Conecte-se com a LIVE MARKETING

Digital

Chat commerce: o canal que converte até 40% em vendas da Farmácia Miligrama

Publicado

em

Ferramenta da TOTVS viabiliza a interação entre cliente e empresa via aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Messenger, abrindo uma forma de atendimento completa, com a possibilidade de pagamento pelo app

Uma das pioneiras no segmento de farmácias de manipulação a iniciar uma operação de e-commerce, ainda em 2009 – quando o setor começava a ter maturidade no Brasil, a Farmácia Miligrama, deu outro passo em direção à digitalização do seu negócio. A empresa se estruturou para oferecer novos canais de atendimento, agora também via WhatsApp e Messenger. Além de conversar, negociar valores e fazer pedidos, o cliente também consegue finalizar o pagamento, via link seguro para cartão de crédito ou débito, diretamente pelo aplicativo. O resultado de tanta facilidade é uma média de 30% a 40% nas taxas de conversão para as vendas por esses canais.

A tecnologia que torna tudo isso realidade é a ferramenta de chat commerce da TOTVS, disponibilizada por meio de aplicativos de parceiros chamada Omni.Chat, que já tem integração nativa à plataforma de e-commerce Ciashop by TOTVS, utilizada pela Farmácia Miligrama. Isso garante que todos os pedidos feitos pelo WhatsApp ou Messenger sejam automaticamente registrados na plataforma, gerando transações seguras quanto às informações sobre estoque, processos de entrega, preparação, faturamento e envio do produto. Além disso, mesmo via aplicativo, o atendente trabalha com a certeza de aplicar os mesmos preços e promoções praticados pela empresa nos outros canais e, ainda, tem flexibilidade para fazer variações dos produtos, a pedido do cliente, mesmo que não estejam previamente cadastrados no sistema.

Essa modalidade de se relacionar com os clientes, conhecida por Conversational Commerce, é uma tendência irreversível, pois o consumidor atual não quer mais falar com um televendas tradicional. Ele busca experiências completas por meio dos canais com que mais está familiarizado, como o WhatsApp e o Messenger. Para se ter uma ideia, em geral, a conversão de vendas via aplicativo é de 20% a 30%, frente a apenas 1% no e-commerce tradicional. Isso se explica pelo fato de que, se o consumidor tiver alguma dúvida enquanto navega em um site, ele tende a abandonar o carrinho. Em contrapartida, quando está em contato direto com o vendedor, consegue receber informações de inúmeras maneiras, como texto, áudio, foto e até vídeo.

A pesquisa “Consumo por meio de Aplicativos” (2017), conduzida pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que, praticamente, seis em cada dez consumidores com acesso à Internet no Brasil já realizaram ao menos uma compra pelo WhatsApp (58,7%), sendo que as principais motivações são o fato de se sentir mais seguro ao entrar em contato com a loja (15%), a comodidade de poder comprar sem sair de casa (14,6%) e o fato de poder receber imagens ou até vídeos dos produtos/serviços (14,2%). Além disso, 78% deste total consideram importante que as marcas disponibilizem o aplicativo como um meio de comunicação para os clientes.

“As pessoas buscam novas formas de interagir com as empresas, em busca de maior facilidade e rapidez. Nos atentamos a esse movimento e consolidamos, não apenas um canal de contato para os nossos clientes, mas um meio para que eles possam realizar as suas compras com comodidade, sem ter que entrar em sites, imprimir boletos ou enviar informações do seu cartão de crédito. Hoje, além de elevadas taxas de conversão, o chat commerce também é um atrativo de público, que enxerga valor nesse serviço”, comenta Robinson Borges, diretor da Farmácia Miligrama.

A operação da empresa só tende a crescer neste modelo. Hoje, atua com cerca de dois mil produtos, com média mensal de cinco a seis mil pedidos, e a expectativa para 2018 é de um aumento de 20% para o negócio, que possui uma loja física em Curitiba, Paraná.

A inovação chegou para todos e, se para muitos pode soar como tendência ou futuro, para a TOTVS já é uma realidade e algo viável, que pode ser adaptada a diferentes necessidades. “A transformação do varejo começou pelas pessoas, que esperam das marcas novas formas de atendimento e relacionamento. Hoje temos 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp, somente no Brasil, e a escolha por realizar as compras por este tipo de canal é um passo sem volta. As empresas que entenderem este movimento estarão prontas para aproveitar as oportunidades desse novo cenário. Para isso, estruturamos ofertas especialistas, que irão apoiá-las na sua jornada digital”, finaliza Maurício Trezub, diretor de e-commerce da TOTVS.

