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Sua Música mira em ações 360° para as marcas e destaca-se como principal player especializado no público do Nordeste

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Com mais de 10 milhões de usuários por mês, o Sua Música acaba de anunciar a ampliação de sua equipe comercial e dos investimentos em soluções integradas para as marcas. A empresa contratou recentemente Marcela d’Arrochella para o cargo de Diretora Comercial. A executiva veio da Turner, onde atuou por mais de oito anos cuidando pessoalmente de projetos customizados para as marcas. Seu principal objetivo como nova líder da equipe comercial do Sua Música é posicionar a empresa no mercado como a plataforma que sabe falar melhor com a região do Nordeste quando o território é música.

“O Sua Música é o player que mais entende de Nordeste, tanto no tocante aos artistas, quanto à audiência. Nós falamos a linguagem da região de forma legítima e genuína, por isso temos expertise em criar projetos especiais para as marcas, que vão muito além de mídia. Através de ações de Branded Content, conseguimos aproximar as marcas do seu target e criar uma relação entre eles muito mais profunda. Nenhum outro player do mercado faz isso. Estou muito empolgada com esse novo desafio, sendo meu foco construir junto com os clientes do Sua Música e com as agências parceiras projetos que realmente engajam o público-alvo das marcas”, explica Marcela.

Uma das principais estratégias da empresa para 2018 é investir em ações diferenciadas para aproximar fisicamente os fãs de seus ídolos. O Sua Música desenvolveu recentemente, pelo quinto ano consecutivo, algumas ações especiais para grandes marcas durante o São João do Brasil. Um dos destaques foi o projeto desenvolvido para a Schin. O Sua Música levou o influenciador local Paulo Rodrigues para mostrar, através dos canais digitais, toda a magia que a marca levou para Caruaru com suas ativações durante a festividade. O público pôde conferir de perto toda a emoção e animação do maior São João do Mundo.

Outro case de sucesso foi o projeto criado pelo Sua Música para a Amanco, durante o São João deste ano. A marca se conectou com o seu trade local através de uma ação exclusiva de estímulo às vendas locais da Amanco, com planos de incentivo e ações de experiência – como, por exemplo, o encontro de um representante importante do trade com o cantor Léo Santana. Uma ação que transbordou emoção ao conectar um fã com seu grande ídolo.

O Sua Música produziu também um projeto completo e customizado para o Banco do Nordeste. Em parceria com a agência Martpet Comunicação, a ação teve como foco a divulgação do Crediamigo, programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste. Com o objetivo de alcançar o público nordestino, aumentar o alcance e trazer mais relevância e autenticidade para o produto. A equipe de conteúdo do Sua Música desenvolveu a gravação do jingle da marca com o cantor Léo Santana. Além disso, o projeto contou ainda com a gravação de um clipe de 30 segundos – elaborado, dirigido e produzido pelo Sua Música.

Outro projeto recente foi a produção e amplificação no digital da websérie “Do Jeito que o Povo Gosta”. A ação foi desenvolvida para a Schin durante o Carnaval de Salvador 2018, com a participação dos influenciadores Gominho e G-Kay, em parceria com as agências Leo Burnett e iProspect.

Em uma ação realizada em parceria com a agência NBS, o Sua Música produziu um clipe para a Panasonic, tendo a participação de artistas como Leo Santana e influenciadores de peso como Lorena Improta e Carlinhos Maia. A ação contou com cobertura digital feita pelos influenciadores, produção de clipe e criação de trilha sonora oficial do evento, com engajamento total dos artistas, o que mostra a pluralidade do projeto.

Através de uma base de dados própria, o Sua Música conecta fãs e músicos de vários estilos (axé, sertanejo, forró, arrocha, funk, brega, samba, entre outros), funcionando como um canal online de distribuição de material promocional e lançamento de artistas. A plataforma consegue também identificar as tendências e antecipar quais artistas e estilos irão conquistar o público – entregando uma inteligência de mercado única para artistas, produtoras e mercado publicitário.

De olho neste nicho, a empresa vem conquistando os fãs de artistas como Wesley Safadão, Xand Avião, Leo Santana, Bell Marques, Babado Novo, Márcia Fellipe (revelação do forró), tornando-se líder de audiência no mercado de musical digital. Dessa forma, vem atraindo cada vez mais marcas e anunciantes que buscam engajamento com os consumidores através do entretenimento e da cultura.
“O Sua Música entende da cultura e dos costumes de todos esses artistas. Dessa forma, conseguimos bolar ações completas. Nós temos a capacidade de amplificar as mensagens da marca Brasil afora. Temos também a capacidade de entender os drivers das marcas e suas agências, para identificar e agregar influenciadores com sinergia para as ações, através da nossa expertise de Nordeste e ferramentas de BI próprias”, explica Rodrigo Amar, CEO do Sua Música.

Para os próximos meses, o Sua Música já tem vários projetos engatilhados, como por exemplo o Prêmio Sua Música, que irá acontecer neste segundo semestre, com votação popular, dando ainda mais visibilidade para os artistas do Nordeste em todo o país. Uma das principais estratégias da empresa é investir também em soluções diferenciadas para aproximar fisicamente os fãs de seus ídolos. A equipe comercial já começou a desenvolver ações e a proporcionar experiências para o público, como levar um fã para conhecer o camarim, a casa ou assistir de perto a um show do seu ídolo

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MChecon assina cenografia e montagem do primeiro clube flutuante e itinerante do mundo

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Com o propósito de se tornar um atrativo turístico inovador para crianças, jovens, e famílias, e gerar experiências que ficarão na memória através do entretenimento náutico, Balneário Camboriú ganhará em breve, a primeira Plataforma Náutica itinerante, que reúne spa, entretenimento e muita diversão para todas as idades — a DEJOUR Club.

