Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Estudo revela tendências e insights para o marketing de eventos

Publicado

em

Quase metade dos entrevistados frequenta eventos de 5 a 10 vezes por ano, incluindo festivais, shows, cinema, festas, exposições e teatros

A Eventbrite, plataforma líder global em tecnologia para eventos que ajuda a potencializar mais de 2 milhões de eventos ao redor do mundo todos os anos, realizou um estudo recente sobre tendências e insights de marketing para eventos. Entre muitos resultados convincentes e interessantes, a pesquisa que contou com 1485 respondentes, descobriu que 94% dos organizadores de eventos usam as redes sociais para melhorar o marketing de suas festas, feiras, espetáculos e cerimônias. O apoio da assessoria de imprensa para divulgação aparece em segundo lugar (45%), seguida por e-mail marketing (42%).

Aprimorar o marketing de seus eventos é uma constante preocupação de quem lida com organização de eventos, bem como aumentar e consolidar sua presença nas redes sociais. A maioria dos organizadores que participaram da pesquisa é produtor autônomo, que busca espaço para montar peças teatrais, performances, danças, exposições, festas, shows, exibições de filmes/curtas e workshops. 

Outra conclusão do estudo é que 80% dos organizadores acreditam que plataformas de gerenciamento online ajudam a promover o evento. O principal motivo é oferecer mais opções de pagamento ao cliente, como parcelamento, apontado por 83% dos entrevistados. A garantia de mais participantes no evento e as facilidades para gerenciamento também estão entre as razões elencadas pelos organizadores como motivadores para a venda de ingressos online, mencionadas por 55% e 53%, respectivamente. 

Quanto aos participantes de eventos, 92% declaram confiar nas plataformas de venda de ingressos online e 90% adquirem entradas para eventos de Arte&Entretenimento na internet. Os principais motivos alegados são a praticidade oferecida pela integração com as redes sociais, garantir a presença no evento e evitar grandes filas nas portas no grande dia. 

Ainda que apenas 49% dizem comprar ingressos pelo celular, as tendências apontam para o crescimento das vendas de ingressos e outros produtos por smartphones. Mais de 65% afirmam ter confiança em realizar pagamentos usando dispositivos móveis. A maioria dos participantes leva em consideração o site oficial do evento no momento da compra. A Eventbrite, por exemplo, oferece aos organizadores de eventos um hotsite gratuito otimizado para todos os dispositivos móveis, que permite aos participantes a compra de ingressos com segurança pela web, através de tablets ou qualquer smartphone. 

Entre os respondentes, 82% dizem frequentar shows; 67% assistem filmes/curtas 60% vão a peças teatrais. A geração compreendida pelo estudo, além de valorizar experiências, também investe mais tempo e dinheiro em atividades capazes de oferecer momentos únicos. Por essa razão, quase metade dos entrevistados frequenta eventos de 5 a 10 vezes por ano, incluindo festivais, shows, cinema, festas, exposições e teatros.

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo