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COUROMODA 2019 começa com otimismo em alta para os negócios no setor calçadista

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João Dória e Eduardo Leite, governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul, participaram da cerimônia de abertura do evento no Expo Center Norte, em São Paulo

No início da tarde desta segunda-feira, ocorreu a abertura oficial da 46ª edição da COUROMODA, feira de calçados e artigos de couro mais importante da América Latina. Realizada nos pavilhões do Expo Center Norte, que segue até quinta-feira, contou em sua abertura com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, os dirigentes da Abicalçados e da Ablac, o presidente Rosnei Alfredo da Silva e o vice-presidente Bruno Constantino, além de autoridades políticas dos principais polos calçadistas do Brasil, incluindo Franca.

O início da cerimônia de abertura da feira foi conduzida por Francisco Santos, presidente da Couromoda, que ressaltou que o setor deve retomar o caminho do crescimento e do emprego a partir de um cenário econômico mais favorável a partir deste ano. “A mesma lógica serve para o varejo e as mais de 60 mil lojas que levam o calçado ao consumidor em todo o Brasil. As perspectivas de retomada no campo econômico e social e o retorno da capacidade de compra dos consumidores dão novo alento aos empresários e lojistas na nossa área de atuação”, afirma.

João Dória, governador de São Paulo, presidiu a cerimônia de abertura e durante o seu discurso reforçou grande parte de sua agenda liberal para estimular a economia, como forma de alavancar o setor calçadista paulista. “Não fazer guerra fiscal e melhorar a logística, por meio de uma série de privatizações no estado, incluindo o setor ferroviário, o sistema de hidrovia Tietê-Paraná e o Porto de Santos”, disse Dória.

Com discurso focado no aumento da produtividade do setor, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de calçados do país e maior exportador brasileiro, listou os pontos fundamentais para alcançar esse objetivo. “Vamos trabalhar o mercado, para quem investe e empreende, reduzindo a burocracia e os custos logísticos e tributários e aprimorando a qualificação de mão de obra para o setor.”

O cenário para 2019 é otimista, visto que o Índice de Confiança do Empresário Industrial, por exemplo, é o maior dois últimos oito anos, atingindo 63,2 pontos em novembro; o PIB, no último trimestre, cresceu 1,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado e o Índice de Atividade Econômica (Intenção de Consumo das Famílias), realizada pela Confederação Nacional do Comércio, indica que os brasileiros estão mais dispostos a comprar, um aumento de 9,2% em novembro, em relação a novembro de 2017. Dentro deste quadro, a expectativa é de retomada da economia e aumento dos negócios gerados durante a feira.

Números de São Paulo e Rio Grande do Sul
Os principais polos no estado de São Paulo são, Franca, Birigui e Jaú. Conforme dados do Relatório Setorial da Indústria de Calçados de 2018 (com dados de 2017), versão mais atualizada disponível, elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), das esteiras das fábricas paulistas saíram 71,7 milhões de pares, que representa 7,9% do total produzido no Brasil.

As exportações da indústrias do estado renderam US$ 113,7 milhões e representam 10,4% do montante total obtido pelo Brasil no segmento, situando São Paulo na terceira posição em termos de valores, sendo superado por Rio Grande do Sul e Ceará. Em termos de volume, foram enviados ao exterior 7,4 milhões de pares enviados, o que garante a quinta colocação nacional.

Ao todo, São Paulo conta com 2.222 empresas, que geram 38.500 empregos diretos. Trata-se, portanto, de um importante segmento da economia estadual e grande gerador de postos de trabalho e de tributos e divisas.

Já o Rio Grande do Sul foi responsável pela produção de 186,9 milhões de pares, o que representa 20,6% do total nacional, sendo superado neste quesito somente pelo Ceará, que produziu 255,7 milhões de pares (28,1% do total).

Já em termos de exportação, os gaúchos lideram o ranking brasileiro, sendo responsáveis por 41,4% da receita obtida com embarques internacionais, gerando divisas da ordem de US$ 451,8 bilhões, ou seja, mais de 1 bilhão de reais.

No Estado, estão instaladas mais de 2,3 mil empresas calçadistas (34% do total no Brasil), que geram 93 mil empregos diretos (33% do total no Brasil).

