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Grupo Raiz surge com inédita integração de comunicação regional

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Empresa incorpora operações de agência de propaganda, portal digital e jornais impressos

O Grupo Raiz acaba de ser criado e é o resultado da fusão das operações da agência Pérgola Propaganda, do portal SP Jornal e veículos impressos Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa. Com a composição, o Grupo passa a ser um dos principais players em soluções regionais de comunicação, marketing e mídia na cidade de São Paulo.

Para o diretor do Grupo Raiz, o publicitário Antonio Gelfusa Junior, investir em comunicação se faz necessário porque sempre haverá público para consumo de notícias e produtos, além do mercado regional ser um ambiente rentável para atuação de profissionais de comunicação.

“Não observamos os clientes apenas como um anunciante de jornal impresso, anunciante de portal ou cliente de agência de propaganda. Notamos eles com necessidades de comunicação diferentes e o direcionamos para as melhores soluções dentro de nosso portfólio de serviços”, conta. “Criar um grupo de comunicação ajuda a manter as soluções conectadas para projetos diversos”, reforça também a jornalista Renata Maria Gomes, sócia do Grupo.

O mercado regional
De acordo com Gelfusa Junior, muitos clientes da agência naturalmente seguem para investimento em mídia impressa e mídia digital. O inverso também acontece com frequência.

“Geralmente os empresários regionais precisam muito mais do que anúncios. Eles precisam de vídeos, redes sociais, sites, disparo de emails para base de clientes, assessoria de imprensa, etc. O grande lance dos bairros é que alto mercado não olha para este nicho. E este segmento, depois que os empresários são educados para os investimentos em comunicação, acabam por desenvolver mais os negócios. Este é um terreno muito fértil e com certeza tem amplo espaço para crescimento”, finaliza.

As empresas
A Pérgola Propaganda atua no desenvolvimento de campanhas de publicidade e oferece serviços como sites mobiles, gerenciamento de redes sociais, assessoria de imprensa, vídeos institucionais, logomarcas, identidades visuais, newsletter, materiais gráficos em geral, entre outras ações. A divisão cresceu 600% no ano anterior.

O SP Jornal é um portal diário de notícias regionais sobre a zona leste da cidade de São Paulo. A mídia tem atuação diária nas principais redes sociais do mercado, é responsiva e integrada – um diferencial que poucas empresas têm no mercado regional.

As edições impressas e digitais do Jornal Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa contam com projeto gráfico moderno, distribuição especial dirigida em corredores comerciais, bancas, pontos estratégicos diversos, além de toda convergência eletrônica que não é observada em 98% do segmento.

Acesse o site gruporaiz.com.br e saiba mais sobre o Grupo Raiz.

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Agências

Agência SA365 ganha premiação europeia referência na área de comunicação

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A agência brasileira SA365 venceu uma categoria e recebeu três menções honrosas na edição de 2021 dos Prêmios de Comunicação da publicação portuguesa Meios & Publicidade, um dos principais eventos para homenagear empresas nas áreas de comunicação e marketing.

Na cerimônia realizada em março, a campanha “Coração de um País”, desenvolvida para o Continente, uma das maiores redes de hipermercados de Portugal, foi laureada na categoria Vídeo da premiação.

Outro trabalho concebido pela SA365 para o mesmo cliente — “Rotina de Improviso” — recebeu menções honrosas nas categorias Social Engagement e Influenciadores.

Já a campanha “Dear Summer”, realizada para a coleção de roupas de praia da marca Deeply, recebeu menção honrosa na categoria Produtos e Serviços. Este conteúdo criado pela SA365 já havia sido lembrado por diversas publicações especializadas na área de marketing em todo o mundo por conta dos resultados obtidos logo nos três primeiros dias de veiculação da campanha.

O feito foi destaque no Trendwatching por ter sido desenvolvido inteiramente por uma equipe em isolamento social, que trabalhou de forma remota. O vídeo, dirigido por meio do Google Meet, avisa ao público sobre a nova coleção e conta com a colaboração das embaixadoras da marca, que criaram um lookbook e um vídeo de campanha dentro de suas próprias casas.

“Procuramos adaptar as campanhas dos nossos clientes tão rápido quanto as pessoas estavam criando novos hábitos no contexto da pandemia. É realmente motivo de muito orgulho vermos essas peças inovadoras sendo premiadas.”, afirma Gui Rios, diretor executivo e fundador da agência.