Continue lendo

Digital

Campanha da Visa usa figurinhas para reforçar praticidade e segurança no pagamento no WhatsApp

Publicado

em

Campanha da Visa usa figurinhas para reforçar praticidade e segurança no pagamento no WhatsApp
A Visa acaba de colocar no ar uma campanha de marketing inteiramente digital, que comunica a segurança e a praticidade do pagamento no WhatsApp. Com a assinatura “Fácil como mandar figurinha. Seguro como Visa”, as peças de comunicação utilizam figurinhas, como as compartilhadas em troca de mensagens no app, para ilustrar que é possível efetuar pagamentos de transferências entre amigos e familiares de forma rápida e simples, assim como enviá-las pelo aplicativo, e com a segurança de pagar com Visa.

“Ao identificarmos que o Brasil é um dos países que mais utiliza figurinhas no WhatsApp, tivemos o insight de usá-las como mote desta campanha. Assim, de forma leve, divertida e objetiva, mostramos a conveniência e segurança de realizar transações sem precisar sair do aplicativo”, conta Patricia Mascagni, diretora executiva de Marketing da Visa do Brasil.

Lançada em fases até agosto, a campanha criada pelo VTeam, joint venture da VMLY&R e da Fbiz de atendimento exclusivo à Visa, conta com ações tanto em seus canais proprietários quanto em outras plataformas digitais, por meio de mídias pagas e programáticas, no Facebook, Google e YouTube, por exemplo. Serão trabalhadas imagens estáticas, animações e vídeos.

A transferência no WhatsApp, lançada em maio no Brasil, conta com soluções da Visa, como o Visa Direct e o Visa Cloud Token, para realização de transações seguras e rápidas. Os usuários que já estão habilitados a usar a nova funcionalidade do app, já podem fazer transferências entre amigos e familiares em qualquer lugar do país. Até o momento, o serviço está disponível aos portadores de credenciais de débito e pré-pago Visa dos emissores Banco do Brasil, Bradesco, next, Sicredi, Woop e Mercado Pago.

Ficha técnica da campanha

Cliente: VISA DO BRASIL EMPREENDIMENTOS LTDA
Produto: Mass
Título: Campanha Visa + Whatsapp
Duração: 15″

CCO: Rafael Pitanguy
ECD: Jeferson Rocha
Dir. Criação: Beto Rogoski
Criação: Daniel Thomer e Guilherme Possobon

Co-CEOs: Fernando Taralli, Roberto Grosman e Paulo Loeb
CMO: Carolina Buzetto
CBO: Leonardo Balbi
Planejamento: Paulo Vita, Luciana Padovani, Yudi Nakaoka, Mayara Pinheiro e Sophie Soares
Atendimento: Florencia Lear, Joana Credidio e Ana Luiza Santos
Gerente de Projetos: Diego Dacosta
Mídia: Gabriela Amato, Catarina Flório, Thayan Acevedo, Mariana Golinelli, Erick Mendes, Fernanda Borges, Lucas Gonçalves, Camila Lima, Nathalia Dantas
BI: Vinicius Canola e Mariana Marques

RTV: Nicole Godoy | Kika Tancredo de Assis | Anderson Rocha | Bárbara Emery | Mariana Resende| Giovanna Cioca Servelo

Produção: VMLY&R/ Studio Click
Motion design: Renan Vasconcelos
Finalização: VMLY&R/ Studio Click

Produtora de som: Shuffle Áudio
Produtor de som: Chico Castellano
Atendimento: Renata Costa
Locutor: Henrique Nicolau

Data de produção: junho/ 2021
Continue lendo

Digital

‘Spicy’ é o mote da nova campanha de Cup Noodles® estrelada por Kleber Bambam

Publicado

em

‘Spicy’ é o mote da nova campanha de Cup Noodles® estrelada por Kleber Bambam

A NISSIN FOODS DO BRASIL acaba de lançar uma campanha digital da marca Cup Noodles® para reforçar os dois sabores picantes da linha: Galinha Caipira Picante e Curry. Estrelada pelo influenciador e ganhador do primeiro BBB (Big Brother Brasil), Kleber Bambam, os filmes criados pela dentsumcgarrybowen mostram a força e a explosão de sabor dos produtos.

