Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Free Cone Day comemora 40 anos de história

Publicado

em

Marcada para 9 de abril, ação anual da Ben & Jerry’s completa quatro décadas com distribuição gratuita de sorvetes em 12 estados e parceria com o WWF-Brasil para sensibilizar população sobre a poluição plástica no mundo

Aquele conhecido dia do ano em que filas contornam os quarteirões das lojas Ben & Jerry’s com pessoas em busca de seu sorvete mais pedaçudo do pedaço de graça já tem data para acontecer em 2019. No próximo dia 9 de abril será realizada mais uma edição mundial do Free Cone Day, uma celebração da marca iniciada há exatos 40 anos e que promove a distribuição gratuita de casquinhas de sorvete como forma de retribuir à comunidade seu carinho e cuidado com a empresa. Além disso, é também um momento democrático e ativista, no qual a Ben & Jerry’s conta com organizações sociais parceiras para levar temas relevantes à população.

O primeiro Free Cone Day aconteceu em 1979 em Burlington (EUA), cidade natal da Ben & Jerry’s. Aquele era o primeiro ano da empresa, criada em um posto de combustível reformado, e seus fundadores, Ben Cohen e Jerry Greenfield, tinham a intenção de agradecer pela boa recepção da comunidade aos seus produtos. Ao longo dos anos, a iniciativa foi sendo levada a outras cidades americanas e outros países, começando pelo Canadá, em 1993. Inicialmente realizada em dias diferentes do ano em cada lugar, a ação teve sua data unificada em 2000. No Brasil, o Free Cone Day estreou em 2015, quando aconteceu nas lojas da Oscar Freire e do Shopping Morumbi. Naquele mesmo ano, ocorreu outro marco: nada menos que 1 milhão de bolas de Ben & Jerry’s foram distribuídas ao redor do mundo.

O ativismo da marca também é algo que sempre esteve presente em suas atuações, e que não poderia ficar de fora do Free Cone Day. Para a empresa, a ação vai além do momento de celebração e distribuição de sorvetes grátis: é também uma forma de fomentar a discussão sobre assuntos importantes para a sociedade. A cada edição, os países em que a Ben & Jerry’s está presente escolhem uma causa diferente, de acordo com os temas mais relevantes para sua região.

No Brasil, a edição do Free Cone Day desse ano irá focar na conscientização sobre poluição plástica, em uma parceria firmada com o WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza). “A Ben & Jerry’s entende que a poluição plástica em nosso meio ambiente está em níveis alarmantes. Enfrentar o problema vai além de promover ações fragmentadas ou de engajar os indivíduos para o consumo consciente. Uma resposta eficaz para esta crise requer uma mudança sistêmica global, envolvendo governos e sendo incentivado pela população. Por reconhecer que essa é uma frente muito importante, a Ben & Jerry’s busca engajar seus consumidores nessa causa e também planeja medidas efetivas, como a substituição de suas embalagens para 100% papel, colaborando assim para um mundo com menos plástico”, conta André Lopes, diretor da marca no Brasil.

Segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, lançado pelo WWF em março, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, apenas 1,28% é reciclado, o equivalente a 145 mil toneladas. “A crise mundial da poluição por plásticos só terá solução se todos os atores da cadeia de valor se responsabilizarem pelos danos desse material para a natureza e para as pessoas. O volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Nesse ritmo, até 2030 encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada quilômetro quadrado”, alerta Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento do WWF-Brasil.

Diante desse preocupante cenário, durante o Free Cone Day o público poderá assinar uma petição internacional elaborada pelo WWF-Brasil para que líderes globais, governos e indústrias se comprometam a produzir e utilizar menos plástico, reduzindo seu descarte na natureza.

Além disso, no dia da ação, momento em que o consumo de embalagens aumenta consideravelmente, a Ben & Jerry’s não trabalhará com nenhuma embalagem de plástico, e os sorvetes serão servidos no cone-casquinha e copo-casquinha. A empresa também está desenvolvendo uma série de ações para diminuir seu impacto ambiental nos demais dias do ano. Entre elas está o trabalho em conjunto com uma consultoria em economia circular para criar um plano para atingir o melhor descarte possível.

Free Cone Day 2019

Todas as lojas da Ben & Jerry’s do Brasil participarão do Free Cone Day, que acontecerá no dia 9 de abril, das 12h às 20h. Nesse ano, o evento ainda contará com uma opção de sorvete vegano para aqueles que não consomem ingredientes de origem animal. Qualquer pessoa pode pegar seu sorvete gratuito quantas vezes quiser, basta seguir as regras de ser uma bola por vez e respeitar a fila de prioridade (gestantes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com criança de colo).