Continente

Para a campanha “Rotina de Improviso”, a agência usou o cotidiano em quarentena como inspiração para trabalhar o relacionamento entre a rede de supermercados Continente e usuários. Com a colaboração de influenciadores, artistas e chefs, a SA365 reinventou a comunicação da rede de hipermercados nas redes, com dicas, sugestões de atividades, aulas, workshops e desafios de geração de conteúdo adaptados ao cenário de isolamento.

Já “O Coração de um País” surgiu a partir da campanha anterior, como um hino de incentivo à superação e união de todos os portugueses, escrito e interpretado pelo músico António Zambujo. No vídeo, é mostrada uma rotina em isolamento social de inúmeros espanhóis consumidores da marca, bem como o dia-a-dia dos funcionários da rede.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Agências

Estratégias inovadoras no universo digital fortalecem a reinvenção do setor de Eventos

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Se reinventar em meio ao isolamento social e surpreender com estratégias inovadoras continua sendo o grande desafio das empresas do setor de Eventos, um dos mais afetados pela pandemia. Com atividades presenciais suspensas, o meio digital passou a ser o caminho dessa reinvenção, mas como ir além das tradicionais “lives” e unir esses dois universos para gerar maior engajamento do público?

Diante do cenário de limitação do número de participantes em ações presenciais e com protocolos de segurança e normas sanitárias a seguir, as empresas estão investindo em novas soluções para seus modelos de negócios por meio de inteligências geradas fora do seu contexto tradicional. O objetivo é manter o público “perto mesmo à distância”, com ações que priorizam o engajamento emocional e a sensação de proximidade das demais pessoas, além de oferecer conectividade e conteúdo relevante.

Ilustrando essa reinvenção do segmento, a Accuracy – agência de live marketing e produtora de conteúdo e vídeo – foi além das famosas “janelas” de conversa, que já fazem parte do cotidiano nas reuniões virtuais, e desenvolveu recentemente duas importantes estratégias para a multinacional Unilever: a 6ª edição do Unilever Talks – principal evento de relacionamento da companhia com o varejo nacional, pela primeira vez online, e o ICE OOh Summit 2021, convenção global da divisão de sorvetes da companhia.

Diante da transformação digital significativa para a realização dos dois projetos, a agência destaca 3 estratégias de reinvenção no universo online para manter o setor:

1) Formato: com foco no público-alvo do evento e no perfil das mensagens a serem transmitidas, é necessário encontrar o fio condutor para que a história seja contada até o final, sem “perder” a audiência. “Acredito que a primeira barreira do evento online deve ser quebrada através da imersão, precisamos levar a audiência ao padrão de concentração dos programas de TV ou séries via canais de streaming e, para isso, todo esforço para utilização destes recursos ou linguagem é pouco nesse momento.”, explica Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.

2) Interface: com a evolução da tecnologia, chegamos ao momento da pandemia com diversos recostos tecnológicos. Cabe ao mentor de um evento online a escolha das ferramentas adequadas para pré-evento, evento e pós-evento. “Engajar o público provocando o real interesse na participação, com um rigoroso trabalho de pré-evento, talvez, seja o maior desafio nessa disciplina, mas é fundamental, afinal, assim como na cultura televisiva, nossa tarefa é convidar, lembrar e, “prender” a audiência. Para isso, devemos encontrar os melhores meios de comunicação e argumentos específicos para cada público.”, completa Pirozzelli.

3) Relacionamento: torna-se cada vais mais valioso estreitar o relacionamento com o público do evento. Seja com a interface que propicia interatividade / canal de dúvidas ou em oferecer conteúdo adicional para manter esse público conectado. Para o TALKS, por exemplo, a agência criou um site imersivo e interativo que oferece todo o conteúdo do evento segmentado, como os talks shows. A estratégia reforça a importância de engajar os participantes antes, durante e após os eventos.

O modo de contar histórias no universo corporativo mudou e, naturalmente, é preciso observar o modo com que as pessoas consomem conteúdo de um modo geral. Se no início da pandemia o consenso era “beber na fonte” da linguagem televisiva, a última milha está no processo on demand, afinal, seria esse também o reflexo do que acontece no mercado da comunicação. Como um exemplo claro, está a maior emissora de TV do Brasil apostando em uma parceria com o Google.

E, claro, é importante seguir todos os protocolos de segurança mesmo nos eventos híbridos. “Para uma gravação realizada no Rio de Janeiro, optamos em fretar um ônibus em vez da equipe utilizar a ponte aérea. Assim, nossos 40 colaboradores fizeram o teste e seguiram seguros e levando segurança para o local de destino.”, ressalta o executivo.

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