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Dove lança ‘No Digital Distortion’ – ferramenta que identifica imagens de mulheres reais na propaganda

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Campanha revela o grau de distorções digitais e manipulações que ocorrem na mídia e propaganda

Dove está dando mais um passo para assegurar que a beleza seja uma fonte de confiança, e não de ansiedade, com o lançamento de uma ‘No Digital Distorion mark’. A tag será lançada globalmente com ‘branded content, com início em julho, tendo campanhas de desodorante liderando a iniciativa. Até 02 de janeiro de 2019, a tag será incorporada a todas as imagens que exibem mulheres, através da forma impressa, digital e social, e identificará que a imagem não foi manipulada. Dove será responsável apenas por mostrar representações genuínas de pessoas, mostrando-as como elas são na vida real. A campanha busca ajudar as mulheres a se sentirem representadas, sabendo que a imagem que veem não teve nenhuma manipulação digital para se ajustar aos padrões ditados de beleza.

“Quando o conteúdo na mídia não reflete a realidade, isto causa um profundo efeito negativo sobre o espectador”, afirma Jess Weiner, Especialista Cultural e Professor Adjunto da Escola de Jornalismo Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia (USC). “Ao visualizar imagens de beleza irrealista e inatingível, isto cria uma meta inalcançável que leva a sentimentos de frustação. E Isso é especialmente verdadeiro sobre jovens garotas que cresceram em um mundo de filtros e retoques”.

A pesquisa do Relatório Global sobre Beleza e Confiança da Dove (2016) mostra que as mulheres em escala global perderam a fé naquilo que estão vendo. Setenta e sete por cento acreditam que todas as imagens na mídia foram alteradas ou retocadas digitalmente. As marcas precisam prestar atenção nisso, visto que 69% das mulheres citam as crescentes pressões da mídia e propaganda para atingir um padrão de beleza irrealista como principal força para promover a ansiedade pela aparência.

A “No Digital Distorcion Mark” de Dove é mais uma ferramenta do Projeto pela Autoestima, e é como um selo para que todos saibam que a Dove está firmemente comprometida com sua crença em imagens sem distorção digital, e que as mulheres incluídas são 100% como você as veria na vida real e 100% bonitas. O currículo do Projeto Dove pela Autoestima proporciona às jovens as ferramentas para ajudar a desenvolver confiança, e por mais de 10 anos tem alcançado mais de 29 milhões de jovens no mundo todo, proporcionando educação sobre autoestima e confiança corporal, cuja meta é alcançar 40 milhões de jovens no mundo todo até 2020. Um elemento do projeto é a educação sobre como contrabalançar a influência negativa da mídia, e torna-las mais cientes e críticas daquilo que elas veem. A “No Digital Distorcion Mark” aprofundará isso e proporcionará um identificador que eliminará o trabalho de adivinhação da mídia de consumo, enquanto também incentiva outras marcas a tomarem uma atitude.

“A partir do trabalho do Projeto Dove pela Autoestima, ensinamos as crianças a questionar aquilo que elas veem na mídia, e não aceitar tudo pelo seu valor aparente”, afirmou a Dra. Phillippa Diedrechs, Especialista em Imagem Corporal. “Contudo, a responsabilidade não deverá ser apenas do espectador. As marcas podem fazer mais para mostrar a realidade e eliminar essa pressão desnecessária. Ao assim proceder, podemos causar um impacto positivo sobre as vidas de jovens garotas.

A campanha é uma continuação da Promessa de Beleza Real – uma reafirmação do compromisso em 2017 de apenas retratar o que é real e verdadeiro para as mulheres e para a beleza. Foi um compromisso público de nunca apresentar imagens inalcançáveis, manipuladas e impecáveis de uma beleza “perfeita” que as ferramentas de retoque podem promover.

“No ano passado, comprometemo-nos a utilizar imagens com zero distorção digital”, afirma a Vice-Presidente Global da Dove, Sophie Galvani. “Neste ano, queremos dar mais um passo adiante e propiciar às mulheres uma ferramenta para ajudá-las a compreender o que é real e o que não é. “No Digital Distorcion Mark” ajudará as mulheres a identificar a realidade e aliviar alguma pressão para terem certa aparência, motivo por que criamos um Filme de Evolução que revela o grau de distorções digitais e manipulações que ocorrem na mídia e propaganda, e traz à tona o problema que as mulheres experimentam. Esperamos que mais marcas se juntem a nós neste movimento, pois esse compromisso precisa ser bastante difundido”.

