Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Case ‘Corinthians’ e potencial do YouTube são destaques de evento da ADVB, no Insper

Publicado

em

Encontro reuniu estudantes universitários e especialistas de marketing esportivo

A estratégia de marketing do Corinthians após a queda para a segunda divisão, em 2007, foi detalhada pelo ex-vice presidente do clube paulista, Luís Paulo Rosenberg, durante o evento “A Revolução do Marketing Esportivo, realizada na noite de quarta-feira (16), no Insper. A iniciativa do núcleo Jovem da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB), contou, ainda com participação da Federação Paulista de Futebol (FPF), do Google e da empresa SportMk, reunindo estudantes do Insper, USP, ESPM, FAAP e FGV, além de empresários e publicitários.

Na abertura, o presidente da ADVB, Latif Abrão Júnior, falou da importância do setor de vendas e marketing dentro de uma empresa e o papel da ADVB, que há mais de seis décadas é referência na área de gestão empresarial. “A ADVB foi a porta de entrada do marketing no Brasil. Não existia nenhuma estrutura que trabalhasse o marketing como conhecemos hoje, como uma ferramenta de trabalho. Além disso, sempre lutamos pela valorização da atividade de vendas, porque nada acontece se uma venda não for feita. Este é o princípio básico que defendemos. Não adianta empreender e criar se não soubermos onde, como e para quem vender”, destacou.

“Eu nunca vou te abandonar, por que eu te amo. Eu sou…Corinthians”. O grito da torcida, entoado nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro de 2007, inspirou Luís Paulo Rosenberg a centralizar todas as ações de marketing do time alvinegro no resgate da imagem do Clube e da autoestima dos corintianos, abaladas pelo rebaixamento. A produção de camisetas comemorativas, reorganização da venda de ingressos com a criação de canais digitais e eliminação das gigantescas filas; o estabelecimento do Fiel Torcedor, com vantagens e benefícios aos associados; a produção de documentário do ponto de vista dos torcedores, além do engajamento dos atletas em ações sociais foram algumas das iniciativas colocadas em prática, com sucesso.

“O nosso grande desafio não era criar novos produtos, era portar valor naquilo que o clube já tinha para vender. Com os canais adequados, o licenciamento é uma máquina de fazer dinheiro. Cada clube tem que ter a sua estratégia de marketing, sendo sempre coerente com a sua história e com a sua torcida”, recomendou.

A oferta de novas experiências para a torcida e a aproximação do clube com a comunidade foram destacadas pelo sócio-diretor da SportMk, Paulo Amorim. No trabalho junto ao XV de Piracicaba foram criadas ações como o “XV Fut Truck”, um verdadeiro food park dentro do estádio de futebol, para atrair famílias e a ação “Mostre seu amor pelo XV”, direcionado a funcionários de empresas parceiras. “Criamos momentos festivos para aproximar a comunidade do clube, estimular o hábito de ir ao estádio, além de alinharmos com os jogadores e a comissão técnica o discurso a respeito das estratégias de marketing desenvolvidas”, enfatizou Amorim.

O diretor de Marketing da Federação Paulista de Futebol (FPF), Robson Silveira, ressaltou o processo interno de profissionalização, realizado nos últimos dois anos, inclusive com nova identidade visual e mudança de postura da federação em relação aos clubes. “Construímos uma plataforma com quatro grandes pilares: o clube, o mercado, a torcida e os atletas e no centro o papel de zelar e valorizar o futebol”.

Já o gerente de Novos Negócios do Google Brasil, Anderson Silva, falou do potencial do futebol na web. “Futebol é o principal tema pesquisado no Google, com 396 milhões de busca/mês, sendo que o segundo colocado, healthy, tem entre 80 e 90 milhões de pesquisas. Uma distância enorme. Entretanto, no Youtube, entre as 12 principais line-ups, o futebol ocupa a sexta posição. Temos muito espaço para trabalhar”, revelou. A monetização dos vídeos postados no YouTube foi outro ponto destacado. “Quando um anunciante compra um vídeo, 55% do valor pago por esse vídeo veiculado vai para o criador. Então o clube consegue monetizar com esse conteúdo, com a quantidade de audiência e a relevância que tem dentro do Google e isso se torna uma fonte de renda”, explicou .

Ao agradecer a presença do público, o presidente da ADVB revelou que futebol foi primeiro módulo de eventos sobre marketing esportivo. “Como venho dizendo, estamos navegando em um oceano azul e os projetos são muitos dentro do marketing esportivo. Pretendemos realizar outros encontros direcionados ao basquete, competições automobilísticas, esportes paraolímpicos, porque o segmento tem grande potencial para alavancar negócios e promover importantes desrupturas”, enfatizou Abrão Júnior.

O evento teve patrocínio do Hotel Terras Altas e apoio do Insper, Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Sport MK, Federação Paulista de Futebol (FPF), Aiqon e Lumen it.

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo