Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

“Gameficação”: Estratégia para conquistar clientes e funcionários chama atenção de empresas

Publicado

em

Aplicar a dinâmica dos jogos em várias frentes, muito além do entretenimento, gera resultados e atrai público

Seja por competição ou diversão: os games são atrativos gigantes na hora de se distrair. Eles conquistam o público desde a década de 1970, quando surgiram os primeiros Magnavox e Ataris e mostram ser uma maneira poderosa de envolver pessoas. Ao longo dos anos esse tipo de fidelização não passou despercebido de empresas e a “gameficação”, variável do termo em inglês ‘gamefication’, hoje em dia, dá importantes dicas sobre envolvimento de marca e cliente.

De acordo com Marcelo Montone, especialista em marketing digital e fundador da Nommad.id, este processo de engajamento não é novo. Ele começou a ser utilizado no início dos anos 2000, mas ganhou visibilidade por volta de 2012, e atualmente mostra toda a sua potência. Além de entretenimento, os jogos podem ser aplicados em diversas frentes e ser utilizado como estratégia para conquistar o público, expandir a adesão a produtos, gerar engajamento por parte dos consumidores e ampliar as vendas.

“As empresas podem se beneficiar tanto interna como externamente pela ideia, desde que haja o planejamento adequado, regras claras para a implementação e utilização, acompanhamento ativo das ações e target bem definido, já que, para que o objetivo seja alcançado, é imprescindível a segmentação das ações”, conta Montone.

O consultor ainda diz que o mercado conta com bons exemplos do sucesso da ‘gameficação’. Alguns cases que estão em acessão atualmente são os de aplicativos de idiomas que se propõem a ensinar uma nova língua através de plataformas digitais. Nestas, o aluno precisa passar por provas e concluir desafios para subir de nível e acessar novas lições. Para ele, esse processo incentiva o aprendizado e fixa a matéria com mais facilidade.

Além da conquista de engajamento, também é possível utilizar a gameficação no ambiente corporativo, com o endomarketing. A estratégia pode garantir o aumento de desempenho de funcionários, deixando as obrigações mais lúdicas.

“Tornar a rotina mais divertida, associando recompensas a ações, promovendo a concorrência, gerando reconhecimento por parte da organização vem demonstrando eficácia na gestão de pessoas, avaliação profissional, aumento da produtividade e melhoria no desempenho das empresas, à medida que a satisfação da equipe aumenta, a qualidade do trabalho acompanha e os resultados são relevantes. ”, afirma Montone.

A proposta já vem demonstrando sucesso em grandes corporações, como o Google e é uma tendência que merece estudo para implementação nos próximos meses. “É importante que as empresas estejam atentas ao momento exato de apostar em tais oportunidades e garantir que elas sejam utilizadas, efetivamente, em favor do negócio, alinhando e atendendo as necessidades e expectativas dos stakeholders. O mercado vem mudando a cada dia e as companhias precisam se renovar para acompanhar essa transição. ”

Continue lendo

Universo Live

Academia Brasileira de Eventos e Turismo lança programa de certificação profissional

Publicado

em

Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos, e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, visto a necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.

As inscrições já estão abertas com vagas limitadas com início das aulas em 21 de junho e término em 23 de novembro de 2024 no WTC World Trade Center SP. O programa de certificação de excelência de gestores de eventos é de extrema importância para todos os profissionais e empresas contratantes, onde será atestado não só o conhecimento do público interessado sobre os assuntos e procedimentos conferindo a prova de capacidade para a execução de determinado serviço ou no exercício de qualquer função, mas também demonstrando como funciona o compromisso da empresa, o profissionalismo de seus colaboradores, bem como a manutenção e atualização aos padrões de qualidade de seus processos, aumentando não só a credibilidade profissional, mas o prestígio dentro da própria rede de contatos.

A certificação além de evidenciar a qualificação do requerente garante a veracidade de sua formação e habilitação para o exercício das funções, reconhecendo a capacidade do profissional tanto por empresas internacionais quanto multinacionais, deixando a pessoa apta para trabalhar em qualquer país.

Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.

Para participar é necessário que se preencha formulário junto a inscrição e encaminhamento, anexando seu Currículo Acadêmico Profissional e colocar qual a atuação na área de gestão de eventos, com o mínimo de três anos de experiência e carta motivacional sobre a intenção do curso.

Esta primeira edição conta com apenas 40 vagas, sendo assim somente os 40 primeiros inscritos e selecionados vão participar da aula no formato de um final de semana por mês, sendo 8 horas de aula às sextas e 8h no sábado, período manhã e tarde. Ao todo, serão 6 finais de semana de 16 horas/aula, totalizando 96 horas de curso, com uma prova de 1h por módulo, em um total de 9 módulos e mais 3 horas de aula inaugural.

Continue lendo

Universo Live

Ruffles convida as pessoas a viverem a onda do basquete na NBA House

Publicado

em

Ruffles, marca de snacks da PepsiCo e o snack oficial da NBA no Brasil desde outubro de 2021, chega à NBA House 2024 com seu posicionamento “Viva essa Onda”. O estande e a ativação da marca serão focados no mote da campanha criada.

Desenvolvida pela Bakery e lançada em 2023, o posicionamento “Viva essa Onda” tem como intuito mostrar ao público que a vida não acontece em linha reta e convida o público, em sua continuação para 2024, a viver uma vida fora do roteiro esperado e, muitas vezes, imposto pela sociedade.

De tom irreverente e bem-humorado, a campanha propõe que Ruffles pode se tornar uma grande aliada dos consumidores nos momentos de pressão e inspirar as pessoas a “viverem a sua própria onda” com ações que gerem reflexão de forma leve e divertida, mostrando que a vida não é uma linha reta, ela acontece em ondas.

Os fãs que visitarem a área de Ruffles em um dos dias de NBA House podem participar de uma competição, que é disputada simultaneamente por quatro jogadores: em duplas, os participantes ficam posicionados em cima de uma plataforma que terá momentos de subida e descida (simulando as ondas da vida e que são características do snack). Vence a dupla que fizer o maior número de pontos na cesta em 30 segundos.

Os vencedores levarão como brinde um boné personalizado da marca, já a dupla que não levar a melhor, ganhará adesivos exclusivos. Além disso, todos receberão Ruffles para consumir.

“Estamos muito contentes e empolgados por fazer parte de mais uma edição de NBA House com Ruffles. Para a edição de 2024 trazemos a campanha “Viva essa Onda” para celebrar as pessoas que escolheram viver fora do roteiro e, por exemplo, possuem o basquete como paixão. Estamos sempre em busca de maneiras de aproximar a marca do público jovem que preza por momentos descontraídos e novas experiências. Com um evento como a NBA House, somos capazes de aproximar o nosso consumidor do universo que existe em torno do maior campeonato de basquete do mundo, além de nos conectar com possíveis novos consumidores que frequentam esse tipo de evento”comenta Simone Simões, diretora de marketing da PepsiCo.

Nas redes sociais, a marca contará com um grande time de influenciadores, com destaque para Igão, Mítico e MC Binn: os três nomes irão mostrar ao público a ativação de Ruffles no evento durante o Fan Day. Depois disso, irão de carona para o estúdio do Podpah, onde farão um episódio especial do podcast e que será patrocinado pela marca.

Continue lendo