SERVIÇO:

COUROMODA
46ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

couromoda.com

@couromoda

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

9ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios

saopaulopretaporter.com

@sppretaporter

14 a 17 de janeiro de 2019
Segunda a quarta-feira: das 10h às 20h
Quinta-feira: das 10h às 17h

Expo Center Norte – São Paulo

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TNT Energy Drink anuncia patrocínio de dois anos à gamescom latam

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TNT Energy Drink, marca do Grupo Petrópolis, acaba de firmar parceria de dois anos com a gamescom latam, edição latina do maior evento de games do mundo, a gamescom. Após o sucesso do patrocínio ao BIG Festival em 2023 – evento que passa a integrar a gamescom latam – TNT prepara novidades e ativações que irão oferecer energia e disposição para os amantes de jogos.

Sincronizada com o universo dos games, a marca levou para o BIG Festival 2023 uma experiência energética: o jogo Pump Race, que atraiu mais de 7 mil pessoas para o stand de TNT. Além de oferecer uma ampla variedade de sabores da bebida, resultando na venda de mais de 6,6 mil latas.

Para a edição de 2024, que acontecerá de 26 a 30 de junho de 2024, a marca prepara novidades. “Sabemos que quando o jogo é bom, queremos intensificar a diversão. Por isso, TNT trará para o evento ativações eletrizantes, além de uma gama de produtos com diferentes sabores, vitaminas e funcionalidades – como o aumento da concentração e da disposição – a fim de elevar o desempenho do público”, comenta Livia Bassi, gerente de marketing da marca TNT Energy Drink no Grupo Petrópolis.

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Marketing digital é essencial para o mercado brasileiro de apostas

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BiS SiGMA Américas reuniu líderes do setor de apostas e jogos online. Em painel, especialistas concordaram sobre a importância do marketing digital.

O evento BiS SiGMA Américas, que ocorreu de 23 a 25 de abril de 2024 no Transamerica Expo Center em São Paulo, reuniu líderes executivos e personalidades do setor de apostas esportivas e jogos online, incluindo títulos de cassino como slots, roletas e bingos. Durante um painel, especialistas concordaram sobre a importância do marketing digital para o mercado brasileiro de jogos, destacando a relevância estratégica das práticas digitais na indústria.

Manuel Matos, Chief Comercial Officer (CCO) da Super Afiliados, destacou a importância do BiS SiGMA Americas como um dos principais encontros da América Latina, enfocando a evolução das apostas online no Brasil. Ele enfatizou a transição do setor de um mercado anteriormente não regulamentado para um cenário próspero.

Durante o evento, Júlia Boianovsky Rios, Gerente de Sucesso do Cliente na Optimove, apontou como o Brasil superou o Reino Unido na geração de receita de apostas online. Gabriel Moreira, Chief Executive Officer (CEO) da Influx Solutions, acrescentou que a rápida evolução e o sucesso da indústria são atribuíveis ao papel significativo do marketing digital na conversão e visibilidade da marca.

Natalia Nogues, Sócia e Diretora da ControlF5, enfatizou a evolução da indústria em direção a estratégias de marketing baseadas em dados para melhorar a aquisição e retenção de clientes. Fernando Garita, CEO da Betsul, discutiu os desafios enfrentados pelos operadores devido a regulamentações em constante mudança, destacando a importância de estratégias de marketing eficazes em um quadro regulamentado.

No contexto do debate sobre marketing digital na indústria de jogos, o painel de especialistas enfatizou a importância de adotar práticas de marketing responsável e da conformidade com as diretrizes regulatórias, especialmente em relação às restrições de publicidade e segmentação de público. No mercado brasileiro, os jogos online e apostas esportivas, incluindo os populares slots, ou caça-níqueis, são significativamente impactados pelas estratégias digitais. A popularidade dos slots, aliás, tem sido amplificada em mídias sociais, onde, conforme alertado pela ENV Media, as promoções por vezes adotam abordagens irrealistas.

Jogos de roleta ao vivo também são promovidos por influenciadores e estão entre os mais populares no Brasil, segundo dados divulgados pela KTO. Esse cenário reforça a necessidade de regulamentações e de garantir transparência para proteger os consumidores. Nesse contexto, o papel do marketing digital é essencial porque se estende além de simplesmente fomentar o crescimento e o sucesso comercial das empresas de jogos; mas também pode ajudar a assegurar a conformidade e a responsabilidade em um ambiente regulatório em evolução.

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