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E-commerce elenca os 5 mandamentos do brinde promocional

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De produtos tradicionais às novidades que requerem investimentos maiores, Redd indica pré-requisitos básicos para o sucesso de ações por meio de ‘mimos’

De adaptadores de tomada USB personalizados no criado-mudo, passando por malas de viagem customizadas desfiladas pelos aeroportos, até kits de vinho e queijo para receber os amigos no final de semana, os brindes são peças determinantes em ações de marketing promocional. Longe de serem mera formalidade na cartilha de eventos e congressos, esses produtos se tornaram ferramentas efetivas e, por isso, requerem maior investimento de atenção e recursos.

De acordo com especialistas da Redd Promocional (www.redd.com.br), é preciso levar em consideração uma série de fatores antes de escolher os produtos ideais para divulgar o trabalho de um negócio e fixar sua presença junto ao público.

“Atualmente, as ações de marketing promocional são mais detalhadas, os produtos têm match com a proposta das empresas e o resultado vai além dos salões de eventos. O objetivo não é só conquistar o consumidor, mas fazer com que atue na divulgação posterior da marca, uma vez que continue a utilizar os produtos personalizados”, diz o cofundador e diretor de vendas do negócio, Rodrigo Martins. Pensando nisso, o empreendedor lista os cinco mandamentos do setor para facilitar a escolha dos ‘mimos’ em uma campanha.

Terás identidade
Entregar ecobags com material de escritório aos participantes de uma feira pode não ser o suficiente para causar um impacto efetivo. “É preciso que os brindes personalizados tragam a identidade da marca que divulgam, explorando o segmento em que o negócio atua, as cores que representam a empresa, o perfil de seu público-alvo, entre outros aspectos”, afirma Martins. Por exemplo, uma companhia do setor esportivo deve entregar aos participantes algo que reflita seu universo de atuação, como squeezes para se hidratar ao longo da prática de exercícios físicos ou fones de ouvido para colocar a playlist do treino para rodar.

Serás útil
Talvez o pré-requisito mais importante: a utilidade é o juiz do sucesso de uma campanha promocional. “Não adianta oferecer produtos que o consumidor vai engavetar, dar para o sobrinho desenhar no domingo à tarde ou até mesmo jogar fora depois de uma limpa na escrivaninha. É necessário selecionar itens que realmente facilitarão a vida dele em algum aspecto”, comenta o cofundador. Em um congresso sobre inovações tecnológicas, por exemplo, vale distribuir power banks ou pen drives personalizados aos participantes. “A bateria do celular sempre precisará de nova carga e arquivos precisam ser levados de um lugar ao outro com muita frequência”, lembra.

Fidelizarás o cliente
Uma vez que o produto tenha identidade e seja útil, as chances de o consumidor integrá-lo ao seu dia a dia são favoráveis. O squeeze da marca X está sempre no compartimento de água da bicicleta; o power bank da empresa Y já salvou o dia quando o empresário estava quase sem bateria e precisava chamar um Uber para uma reunião importante; a mochila personalizada facilita o transporte discreto do notebook e assim por diante. Presente na rotina, em meio a boas experiências, o brinde fixa a ideia da marca e o cliente passa a associá-la a situações positivas.

Não ultrapassarás o orçamento
Não é necessário investir em brindes caros para obter um bom resultado em ações promocionais. Caso a empresa conte com um orçamento mais enxuto, é possível apostar em itens mais em conta e, ainda assim, alinhados aos mandamentos. “Canetas, cadernos e bloquinhos personalizados, embora mais simples em relação aos demais produtos, são extremamente úteis ao mercado corporativo e oferecem um custo amigável aos clientes”, diz Martins.

Acompanharás as tendências
Os produtos mais clássicos ainda estão entre os mais consumidos por empresas pelo custo e praticidade. No entanto, para chamar a atenção e causar um efeito real junto ao público, vale investir em brindes mais atuais. Receber um fone de ouvido para tornar a volta para casa mais agradável ou uma mochila antifurto, que é uma das novidades mais comentadas do mercado, vai certamente deixar uma marca.

Com experiência de mais de uma década no segmento, a Redd Promocional oferece quase 2 mil brindes personalizados e atende mais de 3,5 mil empresas por ano. O negócio conta, também, com maquinário e veículos próprios para a personalização e entrega dos produtos, garantindo a qualidade e o máximo sigilo de cada campanha da qual faz parte.

Sobre a Redd Promocional

Empresa especializada em brindes personalizados fundada pelos empreendedores Rodrigo Martins e Renato Martins em outubro de 2005. O negócio, que acaba de completar treze anos de mercado, oferece cerca de 2 mil produtos em seu e-commerce e atende mais de 3,5 mil empresas por ano. www.redd.com.br.