Em 2018, a Ben & Jerry’s distribuiu mais de 80 mil bolas de sorvete no país inteiro. A marca está presente em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Tijucas (SC) e Porto Alegre (RS).

Serviço

Free Cone Day – Ben & Jerry’s

Quando: 9 de abril de 2019 – das 12h às 20h

Onde: Todas as lojas da Ben & Jerry’s do Brasil

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Wired Festival 2021 acontece no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro

Publicado

em

Com o propósito de inovar, compartilhar ideias e gerar valor na prática, O Globo e a Editora Globo Condé Nast promovem mais uma edição do Wired Festival, nos dias 1 e 2 de dezembro, no Planetário da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. Com o mote “The Lab of Us”, o festival busca provocar novas formas de pensar através da mistura de pessoas e ideias, criando conexões com o objetivo de impactar a sociedade em diversas frentes, seja pensando as cidades do futuro, a sustentabilidade ou a educação, tendo como pano de fundo as relações humanas.

Idealizado em parceria com a consultoria de inovação 16 01, dos sócios Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, o Wired Festival volta ao formato presencial após o hiato ocasionado pelo período de isolamento social. A pandemia e seus efeitos no ser humano inclusive foram um importante ingrediente utilizado para se pensar o evento e seus talks. Além da 16 01, a Condé Nast também convidou Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta para atuar na consultoria do festival.

-Nós somos laboratórios de inovação, transformação e criatividade. A inovação não é só algo que buscamos, mas também está no nosso cotidiano, em pequenos gestos e decisões. Não nos damos conta, mas somos motores de inovação -diz Paula Mageste, CEO da Edições Globo Condé Nast (EGCN), que detém os direitos da marca “Wired” no Brasil.

Com apresentação da Invest.Rio I Prefeitura RJ, patrocínio da C&A, Draft Line e Unico, o evento é gratuito e sujeito à lotação. Para garantir acesso às palestras, o ingresso é através do site o Ingresso Certo .

Importante ressaltar que todos os protocolos sanitários indicados pelas autoridades de saúde e vigentes durante o período de realização do evento serão seguidos. Será também exigido o passaporte da vacina, digital ou físico, com documento de identificação para acesso ao Festival.

O Wired Festival chega no melhor momento possível. Depois de tanto tempo sem eventos presenciais, é ótimo voltarmos a nos ver fisicamente para debater inovação e apontar caminhos para o futuro – diz André Miranda, editor executivo do GLOBO.

Programação

Entre os palestrantes já confirmados estão artistas como Negra Li, Rincon Sapiência e Xamã; criadores de conteúdo como Nathaly Dias, a blogueira da baixa renda, a Pequena Lô, Gil do Vigor e Bianca Andrade, a Boca Rosa; Buuba Aguiar, Gizele Martins e Jefferson Quirino, idealizadores de projetos sociais que transformam a vida de moradores de comunidades do Rio de Janeiro; empreendedores como Rafael Dulton, cofundador da Movile – grupo de tecnologia que possuiu as empresas Ifood, Playkids, Sympla, Wavy, entre outras, além de Alice Pataxó, ativista e comunicadora Indígena da aldeia Pataxó Craveiro, fundadora do canal Nuhé no YouTube e estudante de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Continue lendo

Eventos

Ampro realiza live para divulgar o shortlist do Ampro Globes Awards

Publicado

em

A Ampro – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara a divulgação da shortlist do Ampro Globes Awards 2021, a maior premiação do Live Marketing no Brasil. A lista dos cases e agências selecionados será revelada no próximo dia 16 de novembro, às 17h, em live com a participação de Adriana Cury, VP de Criação da Nova/SB Brasil, que preside o júri da premiação neste ano. A transmissão será pelo Instagram do Globes – @amproglobesawards.

Neste ano, o Ampro Globes Awards bateu recorde de inscrições – foram 329 cases, inscritos por 42 agências, 46,22% acima do número de 2020 e o maior dos últimos 10 anos. O julgamento dos trabalhos começou em setembro.

Neste ano, chamou ainda a atenção do mercado a formação do júri da premiação, diversificado e inclusivo, com equidade de gêneros, participação expressiva de pessoas negras, de profissionais “new blood” (idade abaixo de 30) e “silver age” (acima de 50), além de representantes de regiões fora do eixo Rio – São Paulo e do exterior.

A revelação dos vencedores e entrega dos troféus está marcada para o dia 15 de dezembro, em evento híbrido que ocorrerá em paralelo ao Congresso de Live Marketing.

Realizado há 21 anos pela Ampro, o Ampro Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing criado pela MAA Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. Por aqui, os cases inscritos são avaliados nacionalmente e podem ser aprovados também para concorrerem internacionalmente.

Continue lendo