Universo Live
Campanha das Lentes Kodak mostra que enxergar mal pode levar a perdas de oportunidade na vida
Enxergar mal pode não só trazer dificuldades no dia-a-dia, mas até levar à perda de oportunidades na vida. É o que mostram as Lentes Kodak em uma campanha bem-humorada, produzida pela Agência3, com dois vídeos no estilo “pegadinha” que estão sendo exibidos a partir desta semana na fanpage no Facebook, com o objetivo de estimular os internautas a consultarem o oftalmologista para fazer o exame de vista.
No primeiro vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=gS5utrw3XTs), um rapaz estaciona sua carrocinha de cachorro quente no Centro do Rio e coloca ao lado uma tabuleta anunciando a promoção do dia. Mas em vez de ler as letrinhas pequenas que anunciam que o cachorro quente é de graça, a maioria das pessoas não enxerga a promoção e paga o sanduíche. Só ao final se dá conta de que perdeu uma oportunidade.
“As pessoas não têm o hábito de fazer exame de vista. Em geral, só procuram o médico quando o problema fica sério afetando gravemente a sua vida. As Lentes Kodak são destinadas ao público da classe média brasileira, então escolhemos esta forma descontraída para passar a mensagem, afinal este público valoriza muito todas as oportunidades que surgem em suas vidas“, explica Luciana Vasconi, VP da Agência3.
O segundo vídeo muda a pegadinha, mas segue a mesma lógica. James estaciona uma limousine em frente a um ponto de ônibus e coloca uma tabuleta informando que basta o usuário chamar pelo motorista, que ele ganha um passeio, de graça, com todo o luxo. O detalhe é que a tabuleta, assim como em um exame de vista, vai reduzindo a letra a cada frase e só quem enxerga bem consegue ler as letras miúdas.
“Acho muito importante colocar o trabalho criativo em prol de um tema desta importância”, ratifica Paulo Castro VP de Criação.
A causa de saúde ocular é mundial. Segundo dados do Vision Impact Institute, organização não governamental ligada à empresa Essilor, há 4,3 bilhões de pessoas em todo o mundo que precisam de correção visual, das quais cerca de 2,5 bilhões não têm correção. Pesquisas do instituto mostram ainda que 60% dos acidentes automobilísticos estão ligados a problemas visuais, gerando um custo de mais de 18 bilhões de euros anualmente em todo mundo.
Universo Live
JCDecaux transforma metrô de São Paulo em galeria digital para o Outubro Rosa
No mês de outubro, passageiros do metrô de São Paulo poderão conferir uma exposição especial, fruto da parceria entre a JCDecaux, que atua em mídia Out-of-Home (OOH), e a francesa Artpoint, acervo com mais de 8 mil obras de arte digitais. Com a participação de 12 artistas de 11 países, a exposição quer levar uma mensagem poderosa de conscientização sobre o câncer de mama por meio de uma experiência imersiva.
Idealizada para as telas icônicas da JCDecaux nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô de São Paulo, a exposição reúne obras digitais que visam sensibilizar o público sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce da doença e da rede de apoio.
“Compreender verdadeiramente a dor de quem enfrenta o câncer de mama é impossível,” comenta Laurie Bonin, co-fundadora da Artpoint. “Mas as obras desta coleção nos lembram da importância da conscientização e do apoio. Por meio das cores vibrantes e designs criativos, os artistas expressam esperança, resiliência e união. Estas não são apenas imagens — são vozes que falam do coração, incentivando-nos a permanecer fortes como comunidade e a continuar lutando por um futuro melhor.”
A Artpoint representa alguns dos mais renomados artistas digitais do mundo, criando experiências imersivas que transformam espaços públicos em galerias de arte. A parceria com a JCDecaux reflete o compromisso das empresas de usar o poder da arte e da tecnologia para sensibilizar o público, principalmente em campanhas com impacto social.
“Na JCDecaux, acreditamos que o OOH tem o poder de ir além da comunicação publicitária. Ao transformar estações do metrô de São Paulo em galerias, nosso objetivo é mostrar para milhões de pessoas que circulam por lá diariamente como os grandes formatos digitais podem captar a atenção do público para impulsionar causas importantes para a sociedade, prestando um serviço à população neste Outubro Rosa”, comenta Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux.
A exposição de arte digital estará disponível para o público que passar pelas estações Paulista, Pinheiros, Luz, Oscar Freire e Santa Cruz do metrô de São Paulo ao longo do mês de outubro, permitindo que milhões de pessoas sejam impactadas pela iniciativa. Participam da mostra artistas do Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Inglaterra, Holanda, Japão, Singapura, Indonésia, Coreia do Sul e Paquistão.
Universo Live
Itabus promove lançamento do game do Star Wars no Brasil
Para marcar o lançamento do jogo Star Wars Outlaws, até meados de outubro, em dias previamente agendados, a Itabus está trazendo uma experiência inédita para os fãs da saga no Rio de Janeiro: o primeiro game itinerante da galáxia num ônibus totalmente envelopado e equipado.
O Star Wars Outlaws é o primeiro jogo de mundo aberto da franquia Star Wars, ambientado entre os eventos icônicos de “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”, desenvolvido pela Ubisoft.
E a grande novidade não é apenas o jogo, mas sim como ele vai ser jogado. O ônibus envolvido na ação é o modelo Boss, envelopado com a identidade visual do jogo, vai circular pela cidade do Rio de Janeiro, oferecendo aos passageiros e curiosos uma oportunidade única de vivenciar o universo de Star Wars. Além do ônibus BOSS, outros dois modelos customizados circularão também pela cidade Maravilhosa e pela cidade de São Paulo, levando a ação do Star Wars ainda mais longe.
“Dentro do veículo, o ambiente foi completamente customizado para proporcionar uma experiência de jogo imersiva. Consoles, televisores, puffs, sonorização, mesas e cadeiras foram cuidadosamente dispostos para que os jogadores possam mergulhar no mundo de Star Wars Outlaws, tudo isso enquanto se deslocam pela cidade. É a primeira vez que uma ação como essa é realizada, unindo mobilidade urbana e entretenimento de alta tecnologia”, complementa Alessandra, diretora comercial da Itabus.
Ainda de acordo com Alessandra Scivoletto, a inédita campanha integra a estratégia “Busdoor to Business”, criada pela Itabus não somente para promover o lançamento de Star Wars Outlaws, mas também para revolucionar a maneira como as marcas se conectam com o público, tornando o ato de jogar uma experiência ainda mais acessível e surpreendente.“Essa nova proposta transforma a mobilidade urbana em uma plataforma de entretenimento e interação com o público, agregando ainda mais valor às marcas”, finaliza.