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Estudo revela tendências e insights para o marketing de eventos

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Quase metade dos entrevistados frequenta eventos de 5 a 10 vezes por ano, incluindo festivais, shows, cinema, festas, exposições e teatros

A Eventbrite, plataforma líder global em tecnologia para eventos que ajuda a potencializar mais de 2 milhões de eventos ao redor do mundo todos os anos, realizou um estudo recente sobre tendências e insights de marketing para eventos. Entre muitos resultados convincentes e interessantes, a pesquisa que contou com 1485 respondentes, descobriu que 94% dos organizadores de eventos usam as redes sociais para melhorar o marketing de suas festas, feiras, espetáculos e cerimônias. O apoio da assessoria de imprensa para divulgação aparece em segundo lugar (45%), seguida por e-mail marketing (42%).

Aprimorar o marketing de seus eventos é uma constante preocupação de quem lida com organização de eventos, bem como aumentar e consolidar sua presença nas redes sociais. A maioria dos organizadores que participaram da pesquisa é produtor autônomo, que busca espaço para montar peças teatrais, performances, danças, exposições, festas, shows, exibições de filmes/curtas e workshops. 

Outra conclusão do estudo é que 80% dos organizadores acreditam que plataformas de gerenciamento online ajudam a promover o evento. O principal motivo é oferecer mais opções de pagamento ao cliente, como parcelamento, apontado por 83% dos entrevistados. A garantia de mais participantes no evento e as facilidades para gerenciamento também estão entre as razões elencadas pelos organizadores como motivadores para a venda de ingressos online, mencionadas por 55% e 53%, respectivamente. 

Quanto aos participantes de eventos, 92% declaram confiar nas plataformas de venda de ingressos online e 90% adquirem entradas para eventos de Arte&Entretenimento na internet. Os principais motivos alegados são a praticidade oferecida pela integração com as redes sociais, garantir a presença no evento e evitar grandes filas nas portas no grande dia. 

Ainda que apenas 49% dizem comprar ingressos pelo celular, as tendências apontam para o crescimento das vendas de ingressos e outros produtos por smartphones. Mais de 65% afirmam ter confiança em realizar pagamentos usando dispositivos móveis. A maioria dos participantes leva em consideração o site oficial do evento no momento da compra. A Eventbrite, por exemplo, oferece aos organizadores de eventos um hotsite gratuito otimizado para todos os dispositivos móveis, que permite aos participantes a compra de ingressos com segurança pela web, através de tablets ou qualquer smartphone. 

Entre os respondentes, 82% dizem frequentar shows; 67% assistem filmes/curtas 60% vão a peças teatrais. A geração compreendida pelo estudo, além de valorizar experiências, também investe mais tempo e dinheiro em atividades capazes de oferecer momentos únicos. Por essa razão, quase metade dos entrevistados frequenta eventos de 5 a 10 vezes por ano, incluindo festivais, shows, cinema, festas, exposições e teatros.

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Zé Delivery surpreende dupla que perdeu ônibus no feriado com viagem de helicóptero para curtir o São João em Campina Grande

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Durante qualquer feriado, é muito comum que as pessoas se organizem para enfrentar horas na fila do aeroporto, trânsito nas estradas ou até mesmo atrasos. E quando o assunto é São João, não é diferente: se deslocar entre cidades para aproveitar quermesses e celebrações acaba sendo rotina em muitas regiões do País. Pensando nisso, neste ano, o Zé Delivery,  serviço de entrega de bebidas, garantiu as bebidas geladas, entrega rápida e no precinho no Nordeste, e também foi muito além do delivery: surpreendeu com uma viagem de helicóptero uma dupla que perdeu o ônibus durante o feriado e a salvou do perrengue.

Idealizada pela agência California, a ação aconteceu no Terminal Rodoviário de João Pessoa. De plantão para analisar o movimento no local, estava o humorista Renan da Resenha, que foi elencado pela marca para surpreender alguém que estivesse passando por algum perrengue ou simplesmente perdido a oportunidade de seguir viagem. Foi quando ele viu duas pessoas que chegaram atrasadas na estação e perderam o ônibus para Campina Grande, e as abordou com a proposta de contar com o Zé Delivery para aproveitar o feriado e chegar rapidinho ao seu destino final.

