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Boingo, 29 Horas e Hands lançam projeto de publicidade para redes de wi-fi gratuito em aeroportos brasileiros

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Um mês depois de divulgar que estava iniciando a operação de Wi-Fi em 54 aeroportos operados pela Infraero em todo o Brasil, a norte-americana Boingo Wireless (NASDAQ: WIFI) – líder mundial em DAS, small cells e serviços de Wi-Fi para usuários finais, operadoras e anunciantes – anuncia parceria com a 29HORAS Mídia Aeroportuária e a Hands Mobile para a comercialização de publicidade em sua plataforma de Wi-Fi gratuito no país.

Por meio do acordo da companhia de origem norte-americana com as duas empresas brasileiras, já começam a ser oferecidos ao mercado os pacotes publicitários para a plataforma de Wi-Fi Advertising da Boingo em 11 aeroportos: Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Recife-Guararapes, em Recife (PE); Afonso Pena, de Curitiba (PR); Internacional de Belém (PA); Internacional de Goiânia (GO); Vitória (ES); Cuiabá (MT), Manaus (AM), Maceió (AL) e Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Nesses 11 aeroportos circulam mensalmente mais de 8,3 milhões de passageiros.

A Boingo construirá e operará os 54 aeroportos em conjunto com a Ziva, empresa latino-americana de infraestrutura sem fio, reconhecida por suas soluções flexíveis de hardware e software. As duas empresas foram selecionadas para o serviço após a apresentação de uma oferta conjunta à licitação conduzida pela Infraero. A multinacional também opera o Wi-Fi no Aeroporto de Guarulhos (SP), sendo que a implantação completa do sistema nos 54 terminais da Infraero deverá ser concluída no início de 2020.

O serviço de Wi-Fi gratuito e rápido é proporcionado por meio do patrocínio de anunciantes. Os usuários poderão optar por velocidades ainda maiores se adquirirem assinaturas da Boingo, nas modalidades de um dia ou mensal. Da mesma forma, marcas globais e latino-americanas poderão recorrer à plataforma proprietária de publicidade Boingo Media para se conectar com os passageiros em trânsito e demais pessoas que estiverem nos aeroportos, por meio de vídeos ou outros formatos, com exposição durante 15 ou 30 segundos. As empresas patrocinadoras de sessões gratuitas de Wi-Fi Boingo nos aeroportos do Brasil (bem como em outros grandes ambientes ao redor do mundo) usufruem de engajamento garantido dos usuários e 100% de share of voice.

“A Boingo está nos principais aeroportos do planeta e é hoje uma das maiores fornecedoras de redes sem fio em ambientes internos. Nós temos experiências muito bem-sucedidas em aeroportos do mundo todo e este lançamento é um passo importante para nos tornarmos o maior provedor de Wi-Fi em aeroportos da América Latina”, afirma Victor Netto, Digital Sales Manager da Boingo Wireless no Brasil. Sobre a parceria com a 29HORAS e a Hands, o executivo explica: “Escolhemos essas duas empresas pela vasta experiência que elas tem no mercado de publicidade, visando ampliar nosso alcance comercial, nos conectando aos anunciantes e suas agências através das nossas ofertas e soluções de Wi-Fi Advertising”.

Netto destaca que a Boingo quer oferecer diversas opções com uma conectividade sem fio de alto padrão para os passageiros dos aeroportos, esteja ele navegando em redes sociais, entretendo-se com streaming ou usando o aeroporto como seu escritório. “É uma oportunidade muito sedutora para os anunciantes impactarem os passageiros nesse ambiente em que eles estão inseridos. Afinal, além de se conectarem a milhares de viajantes por dia, as marcas ganham valor aos olhos dos consumidores, que as associam ao serviço de excelente qualidade disponibilizado nos aeroportos”, avalia.

Para o sócio e CEO da 29HORAS, Pedro Barbastefano, o serviço que leva Wi-Fi gratuito aos frequentadores dos aeroportos brasileiros está passando por uma verdadeira revolução tanto na qualidade, quanto na velocidade de navegação. “Poderem estar conectadas é tudo o que as pessoas mais desejam no momento de espera dentro dos aeroportos. E basta elas assistirem a publicidade do patrocinador da sessão para deixarem as congestionadas redes móveis das operadoras de telefonia celular e obterem, então, uma navegação perfeita” afirma. “A parceria da 29Horas e da Hands com a Boingo é para buscarmos no mercado anunciantes interessados em explorar essa oportunidade única de comunicação com esse público altamente qualificado”, diz Barbastefano. Ele ressalta que cada sessão patrocinada é válida pelo período de uma hora. “Esse é o tempo médio que uma pessoa passa em áreas de embarque ou de acesso restrito dentro dos aeroportos”, explica.

A respeito dos formatos iniciais disponibilizados aos anunciantes, Sérgio Percope, sócio e CGO da Hands, enfatiza que uma campanha proporciona ao anunciante total engajamento e interatividade com a audiência qualificada. “As pessoas querem Wi-Fi e entregamos 60 minutos grátis em troca de 30 segundos de atenção e experiência de marca, com o formato se torna uma interação de alto impacto e afinidade. Ele ressalta que o engajamento e o viewability é 100% garantido aos anunciantes. “Atrelado ao modelo de ‘Custo por Engajamento’ (CPE), o anunciante só paga se os consumidores engajarem até o final da veiculação, afirma Percope.

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AMPRO prepara eventos de capacitação para profissionais do Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara os próximos eventos de capacitação para o mercado. Nos dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma AMPRO Saber, o curso Instagram para o mercado de Live Marketing vai ensinar como a ferramenta pode elevar o valor de uma ação de Live Marketing e ser incluída como parte estrutural das ações – e não apenas mais uma mídia.

Os alunos aprenderão: por que pensar em ações Instagramáveis? Como utilizar o Instagram para beneficiar a agência? É possível melhorar uma narrativa por meio do Instagram? Como usar métricas e medir resultados em tempo real; como usar os anúncios no Instagram para evidenciar as ações de Live Marketing; como encontrar o público certo por meio de segmentações eficientes, além de cases e boas práticas para eventos e agências.

O curso acontece a partir das 19h30 em ambos os dias, com total de 6 horas, com Fernando Souza, Consultor e Professor de Mídias Sociais, Marketing e Negócios Digitais.

Já no dia 28/10, das 16h30 às 18h, a AMPRO organiza o AMPRO LIVE TALKS – Total Commerce: a jornada do consumidor figital. O evento, que será gratuito para associados AMPRO, terá apresentação do Estudo da Jornada do Consumidor durante a Pandemia, com Henrique Mascarenhas, da GFK, além de debate com a participação de Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Frederico Ponfick, do Museu da Gula; Stenio Souza, CEO da Smollan e líder do comitê de Trade Marketing da AMPRO; e Regis Duarte, vice-presidente da Creata na América Latina e componente do comitê de Trade Marketing da AMPRO, como  moderador.

Outros detalhes e inscrições para o curso de Instagram e o AMPRO Live Talks podem ser feitos pelo site da AMPRO – ampro.com.br/agenda.

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‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

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