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Drogaria Onofre comemora sucesso de seu novo conceito de loja

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Com conceito inovador e diferenciado a loja possui 209 m² de área de venda, sendo 33 m² direcionados a medicamentos e psicotrópicos

A Drogaria Onofre, pertencente à CVS Health, maior empresa de saúde do mundo, apresentou; em um evento para convidados, realizado no dia 9 de março, o seu novo conceito de loja, aplicado na unidade da Oscar Freire. Mais de 300 pessoas puderam contemplar o novo layout da loja, que proporciona aos clientes vivenciar uma experiência diferenciada em farmácia. O projeto é fruto de diversas pesquisas e imersões realizadas no ambiente do consumidor, com o objetivo de identificar exatamente o que ele deseja.

O evento contou com a presença de todos os diretores da Onofre, incluindo a diretora geral, Elizangela Kioko. Também estiveram presentes o embaixador oficial da marca, Marcio Atalla, a ex-modelo e ilustradora Claudia Liz, a atleta Maurren Maggi e a empresária Helena Montanarini, entre outras.

Os cerca de 11 mil itens que ficam à disposição dos clientes foram totalmente pensados para atender o público, isto é resultado de um árduo planejamento da Drogaria Onofre pensando em sortimento. A farmácia foi dividida em quatro universos: Sentir-se bem (conveniência de saúde, medicamentos com prescrição e medicamentos isentos de prescrição); Cuidar de Você (produtos de higiene, beleza e dermocosméticos para homens e mulheres); Viver Melhor (vitaminas e itens destinados a diabéticos e pessoas da terceira idade); Pais e Filhos (seção dedicada a grávidas e ao dia a dia dos bebês).

Desta forma, a loja ganhou um ambiente totalmente intuitivo, que possibilita ao cliente encontrar com facilidade os produtos que procura. Foi criada uma seção específica para diagnósticos, que ganhou um mobiliário exclusivo, com informações detalhadas sobre os produtos, possibilitando aos clientes manuseá-los e testá-los sozinho.

“Achei a loja muito bonita, muito bem organizada. O lugar onde a gente pede o remédio está bem direcionado. Todo o local ficou muito bem iluminado. Acho que a região precisava de uma farmácia bonita assim, que prestigiasse a aparência e a arquitetura. Parabenizo a Onofre pela iniciativa”, comenta Maria Cristina Loureiro Cerqueira Monteiro, aposentada e cliente Onofre.

A Drogaria Onofre ainda preparou diversas ações para seus clientes nos dias 18 e 25 de março:

18 de março: Será realizada uma oficina interativa em parceria com a Mustella, para promover o plantio com a Da Horta, com o propósito de gerar interatividade entre pais e filhos, por meio da natureza. Também serão distribuídas garrafas de água da Lindoya.

25 de março: A presença confirmada é da influenciadora Maraísa Fidelis do @blzinterior e do criador do Coisas Boas Acontecem, Phellipe Wanderley, que caligrafará as respostas dos consumidores à pergunta: “Quando você se sente bem?”. O objetivo da atividade é levar as pessoas a refletir sobre como é possível buscar paz interior para uma vida melhor.

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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