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Mondial apresenta a primeira campanha de cudados pessoais com Juliette

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Cuidar da beleza sem sair de casa, com praticidade e qualidade no resultado final, é um comportamento que ganha cada vez mais adeptos. Neste cenário, vem a busca por produtos que auxiliam os processos e facilitam a rotina de cuidados com o cabelo e o corpo. As escovas secadoras, alisadoras e rotativas, secadores de cabelo, pranchas alisadoras, modeladores de cachos e depiladores elétricos conquistaram um público cativo e se tornaram itens obrigatórios em muitas residências.

Com mais de 60 produtos neste segmento, a Mondial Eletrodomésticos lança uma nova campanha publicitária que traz Juliette, head de inovação para a linha de cuidados pessoais da empresa, destacando a versatilidade, a qualidade, o design e os benefícios que os produtos entregam. Para Giovanni Cardoso, cofundador da Mondial, a empresa sempre esteve ao lado dos consumidores promovendo facilidades nas tarefas diárias. “Essa campanha é parte de uma grande estratégia que visa dar ainda mais visibilidade à Mondial, firmando-a como empresa parceira e presente em todos os momentos. Escolhemos a Juliette pois entendemos que sua aproximação com o público se assemelha, e muito, com a relação que construímos com os nossos seus consumidores”, completa Giovanni.

Além de evidenciar o amplo portfólio, Juliette também reafirma o slogan da “Escolha Inteligente” destacado por Rodrigo Hilbert, embaixador da marca desde 2019, com um toque especial. Para a head de inovação do segmento, a Mondial é “a escolha inteligente, e do coração!”, demostrando que a marca que sempre presou pela melhor relação custo-benefício em seus produtos, também cria vínculo emocional com os consumidores. Oficialmente lançada em 25 de abril, a campanha vem sendo exibida em diferentes players de comunicação — canais de TV abertos e fechados, rádio, digital, pontos de venda físicos e nos sites (e-commerce).

O desenvolvimento foi feito pela Repense, com a coordenação da equipe de marketing da própria Mondial e gravada pela Other Filmes. Alexandre Ravagnani, Diretor-Executivo de Criação da Repense, afirma que “A estratégia da campanha alinha a personalidade múltipla e de sucesso da Juliette com o portfólio completo de produtos da linha de Cuidados Pessoais. Este é o primeiro passo de uma parceria, que coloca no mesmo plano e de forma integrada, como a Mondial se posiciona, juntamente com a funcionalidade e qualidade de seus produtos com o perfil da Juliette e o estilo de vida dos consumidores da marca”.

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Leega lança solução de inteligência de dados voltada para a área de marketing das empresas

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A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especialista em soluções de Data Analytics, Data Science e Cloud, acaba de lançar uma solução exclusiva de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing. A soluçãoMarketing Analytics by Leega combina a arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning com o objetivo de agregar inteligência a diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, possibilitando a construção de uma régua de relacionamento personalizada de acordo com o perfil e ciclo de vida do usuário. Além disso, o uso da ciência de dados permite o aperfeiçoamento de processos e a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, impulsionando os resultados de empresas de diferentes portes e áreas de atuação.

Para desenvolver a solução, a Leega considerou, inicialmente, três pilares: identificar os principais desafios do marketing nos diferentes estágios da jornada de compra (atração, conversão, venda e fidelização); mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis, e, por fim, identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Vendas, CAC e Churn –  e as maiores necessidades de inteligência – como a clusterização e a recomendação de ofertas.

“Durante seis meses, uma equipe multidisciplinar da Leega realizou diversos testes e pesquisas relacionados ao uso de inteligência de dados para a área de marketing das empresas a fim de pontuar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potencializam a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. A partir dessa análise cuidadosa, desenvolvemos uma solução que leva em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, predizer seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com seu perfil, aprofundando o relacionamento com a empresa, além de estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing.  Em outras palavras, fizemos um raio-x ou um diagnóstico amplo do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução em inteligência de dados”, explica Ivan Vemado, head of Data Science and Analytics da Leega.

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