Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Itaú Unibanco evolui momento de marca e reforça centralidade no cliente

Publicado

em

Nova comunicação pergunta o que os clientes estão buscando e vai permear toda a estratégia do banco a partir de agora, colocando as pessoas como centro do negócio

A centralidade no cliente e a necessidade de se comunicar com o público de uma maneira mais alinhada ao momento atual da sociedade são os preceitos que levaram a uma atualização na comunicação do Itaú Unibanco, colocada em prática a partir deste novo ano, com a estreia do filme “Campo de Busca” na mídia tradicional e digital.

 A nova etapa tem o objetvo de focar no que o cliente busca, nas suas necessidades e, principalmente, em garantir a satisfação com os produtos, serviços e atendimento oferecidos pelo banco.  

 “Atualizamos nossa comunicação para que ela reflita, de maneira clara, o momento das pessoas. Queremos trazer elas ainda mais para o centro das nossas conversas, uma vez que acreditamos que podemos ser um facilitador de suas realizações. Estamos falando de uma evolução que reforça o papel do banco em uma sociedade em transformação”, afirma Fernando Chacon, Diretor Executivo de Marketing do Itaú Unibanco. 

 A estratégia visa elevar o Itaú a um novo patamar de marca, chamado internamente de “Mudar de Liga”, e ser comparado às melhores empresas do mundo em satisfação de clientes.

 “Não adianta o gestor de um negócio continuar tentando adivinhar o que as pessoas querem. O mundo mudou, e precisamos deixar claro que o olhamos de uma forma diferente da do passado. Queremos ouvir as pessoas, saber o que elas estão realmente buscando”, diz Chacon.

 Assinada pela agência Africa, “Campo de Busca” celebra esse marco institucional e uma mudança em todas as comunicações que virão pela frente. E a partir deste ano passam a integrar-se em torno de um único eixo narrativo (assista).  Com o conceito criativo “O que você está buscando?”, as peças institucionais e de produtos ao longo de 2019 buscarão inspirar as pessoas a serem protagonistas de sua própria história e realizarem seus objetivos de vida.

 Neste primeiro filme, diversas situações e cenários servem como pano de fundo para o que cada um procura em seu “campo de busca”, símbolo que representa a ferramenta universal para pesquisas na internet. Na peça, o “campo” aparece como norte para reflexões sobre prioridades e metas para o futuro, refletindo um comportamento natural das pessoas.  Querer conhecer o mundo, criar um negócio, começar uma nova carreira, encontrar pessoas e curtir as férias são algumas das aspirações que preenchem o “campo de busca” e servem como ponto de partida para um diálogo mais aberto e humano entre o banco e o público.

 “Teremos uma série de filmes conectados ao negócio sobre assuntos que as pessoas estão procurando constantemente. Usamos como referência buscas nas mídias sociais, nos mecanismos de pesquisa, nas nossas centrais de atendimento e todos os nossos pontos de contato. São dados concretos que irão definir o que de fato vai se transformar em um filme”, afirma Chacon.

 A estratégia também resgata o uso do “i digital”, criado há 20 anos, como forma de destacar a centralidade nos clientes (uma vez que o @ representa as pessoas na internet) de maneira totalmente alinhada aos códigos da marca.  

 Desta forma, o Itaú passa a trazer o que há de mais humano e inspirador como aspecto central e integrador de todas as suas comunicações e em todos os pontos de contato. Uma nova postura que demonstra o esforço do banco para atingir a satisfação das pessoas, clientes e não-clientes.  

 Com produção assinada pela Saigon, “Campo de Busca” conta com versão de 30” que será exibida na TV aberta, fechada, cinema, redes sociais do banco e no canal do Itaú no YouTube: https://www.youtube.com/user/BancoItau.

 A nova linguagem começou a ser aplicada no último filme de 2018 do Itaú Unibanco, “O que você quer buscar em 2019?”, e em um trabalho interno de mobilização dos colaboradores. Nas próximas semanas, ela segue com a divulgação de novas campanhas específicas de produtos, com ações na mídia convencional, digital e cinema.