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Audi promove quebra do recorde mundial de salto com o menor paraquedas por Luigi Cani

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O paraquedista Luigi Cani bateu o recorde mundial de salto com o menor paraquedas. Depois de um intenso período de preparação e testes, o atleta saltou a 6 mil pés de altura e aterrissou em segurança no Campo Olímpico de Golfe, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. A ação que levou à quebra do recorde mundial foi promovida pela Audi do Brasil.

“Foi um processo bem exaustivo, de muito estresse, concentração absoluta e trabalho em equipe. Tinha que acordar todo dia às 4h e decolar junto com o Sol. E a preparação mental é muito difícil, pois é preciso estar em um equilíbrio entre a sensação de medo e de estar confiante, sem desmerecer a gravidade do que estava fazendo. Mas todo esse desconforto depois vira a melhor sensação do mundo quando você consegue superar”, afirma o paraquedista recordista mundial Luigi Cani.

O paraquedas utilizado por Cani possui 3,15m², suficiente para quebrar o recorde anterior do venezuelano Ernesto Gainza registrado em 2013 em Dubai, nos Emirados Árabes, quando saltou com um equipamento de 3,25m² – à título de comparação, um paraquedas tradicional possui normalmente de 20m² a 26m². O atleta decolou do Campo Olímpico de Golfe em um helicóptero e saltou em uma altura de 6 mil pés. A velocidade máxima atingida foi de 217 km/h e o tempo de salto foi de aproximadamente 2 minutos.

Para bater o recorde o atleta passou por uma rotina intensa de preparação. Primeiro, realizou um teste genético para definir uma rotina de alimentação com o objetivo de perder 5kg e ficar com peso entre 62kg e 63kg. Com a pesagem dentro da faixa ideal, iniciou a rotina de acordar todos os dias às 4h da manhã para treinar os saltos – segundo ele, neste horário é possível encontrar as melhores condições climáticas para a realização do salto.

Foram 27 dias de preparação final em que Luigi Cani foi saltando com protótipos cada vez menores até chegar ao menor paraquedas do mundo. Ao longo dos testes, ele aumentou cada vez mais o controle do paraquedas até obter a precisão necessária para pousar com a velocidade segura.

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “ousadia e inovação fazem parte do DNA da marca e encontramos estas mesmas características de maneira muito forte nas iniciativas do Luigi Cani, por isso apoiamos as ações dele há quase dez anos. Esta era uma ação bastante arrojada, mas quando ele mostrou o planejamento e os cuidados em todos os detalhes, ficamos convencidos de que estava fazendo tudo com a máxima segurança. Nas próximas semanas teremos materiais inéditos nas redes sociais da Audi para contar um pouco mais dos bastidores do salto com um olhar exclusivo”.

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Masterclass Gratuita sobre Tendências do Live Marketing marca lançamento do AMPRO Saber

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Tendências relacionadas às disciplinas de Promo e Ativação, Eventos, Incentivo e Trade Marketing serão abordadas na Masterclass que inaugura o AMPRO Saber, plataforma de cursos de qualificação na área de Live Marketing, criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. Marcado para o próximo dia 2 de março, o encontro online já tem mais de 300 profissionais inscritos e participações confirmadas de Alexandre Mutran, head de Marketing da Aon; Paulo Focaccia, sócio fundador do FAS Advogados; e Regis Duarte, managing diretor da Creata e professor de MBA.

“A plataforma AMPRO Saber foi criada para atender à demanda crescente por maior qualificação de profissionais para o Live Marketing. O interesse está demonstrado pelo sucesso do primeiro curso completo de Live Marketing, realizado em 2020, sob curadoria do Comitê de Conhecimento e Academia da AMPRO, e pelas inscrições já efetuadas até o momento para a masterclass”, diz o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

Já estão confirmados mais de 20 cursos de diversas disciplinas para o AMPRO Saber, ministrados por profissionais de destaque do mercado, com valores de inscrição bastante acessíveis.

As vagas para a Masterclass gratuita são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2ZsGlxL.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 28 anos em 2021 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação abrangente em todo o território nacional. www.ampro.com.br

SERVIÇO – MASTERCLASS TENDÊNCIAS DO LIVE MARKETING

Data: 02/03/21

Horário: 19h

Inscriçõeshttp://bit.ly/2ZsGlxL

Evento online gratuito. Vagas limitadas.

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Intervenção urbana levará ‘mãos gigantes’ a dez pontos do Rio de Janeiro

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Dez pontos da cidade do Rio receberam, a partir desta sexta-feira (19/2), as esculturas da campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar o difícil ano que passou.

Confeccionadas com fibra de vidro, as obras têm mais de 2 metros de altura e o formato de duas mãos, trabalhadas por dez artistas locais. Inicialmente, as “mãos” ficarão afastadas, simbolizando as privações impostas pela pandemia do Covid-19. No dia 26 de fevereiro elas serão unidas, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021.

A intervenção urbana poderá ser vista até 7 de março em Copacabana, Largo da Carioca, Mercadão de Madureira, Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas, Central do Brasil, Calçadão de Campo Grande, Tijuca e Arpoador. As obras são assinadas por Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.

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