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“Gameficação”: Estratégia para conquistar clientes e funcionários chama atenção de empresas

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Aplicar a dinâmica dos jogos em várias frentes, muito além do entretenimento, gera resultados e atrai público

Seja por competição ou diversão: os games são atrativos gigantes na hora de se distrair. Eles conquistam o público desde a década de 1970, quando surgiram os primeiros Magnavox e Ataris e mostram ser uma maneira poderosa de envolver pessoas. Ao longo dos anos esse tipo de fidelização não passou despercebido de empresas e a “gameficação”, variável do termo em inglês ‘gamefication’, hoje em dia, dá importantes dicas sobre envolvimento de marca e cliente.

De acordo com Marcelo Montone, especialista em marketing digital e fundador da Nommad.id, este processo de engajamento não é novo. Ele começou a ser utilizado no início dos anos 2000, mas ganhou visibilidade por volta de 2012, e atualmente mostra toda a sua potência. Além de entretenimento, os jogos podem ser aplicados em diversas frentes e ser utilizado como estratégia para conquistar o público, expandir a adesão a produtos, gerar engajamento por parte dos consumidores e ampliar as vendas.

“As empresas podem se beneficiar tanto interna como externamente pela ideia, desde que haja o planejamento adequado, regras claras para a implementação e utilização, acompanhamento ativo das ações e target bem definido, já que, para que o objetivo seja alcançado, é imprescindível a segmentação das ações”, conta Montone.

O consultor ainda diz que o mercado conta com bons exemplos do sucesso da ‘gameficação’. Alguns cases que estão em acessão atualmente são os de aplicativos de idiomas que se propõem a ensinar uma nova língua através de plataformas digitais. Nestas, o aluno precisa passar por provas e concluir desafios para subir de nível e acessar novas lições. Para ele, esse processo incentiva o aprendizado e fixa a matéria com mais facilidade.

Além da conquista de engajamento, também é possível utilizar a gameficação no ambiente corporativo, com o endomarketing. A estratégia pode garantir o aumento de desempenho de funcionários, deixando as obrigações mais lúdicas.

“Tornar a rotina mais divertida, associando recompensas a ações, promovendo a concorrência, gerando reconhecimento por parte da organização vem demonstrando eficácia na gestão de pessoas, avaliação profissional, aumento da produtividade e melhoria no desempenho das empresas, à medida que a satisfação da equipe aumenta, a qualidade do trabalho acompanha e os resultados são relevantes. ”, afirma Montone.

A proposta já vem demonstrando sucesso em grandes corporações, como o Google e é uma tendência que merece estudo para implementação nos próximos meses. “É importante que as empresas estejam atentas ao momento exato de apostar em tais oportunidades e garantir que elas sejam utilizadas, efetivamente, em favor do negócio, alinhando e atendendo as necessidades e expectativas dos stakeholders. O mercado vem mudando a cada dia e as companhias precisam se renovar para acompanhar essa transição. ”

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Mercado do Live Marketing busca capacitação

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Profissionais ligados ao Live Marketing estão aproveitando o ritmo menos acelerado para buscarem capacitação e qualificação para a retomada pós-pandemia. A AMPRO Saber, a plataforma de cursos de qualificação criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, tem contabilizado crescimento no número de interessados pelos cursos.

No próximo dia 22 de abril, a partir das 18h30, já está confirmada o curso online “Concursos, Sorteios, Vale-brindes: Entenda a Certificação Necessária e Evite Problemas”, ministrada por Vanessa Calabria Macarrão, do FAS Advogados. O curso vai abordar sobre a legislação de promoções e prêmios, conceito de promoção comercial, modalidades e requisitos de realização, comprou-ganhou, campanhas de incentivo, programas de fidelidade e ações de chash-back e desconto.

Na sequência, no dia 27 de abril, a partir das 19h, uma próxima turma acompanha o curso “ROI de Eventos – Conheça e Aplique”, com Roberta Nonis, da Evento Único Consultoria. A aula vai orientar agências e clientes a definirem objetivos tangíveis e intangíveis de seus eventos desde o briefing, formatando o evento com foco na mensuração de resultados.

“Diversas modalidades do Live Marketing, como os concursos, sorteios, vale-brindes, as promoções no ponto de venda, o trade marketing, não pararam. São atividades que devem continuar sendo motivadas e gerando novos Jobs. Por isso também a procura pelo curso sobre promoções com premiações. Eventos também continuam acontecendo na modalidade online e o conteúdo do dia 27 foi pensado para o preparo dos profissionais para a medição de retorno, tanto em eventos digitais quanto no retorno dos eventos presenciais”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

A agenda de eventos do AMPRO Saber, bem como detalhes e inscrições, está disponível no site da AMPRO: https://ampro.com.br/agenda

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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