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Coletiva e In Loco Media fazem ação inédita que integra mídia OOH e dispositivos mobile no Aeroporto de Congonhas

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A Coletiva Futuro é a primeira empresa de mídia brasileira a integrar a comunicação Out of Home (OOH) com dispositivos mobile nos aeroportos brasileiros. Com essa iniciativa pioneira, cada ação publicitária exibida no mobiliário de mídia OOH da Coletiva – distribuído em todos os ambientes de cada um dos dez aeroportos onde a empresa trabalha – consegue impactar, através dos aparelhos de telefone celular, tanto as pessoas que passam próximo a esse mobiliário, quanto aquelas que, estando no aeroporto, já tiveram ou demostraram familiaridade com o perfil do anunciante.

A novidade é possível por meio de uma parceria da Coletiva com a In Loco Media, empresa de solução de geolocalização com aplicações em marketing e CRM, por meio de tecnologia de Mobile Extension, que funciona como uma espécie de “super GPS” para decifrar a localização dos smartphones. Com isso, a empresa de mídia OOH faz com que campanhas publicitárias veiculadas nos aeroportos em seus painéis de mídia estática e também digitais – que podem inclusive exibir filmes – sejam integradas ao ambiente mobile.

A ação de estreia dessa parceria foi para a loja da rede Pizza Hut no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Uma mensagem publicitária com “call to action” exibida nos 156 painéis digitais e estáticos da Coletiva distribuídos em áreas estratégicas desse aeroporto convidava as pessoas a visitarem o restaurante da Pizza Hut no terminal. Enquanto isso, os consumidores que estavam dentro do aeroporto recebiam em seus celulares uma versão mobile da mesma campanha, o que fez com que a marca iniciasse uma conversa com esses consumidores tanto no mundo físico, quanto no digital. A campanha levava a mesma mensagem, mas respeitando as características de ambas as mídias, em uma fusão entre o mobile e a mídia OOH.

Durante 15 dias, foram impactados quase 58 mil usuários únicos que geraram 220 mil impressões e 1800 cliques na mensagem publicitária transmitida. Como resultado, houve um aumento significativo de receita para a loja da Pizza Hut em Congonhas. “A campanha foi muito impactante para o desempenho de nossa loja no aeroporto, tanto pela quantidade de visitantes quanto pelo significativo incremento das vendas”, diz Israel Cardoso, gerente da loja da Pizza Hut no aeroporto.

Como a nova tecnologia é capaz de entregar anúncios mobile em locais específicos com uma precisão que varia entre um e três metros, a Coletiva conseguiu fazer com que a campanha da Pizza Hut dialogasse de forma segmentada e certeira diretamente com as pessoas que transitavam por Congonhas, de maneira que a mensagem publicitária do anunciante interagia de maneira efetiva com seu público alvo. A ação atingiu passageiros, visitantes e funcionários de estabelecimentos comerciais ou de serviços que trabalham dentro do Aeroporto de Congonhas, o que chega a 1,138 milhão de pessoas. “A nossa presença engloba todos os ambientes de dez aeroportos do Brasil, nos quais conseguimos aplicar essa integração das mídias digitais, estáticas e o mobile. Essa é uma oportunidade única para os anunciantes que querem efetividade em suas campanhas nesses locais”, afirma Diego Gomes Martins, sócio e diretor da Coletiva.

“A tecnologia de localização indoor é uma grande parceira da mídia OOH. Ao rodar uma campanha que usa o Mobile Extension, o anunciante consegue otimizar a experiência do consumidor estendendo a mensagem de um anúncio físico de forma integrada com o ambiente mobile”, diz André Ferraz, CEO e cofundador da In Loco.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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