Após toparem a viagem inesperada, a dupla acompanhou o humorista até o local onde estava estacionado o “Zélicóptero” todo envelopado com as características cores amarela e preta do Zé. O destino também era Campina Grande, mais precisamente a festa São João Premium, e a viagem contou com a expectativa de finalmente curtir a cidade, ver as bandeirolas e escutar um forró, além de uma experiência exclusiva de observar do alto todo o trajeto entre as duas cidades.

A ação, registrada pelo Zé e repercutida em suas redes sociais e por influenciadores digitais, terminou com a chegada do grupo na Vila Forró, onde todos foram recepcionados pelo cantor e compositor Juzé – parceiro e um dos “Zés” da marca -, que os convidou para curtir o momento com muita comida típica, bebidas geladas e shows de diferentes artistas.

“O Zé Delivery quer celebrar no Nordeste o que o São João tem de melhor: tradição e conexão entre públicos de diferentes origens e gostos, além de unir a capital e o interior em uma só festa. Isso porque sabemos que esse momento não se trata apenas de uma data, mas é parte de uma cultura que extrapola o mês de junho. Essa ação tem o objetivo de mostrar que o consumidor pode contar com o Zé em qualquer lugar e a qualquer momento, e sempre garantir a bebida gelada, rápida e no precinho”, comenta Thaís Azevedo, CMO do Zé Delivery.

 

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Levantamento revela que cerca de 90% dos vendedores resgatam recompensas financeiras em campanhas de incentivo

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É notório que cada vez mais as grandes indústrias apostam em ativações de engajamento junto aos vendedores dos canais varejistas, como forma de intensificar a comercialização de seus produtos. Visando entender o comportamento dos profissionais que participam dessas campanhas, a Incentive.me, startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas, realizou um levantamento inédito sobre o setor. Entre os destaques, está o fato de que 89,7% dos vendedores optam por recompensas financeiras nos resgates de prêmios.

Dentro desse grupo de prêmios financeiros, a realização de transferências bancárias lidera a preferência com 57,9% dos resgates, seguido por cartões pré-pago (19,0%) e wallets (12,8%), sendo que essa última categoria vem crescendo nos últimos anos em relação ao segundo colocado. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 80 mil participantes de ações, no período entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano passado.

“Esse resultado mostra a preferência do vendedor quando todas as opções de prêmios são oferecidas para ele. Uma distorção que observamos no mercado é que muitas vezes as indústrias optam por oferecer recompensas não financeiras (produtos, viagens, etc.), indo contra a preferência dos próprios beneficiários das campanhas e não maximizando a atratividade que essas ativações têm para o vendedor”, argumenta Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me.

O estudo da startup também coletou outros tipos de premiações resgatadas pelos profissionais, que juntos somam 10,3%. O segmento de Compras representa 4,5% da preferência, seguido por Recargas (2,7%) e Refeição (1,9%). Denominado como outros, os segmentos de Vestuário e Entretenimento representam 1,2%. Além disso, o levantamento mostra que o ticket médio dos resgates é de R$ 170,00 e o tempo médio que o vendedor leva para resgatar a premiação é de 15 dias após o recebimento do valor em sua carteira digital.

Vendas crescem nos canais varejistas

As ações promovidas pelas indústrias em parceria com a Incentive.me, visando o engajamento e incentivo aos profissionais de milhares de canais varejistas do país, foram capazes de ampliar as vendas em 35% nos pontos de vendas (PDVs), no período analisado pelo estudo.

“Trabalhar diretamente para motivar os vendedores a participarem de inúmeras campanhas ao mesmo tempo é essencial. Por isso, é muito importante que os gestores comerciais saibam compreender e analisar os resultados de cada ativação, dando aos vendedores autonomia, conforto e possibilidade de converter seu bom desempenho em premiações atraentes”, explica Jansen.

Ainda segundo o empreendedor, hoje é preciso que as marcas entendam a realidade dos profissionais que estão no PDV. “Para isso, é fundamental compreender qual tipo de bonificação é a mais atraente para cada ativação. Sem dúvida, esse é um ponto estratégico e vital para o sucesso de uma ação. Apenas dessa maneira é possível engajar a ponta da cadeia”, conclui.

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