Mudando de liga

O processo começou também com um importante passo dentro do próprio Itaú: antes de ir para as ruas, o conceito “Mudar de Liga” ganhou os corredores da empresa, em campanha interna direcionada para engajar os colaboradores na centralidade total no cliente. A mobilização contou com a participação desde o início de Candido Bracher, CEO do banco, que escreveu uma carta de próprio punho e enviou um áudio de WhatsApp para os colaboradores, além de gravar a locução de filmes internos. Ainda dentro deste movimento de centralidade, a área de Ouvidoria do Itaú passou a se reportar diretamente ao CEO em janeiro.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Pullman e Plusvita reforçam os atributos de seus bolos familiares em nova campanha

Publicado

em

Pullman e Plusvita, marcas tradicionais de pães e bolos da Bimbo Brasil, lançam campanha digital “Oba, vai ter bolo! Se é macio e saboroso, é Pullman/Plusvita.”, que remete à expressão tão famosa “Fica Vai ter Bolo” e traz a ideia de que a hora do bolo fica muito mais gostosa com a Pullman e Plusvita. O objetivo é reforçar que os bolos são sempre ótimas opções para qualquer hora do dia e acompanhar os momentos de consumo dos bolos familiares das marcas, estimulando os consumidores a produzirem receitas e compartilharem nas redes sociais pela #TemBoloPullman ou #TemBoloPlusvita. Para isso, a campanha utiliza uma linguagem mais próxima e jovem e com alguns conteúdos trazendo como interlocutor o Osito – mascote das marcas -, que fala diretamente para o público, aumentando o vínculo emocional de Pullman e Plusvita com os consumidores. Além disso, toda a comunicação ressalta as características principais dos produtos: macios e fofinhos, atributos da família de bolos mais querida do Brasil.

“A campanha destaca o bolo como um coringa, principalmente nos dias de hoje, em que passamos mais tempo em casa. Ele pode ser consumido no café da manhã com frutas, por exemplo, ou numa sobremesa prática para o almoço de domingo. Além da versatilidade, os bolos podem proporcionar um momento de afetividade, resgatando memórias de reunião com a família ou amigos, como um café da tarde na casa da vó ou um bolo feito pela mãe na infância”, comenta Alejandro Lacorte, diretor de marketing e inovação da Bimbo Brasil.

A comunicação tem início no Instagram, Facebook e Twitter com vídeos curtos que despertam o apetite appeal por meio do sistema sensorial, trazendo os 5 sentidos para o universo digital e humanizando o conteúdo. Além disso, para inspirar os consumidores, Pullman e Plusvita contarão com o marketing de influência da formadora de opinião: Priscila Brenner, que realizará alguns desafios envolvendo receitas, família e mesa do bolo em seu Instagram.

Como sustentação da campanha desenvolvida pela agência Fri.to, Pullman e Plusvita apostam em Stories animados com o Osito, enquetes em seus perfis no Instagram e Facebook e diferentes jogos no Twitter, como bingo e batalha de sabores, aumentando ainda mais o engajamento de seus seguidores. Serão usadas também outras duas plataformas para impactar o público-alvo: YouTube, com vídeos de curta duração, e segmentação especial para mídia programática.

“Na campanha, conseguimos traduzir a maciez e sabor dos bolos Pullman e Plusvita em imagens que aguçam os sentidos, dessa forma o apetite appeal é ressaltado e o bolo se torna cada vez mais irresistível. Além disso, utilizamos a inteligência de dados e mídia para aperfeiçoar a mensagem e construímos conteúdos que se aproximam do consumidor, criando conversas leves e divertidas com o público”, explica Marina Tumolo, diretora de operações da fri.to.

Continue lendo

Empresa

Zé Gotinha e família fazem campanha de prevenção contra Covid-19

Publicado

em

O Ministério da Saúde lança hoje nova campanha de conscientização sobre medidas preventivas e vacinação na luta contra a Covid-19. Desta vez, as orientações para combater o coronavírus são reforçadas pela família Gotinha. A ideia foi trazer, além do Zé Gotinha, ícone do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vacinação no Brasil, toda a sua família, como reforço na luta contra o vírus.

Com criação da agência nova/sb, a campanha foi desenvolvida a partir do conceito “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos”.  Ela conta com a presença do Zé Gotinha, seus pais – Dona Gotinha e Seu Gotinha -, sua esposa, Maria Gotinha, e o filho Gotinha Jr. As peças trazem a assinatura “Brasil Unido #PátriaVacinada”.

No roteiro do filme, Zé Gotinha anuncia para toda a família que “tem mais reforço vindo por aí!”. O filho Gotinha Jr. imediatamente pergunta o que é o reforço, tendo como resposta a chegada de “mais vacinas”. Na sequência, a personagem Maria Gotinha ressalta que a imunização é importante para proteger a família. Nas cenas seguintes, o pai do Zé Gotinha informa já ter tomado as duas doses da vacina enquanto a mãe dele destaca a importância de manter os cuidados para evitar a contaminação e transmissão do vírus, como o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão e o distanciamento social.

Os personagens foram modelados em 3D. Além do filme, que será veiculado em TV e internet, a campanha conta com spot para rádio, cartazes e peças para mídia impressa, mídia exterior e digital.

Continue lendo