Bogotá, Santiago e Lima, levando diversas pessoas às ruas e mostrando a importância da corrida para uma mente e corpo sãos. Uma das mais tradicionais provas do mundo, a ASIC GOLDEN RUN celebra seus 10 anos em três palcos centrais da atuação da marca no continente.

Cuidados sanitários preventivos

Ciente do delicado momento que a sociedade ainda atravessa por conta da pandemia de COVID-19, a ASICS Brasil tem forte compromisso com os devidos cuidados sanitários a serem tomados nas provas do circuito. A marca tem seguido todas as medidas de proteção contra o COVID-19 orientadas pela Anvisa, e, para a realização da prova, orienta que os participantes se certifiquem de que não possuem nenhum sintoma da doença, mantenham-se em isolamento nos dias prévios e, o quanto puder no período pré-corrida, usem máscara, mantenham o distanciamento social e lavem as mãos com sabão regularmente.

Sobre a ASICS

Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.

A ASICS também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter.

Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo.

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