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BzzAgent, líder global de Marketing Boca a Boca, chega ao Brasil

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Solução de brand advocacy da dunnhumby auxilia marcas a conquistarem rede de influenciadores no ambiente digital.

Empresa líder em ciência do consumidor, a dunnhumby traz para o Brasil a BzzAgent – plataforma pioneira em marketing boca a boca e líder global em brand advocacy. A empresa, que  tem entre seus clientes marcas como P&G, L’Oreal e Nestlé, atua na divulgação de produtos e serviços por meio da ativação de uma vasta rede de influenciadores digitais. Além do Brasil, a BzzAgent está presente nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Fundada em 2001 e adquirida pela dunnhumby em 2011, a BzzAgent auxilia marcas a utilizarem o poder da interação humana nas redes sociais para disseminar histórias e construir relações de confiança de uma forma fácil de ser gerenciada e mensurada. A base da plataforma é uma comunidade registrada de mais de 1 milhão de AgentesBzz: pessoas reais que adoram interagir, testar novos produtos e serviços e estão sempre ansiosas para espalhar por aí suas opiniões sobre as experiências que tiveram com as marcas. O grande diferencial para as marcas parceiras da BzzAgent é que, com a plataforma, elas terão a certeza de que estão ativando a comunidade de consumidores certa para o seu negócio.

O serviço funciona da seguinte maneira: após receberem um e-mail convite para as campanhas da BzzAgent, os AgentesBzz terão uma experiência exclusiva com os produtos ou serviços da marca. Eles receberão amostras enviadas pelo correio ou online e serão convidados a participarem de atividades interativas. Depois, deixarão suas opiniões e o seu conteúdo real e espontâneo em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Esse conteúdo boca a boca gera engajamento e, no final das contas, influencia as decisões de compras de outros consumidores. Para participar das campanhas, os interessados devem cadastrar seu perfil no site da BzzAgent.

A plataforma possibilita às marcas:

  • Colaborar e interagir com o conteúdo criativo produzido pelo consumidor, gerando engajamento;
  • Inspirar conversas entre consumidores;
  • Gerar alcance mensurável e aumentos em vendas.

 

Brand Advocacy – Em estudo recente realizado pela dunnhumby, 100% dos entrevistados disseram confiar mais na opinião de pessoas conhecidas do que em anúncios e publicidade. Isso explica porque brand advocacy é a maneira mais poderosa que as empresas têm para se conectar com seus consumidores. Por isso, os modelos de negócios devem promover a interação entre pessoas, criando uma comunidade leal e conectada de clientes e facilitando um maior engajamento e afinidade com as marcas.

“A BzzAgent faz com que seja fácil para as marcas aumentarem a confiança de seus consumidores. Com a plataforma, é possível fazer planos para estes consumidores por meio de um canal digital e, ao mesmo, ter todas as métricas e dados que um canal de mídia tradicional poderia proporcionar. Nosso produto não é apenas algo bom de se ter. Ele é necessário para marcas que querem evoluir constantemente neste mundo dirigido por mídias sociais. Nós entendemos isso e estamos empolgados em colocar o Brasil como o primeiro passo em nossos esforços para expandir a BzzAgent de forma global.”, afirma Steve McLaughlin, VP de serviços ao consumidor da BzzAgent.

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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