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De forma clara e precisa, tecnologia e varejo trabalham juntos para fidelizar o consumidor

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Não basta pensar apenas em marketing digital, é preciso analisar a infraestrutura e os sistemas de integração para desenvolver a experiência do cliente e gerar lucros

 

Com tantas tecnologias estimulando o consumo, o varejo tem se tornado cada vez mais digital e com cenários híbridos. Para quem trabalha na indústria de áudio e vídeo não é diferente, visto que, atualmente, além de uma estratégia digital bem definida, é necessário criar soluções que levem o consumidor a ter uma experiência melhor. A TecnoMultímidia InfoComm Brasil, principal feira de áudio, vídeo, automação residencial, digital signage e comunicações unificadas, que acontece em maio, em São Paulo, apresenta as tendências e novidades do setor.

Com o avanço das plataformas de e-commerce, as empresas precisam de muita criatividade para captar a atenção do consumidor, já que o atendimento físico, que muitas vezes era o diferencial, já não existe. Instalar um sistema de comunicação audiovisual requer um planejamento que respeite a estrutura física do local. É fundamental que os equipamentos sejam instalados em locais de boa visibilidade, de fácil acesso e sem prejudicar a circulação das pessoas. Também é importante planejar o conteúdo a ser exibido, de forma clara e precisa.

“Os gestores e proprietários varejistas precisam estar atentos às mudanças de cultura, fatores econômicos e aos índices de perda do fluxo da loja física para o e-commerce. Com esses dados em mãos, ele pode trabalhar as informações de forma estratégica, alocando verbas de investimento nos pontos de venda para criar experiências aos consumidores na loja, impulsionando o engajamento, encantando e retendo o consumidor com o objetivo de converter em vendas”, explica Giovanni Maddaloni, diretor do GM7, grupo que atua nas áreas de Digital Signage e produção de conteúdo especializado.

“Para esse desenvolvimento é preciso criar integrações de tecnologias em vídeo walls e displays interativos junto com a arquitetura, de forma harmonizada. A ideia é entreter, informar e influenciar, e assim potencializar o aumento do valor das compras. Uma tendência está nas integrações mobile por meio de beacon com os displays – uma tecnologia de localização que permite chegar ao cliente com muito mais precisão e personalização”, continua.

Tecnologias audiovisuais são um excelente negócio, mas o desenvolvimento de novos produtos precisa ser pensado em conjunto e de forma estratégica. De acordo com o diretor da GM7, “quando você cria soluções de comunicação com interação, gerando uma relação entre o consumidor e o varejista, isso aumenta muito a lucratividade do comercio, porque permite que o consumidor receba informações instantaneamente. Um exemplo é a integração dessas informações com os dispositivos móveis”, analisa Maddaloni.

Nos dias de hoje, muitos varejistas oferecem soluções de realidade virtual ou aumentada para que os consumidores não precisem sair de casa para conhecer produtos ou até mesmo visitar ambientes de comercialização, elevando a experiência do cliente a outro nível. No entanto, isso é algo que precisa ser implantado e pensado de forma que não se perca a possibilidade de contato com o consumidor no ambiente físico.

“No Brasil, o atendimento físico ainda é necessário, mas existem soluções para gerar uma experiência espontânea. Neste ponto, o vídeo ganha muito destaque e por isso há uma grande expectativa em torno das inovações e novidades para o Digital Signage. Tudo que é jogado online pode ser adequado para a comunicação digital, mas para isso é preciso entender o momento e local em que isso vai trazer mais engajamento, não basta só pendurar uma tela”, finaliza Giovanni.

Durante a TecnoMultimídia InfoComm, todas estas tendências serão discutidas no 1º Digital Signage Summit, que ocorre nos dias 23 e 24 de maio, no pavilhão do evento. Nessa oportunidade, os profissionais dos mais diversos setores que vão se apoiar na sinalização digital como forma de ampliar suas vendas, poderão conhecer as novidades e discutir sobre a aplicação das tecnologias já existentes.

Hoje em dia, representantes de vendas estão sendo substituídos por atendentes digitais. Há totens de atendimento interativo, caixas de auto-serviços e provedores de informações automáticos, tudo englobado de forma ágil e prática. “Além da infraestrutura, também temos a questão da cultura dos varejistas. A TecnoMultímidia InfoComm quer trabalhar todos esses pontos com o mercado para passar o valor agregado das soluções disponíveis”, explica Victor Alarcón, gerente da feira.

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Fast Shop aposta em experiências ao público junto com parceiros na indústria

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Pelo segundo ano consecutivo, a Fast Shop, participará do Festival Best of Blues and Rock, no próximo sábado, 22, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com um lounge exclusivo aos participantes do evento. Clientes participantes do programa de benefícios Fast Shop Prime terão ingressos cortesia para o festival.

Instalado em um ponto estratégico no Parque do Ibirapuera, o lounge trará ativações em parceria com a Brastemp, que irá ativar a linha de frigobares retrô com distribuição de garrafas de água mineral. Já a JBL trará seus mais recentes lançamentos disponíveis para experimentação, e a Três Corações disponibilizará degustações da sua linha de cafés gourmets, bebidas quentes como chocolates e cappuccinos e bebidas geladas. O espaço conta ainda com uma área equipada com pufes e poltronas, garantindo conforto para um descanso rápido entre as atrações.

Com início previsto para as 14h o festival chega a sua 11ª edição trazendo importantes atrações nacionais e internacionais. Entre as atrações, destaque para Joe Bonamassa, Eric Gales, Zakk Sabbath, CPM22 e Di Ferrero.

Para o diretor de marketing e canais digitais da Fast Shop, Eduardo Salem, a participação da empresa durante a segunda edição do Best of Blues and Rock reforça o direcionamento da rede. “Temos como principal missão cuidar e encantar o nosso cliente por toda a vida, sob os ensinamentos da filosofia omotenashi, que norteia o cuidado e a atenção que direcionamos a todas as pessoas que nos cercam”, comenta.

 

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Beauty Fair anuncia primeira edição da Professional Fair em São Paulo para 2025

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No início do ano a Beauty Fair, feira de beleza e pertencente ao grupo Ikesaki, anunciou a aquisição de alguns eventos que prometiam impactar o mercado de beleza nacional. Uma dessas aquisições é a Professional Fair, feira profissional que acontecia apenas em Belo Horizonte, mas que terá primeira edição em São Paulo, em 2025, agora que compõe o portfólio Beauty Fair.

O anúncio ao grande público foi feito na noite de segunda-feira, 10, em um evento exclusivo, com convidados profissionais do setor da beleza e grandes nomes do mercado nacional.

“É uma honra celebrar esse momento com os principais salões de beleza de São Paulo e com boa parte da indústria, até porque, sem vocês não existiria esse evento. A Beauty Fair fica honrada em oferecer meios de crescimento profissional, trocas especiais com colegas de trabalho, networking e a possibilidade constante de novos negócios, mas nós somos apenas os coadjuvantes nesse setor, os protagonistas são vocês. Nossa missão é ampliar soluções para o mercado da beleza e com a aquisição da Professional Fair, teremos a oportunidade de fazer isso em nível regional, para que os profissionais desse mercado possam se desenvolver cada vez e entregar serviços de qualidade, mostrando a força do mercado profissional do Brasil”, comenta Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.

Alexandre Araújo, consultor da Professional Fair também esteve presente no evento e ressaltou que, com essa aquisição e junção de dois grandes eventos, a Beauty Fair tem a oportunidade de realizar o maior evento de cabelereiros do Brasil.

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