Digital
Jovem empreendedor comanda duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e alcança R$ 1 bi em vendas online em 2018
Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da Xtech Commerce – plataformas com quase 800 mil lojas criadas – começou sua jornada empreendedora comercializando cartões de visita
Até o fim de 2018, empresas comandadas por Soares irão movimentar juntas R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro
Com menos de 35 anos o empreendedor carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas, além de ser um dos palestrantes mais conhecidos sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, Soares também é destaque da nova geração de empreendedores que atua como influenciador nas redes sociais compartilhando sua experiência como empreendedor.
Atualmente Soares é Head Global SMB e sócio da VTEX, maior plataforma de e-commerce da América Latina, e está no comando de duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, a Loja Integrada e a Xtech Commerce – fundada por Soares em 2014.
DNA empreendedor
Alfredo Soares sempre teve vontade de empreender e ainda na adolescência iniciou seu primeiro negócio: uma empresa que produzia cartões de visita. Já cursando a faculdade de Publicidade e Propaganda, o empreendedor passou a trabalhar com marketing e, em seguida, decidiu criar um novo negócio: o Marketing Shop – site que prestava serviços digitais para PMEs.
Observando as tendências e movimento do mercado, em 2014, se reinventou e transformou a empresa de marketing em uma plataforma para hospedagem de sites virtuais – segmento que estava em crescimento no país. Assim surgiu a Xtech Commerce – startup do setor de e-commerce que nasceu e cresceu sem investidores externos. No início de 2018, a Xtech Commerce foi comprada pela Vtex – gigante do comércio eletrônico em uma transação com cifras milionárias.
“Sempre tive muita vontade de empreender. Mas não imaginava vender a empresa. Estávamos crescendo aceleradamente com a Xtech, quando conhecemos a VTEX decidimos vender a empresa, pois acreditávamos que esse seria um novo ciclo importante. Acreditamos que a venda foi um alinhamento de objetivos e cultura das duas empresas e fazia total sentido. Mesmo com a venda, continuei a frente da empresa e em junho deste ano, assumi definitivamente toda a unidade cuidando da Loja Integrada, empresa que já já fazia parte da VTEX”, explica Alfredo.
Loja Integrada + Xtech: plataformas com 800 mil lojas criadas
Criada em 2014, a Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais e que se tornou uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Junto com a Xtech Commerce, as empresas fazem parte da unidade SMB da VTEX e possuem 800 mil lojas criadas em suas plataformas. Até o final de 2018, as duas plataformas irão transacionar juntas R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro.
De acordo com Soares, as marcas atendem níveis de empreendedores diferentes e complementam-se, firmando a estratégia da VTEX em atender todo o setor. Enquanto a primeira possui planos gratuitos, o pacote inicial da Xtech parte de 99 reais por mês. “A Xtech continua sendo a empresa que criei, mas hoje com VTEX o foco principal da marca está em desenvolver parcerias e novos relacionamentos com agências. Hoje, abraço a Loja Integrada com intuito de continuar o legado de plataforma mais popular do Brasil para montar um e-commerce, além de reforçar o posicionamento da empresa, com novos serviços e tecnologias. Poder ajudar e ver nossos lojistas baterem R$ 1 bilhão em vendas neste ano é muito gratificante, já que ajudamos a criar esses empreendedores dentro do ecossistema do e-commerce brasileiro”, comenta.
Expansão e planos para 2019
Outro destaque da nova fase que engloba a história empreendedora de Soares está relacionado com a globalização das marcas. “Estamos em uma fase de expansão e, com isso, quero me dedicar para crescermos não só no Brasil, mas também investir e colaborar para o crescimento da plataforma em outros países. Nossa expectativa é disponibilizar nossa tecnologia para cerca de 50 países nos próximos 5 anos, começando pela América Latina”.
Para o próximo ano, além do comando das plataformas, Soares continua com seus projetos paralelos, que incluem participações em eventos e palestras sobre empreendedorismo digital com o principal objetivo de ajudar ainda mais a democratizar a entrada de micros e pequenos lojistas no comércio eletrônico brasileiro. Em 2019, Soares também lançará seu primeiro livro, com foco em sua história, empreendedorismo e vendas na internet.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
Digital
All Set conquista conta de digital da multinacional de bebidas Britvic
A All Set conquistou a conta digital da Britvic, companhia britânica do setor de bebidas não alcoólicas, que no Brasil é dona das marcas de energéticos Flying Horse e Extra Power, entre outras, como Maguary e Dafruta.
A agência ficará responsável pelas frentes de mídia, social, criação e conteúdo. Com atuação in loco nas dependências da Britvic, o time da All Set vai trabalhar, inicialmente, para expandir a presença dos energéticos para outras regiões do País, além do Centro-Oeste, onde já existe uma dominância da companhia. Atualmente, o Extra Power é líder de vendas em Goiás, com 50% de participação, segundo dados da consultoria Nielsen. Com expressiva aceitação entre o público da música sertaneja, a marca já fez parcerias com diversos artistas, entre eles Gusttavo Lima e Lucas Lucco.
“A Britvic é uma referência global no segmento de bebidas não alcóolicas, e é uma honra para nós promover seus produtos ricos em sabor e autenticidade a um público tão diversificado em todo o Brasil”, destaca Henrique Russowsky, diretor de mídia da All Set.
You must be logged in to post a comment Login