“O objetivo da campanha ‘Spicy’ é destacar o paladar delicioso dos produtos, que sobrepõe a picância. Por isso, trouxemos elementos que remetem, de forma divertida e criativa, a explosão única de sabor”, esclarece Danielle Ximenes, gerente de marca da NISSIN FOODS DO BRASIL.

”Para comunicar os dois Cup Noodles® que são os mais ‘apimentados’, resolvemos usar da irreverencia e assumirmos o que o próprio consumidor acha que nem é tão apimentado assim, mas é delicioso. Com isso, trouxemos o Kleber Bambam para enfatizar ainda mais esse sabor ‘monstro’ nessa explosão de imagens”, brinca Filipe Cuvero, VP de criação da dentsumcgarrybowen.

“Essa animação bem-humorada e inspirada nas animações japonesas envolve uma linguagem visual construída por vários artistas e ilustradores, num mix de colagem stop motion digital e ilustrações 2D para compor um trabalho de diferentes traços, técnicas e estilos. Com uma equipe de quase 20 pessoas, tivemos um foco especial no planejamento de pré-produção e na inteligência de produção, onde a Factory trouxe o Fred Mathias, um produtor criativo para pensar na narrativa da história junto com o Storyboard de Gilberto Levefre. O briefing pediu muitas gags e velocidade, com muitas ações na cena, o que resultou numa linguagem dinâmica com mais de 40 takes em 40 segundos de animação. Reflete bem o viés mais artístico que a Factory costuma entregar”, divide a produtora executiva Jennifer Djehdian, fundadora da Factory.

A campanha “Spicy” de Cup Noodles® terá três filmes e também contará com o reforço dos microinfluenciadores da marca conhecidos como #TeamCup. Os vídeos serão veiculados nos perfis da NISSIN no Facebook, Twitter e Instagram.

Ficha Técnica

Anunciante: Nissin

Campanha: Cup Noodles “Spicy”

Títulos: “Maromba”, “Born to be Hot” e “Lucha Caliente”

Agência: DentsuMB

VP de Criação: Filipe Cuvero

Diretor de criação Executivo: Kojiro Tanoue

Diretor de Criação: Christian Faria

Redator: Mario Lins, Murilo Torezan

Direção de Arte: Eduardo Ataíde

RTVC: Juliana D’Antino, Indaiara Pelizario, Giovanna Zanardo

Diretor Geral de Negócios: Bruno Panico

Diretor de Negócios: Bruno Panico

Atendimento: Bruno Lira, Davi Raposo, Liza Rebechi

VP de Estratégia/Planejamento: Priscilla Ceruti

Planejamento: Miguel Souza

Redes Sociais: Viviane Teves Frohlich, Mariana Rudzinski

VP de Mídia: Viviana Maurman

Mídia:  Vanessa Farina, Vivian Salazar

Aprovado por (cliente): Yosuke Kawai, Yoshimi Miura, Ana Fossati, Danielle Ximenes, Amanda Leão e Tatiana Curi

Produtora de Imagem: Factory

Produtora Executiva: Jennifer Djehdian

Produtor Criativo: Fred Mathias

Atendimento: Marina Pimentel

Coordenação de Produção e Pós: Erik Reis

Assistente de Coordenação e Pós: Pedro Lamana

Assistente de Produção Executiva: Valdeene Silva

Storyboard: Gilberto Levefre

Montador: Jonatas Robles

Ilha: Leandro Ferreira

Diretora de Arte Colagens: Anna Cheles

Diretor de Arte: Leonardo Carvalho, João Porto

Ilustradores: Allan Costa, Leonardo Silva, Caio Sinem, Gabrielle Schauerhuber.

Animadores: Marina Corbane, Felipe Silva, Massao Asaga

Produtora de Som: Lucha Libre Audio

Trilha – Produção: Paulinho Corcione

Atendimento: Daniela Celer

Locutores: Kleber Bambam e Marcelo Meireles

Mixagem e efeitos sonoros: Equipe Lucha Libre

Coordenação: Dudu Missono

Ano de Produção: 2021

Continue lendo