Por ser uma das cidades mais desenvolvidas do país, Balneário Camboriú foi o lugar escolhido pelos sócios Álvaro Garnero, Reinaldo Oliveira, Lucas Araújo e Marlon Cristiano, para o lançamento do primeiro floating club itinerante do mundo. O nome “DEJOUR”, inspirado na icônica música de Alceu Valença — La Belle de Jour — remete não só à personagem da canção — uma parisiense com olhos azuis que amava as tardes em Paris — mas também, à beleza dos dias quentes e ensolarados que prometem tornar inesquecíveis as experiências a bordo do floating club, por onde ele passar.

Com o lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano, a plataforma com cerca de 950m² ficará localizada a 250 metros da areia, próximo ao Molhe da Barra Sul, e foi projetada para receber 700 pessoas com um conceito de exclusividade. Os principais setores da DEJOUR serão: o Sun Lounge com espreguiçadeiras de luxo voltadas para o mar, onde as pessoas podem aproveitar o dia com uma vista de tirar o fôlego. O Pool Lounge com sofás próximos ao mar. E os espaços mais desejados, que são os 12 camarotes com vagas para barcos de diversos tamanhos. Para chegar até a DEJOUR, além do acesso por barco particular ou jet ski, o clube irá oferecer um serviço diário de translado com capacidade para levar até 80 pessoas a cada 30 minutos.

O espaço é um empreendimento turístico náutico de bem-estar, com momentos de música e diversão que a cidade pede. Dotado de responsabilidade ambiental e social, é um local para toda a família poder aproveitar o mar de uma maneira segura, divertida e inovadora, como Balneário Camboriú merece. De acordo com Reinaldo Oliveira, que atua há quase 10 anos na área de eventos, “Balneário é uma cidade linda, próspera, de belas praias, com pessoas alegres e hospitaleiras que recebem de braços abertos turistas de todo o mundo. É também uma cidade que busca estar na vanguarda da inovação. Por isso, escolhemos lançar a DEJOUR em Balneário Camboriú, que desde o primeiro momento, acolheu nosso sonho de braços abertos”, diz.

Estrutura itinerante e 100% segura

Executado pela MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia, com execução de estruturas como Rock in Rio e Salão do Automóvel, o projeto de caráter itinerante, foi idealizado para ser montando e desmontado e que possa ser transportado para outros locais na costa brasileira. “Estimamos usar 21 caminhões para comportar toda nossa estrutura. Será também um grande desafio, mas queremos começar o espetáculo já nesse transporte”, afirma Lucas Araújo, outro sócio do DEJOUR.

Sobre a segurança e as licenças previstas para o funcionamento, o clube afirma que estará 100% alinhado com todas as leis e normas para sua operação. Para garantir a segurança dos frequentadores, vai dispor de 770 coletes salva-vidas e contará com o apoio de 14 balsas de salvatagem e três guarda-vidas que estarão de plantão durante o funcionamento do espaço. “Nossa prioridade sempre foi e sempre será a segurança das pessoas. Para isso, buscamos empresas e profissionais capacitados em todas as áreas específicas. Ao todo, nove engenheiros estão envolvidos diretamente no projeto. Também seguimos com rigor todas as normas de segurança da Marinha e estamos cumprindo as exigências de todos os órgãos competentes”, ressalta Araújo.

Responsabilidade ambiental

Outro aspecto importante sobre o lançamento da DEJOUR diz respeito à responsabilidade ambiental. Os resíduos dos banheiros ficarão armazenados em um reservatório especial em uma plataforma técnica auxiliar que se desconecta do clube para ser rebocada até um ponto previsto em terra, onde ocorre o despejo dos dejetos seguindo rigorosamente as normas municipais. Além disso, todos os produtos usados na operação como canudos, são feitos de elementos orgânicos e biodegradáveis.

Esse será o primeiro clube flutuante do mundo com características itinerantes e que promete criar espetáculos através da música e do entretenimento náutico no país.

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Um desafio para a indústria de anúncios: é hora de mitigar o viés na publicidade

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Desde que a revolução programática varreu a indústria de publicidade há mais de uma década, os profissionais de marketing vêm utilizando algoritmos para determinar qual demografia atingir e como segmentar audiências em suas campanhas. Mas hoje, eles estão em uma encruzilhada.

Entre as preocupações crescentes sobre os jardins murados, a equidade, a transparência e a privacidade do consumidor, a indústria tem que assumir outra obrigação – trabalhando em conjunto para rapidamente rearquitetar o futuro da ad-tech.

As tecnologias avançadas estão impulsionando maior eficiência e precisão, mas o potencial para consequências não intencionais – em particular, o viés – ainda existem. Os vieses muitas vezes não são intencionais, mas uma consequência de pressupostos e julgamentos humanos. O perigo é a capacidade da tecnologia de capturar e escalar esses vieses, impactando e alienando as mesmas audiências com as que os anunciantes procuram se conectar. A IBM acredita que toda marca e agência deve tomar medidas para entender o viés e seu impacto nas campanhas e na confiança do consumidor.

Em junho de 2021, o IBM Watson Advertising anunciou uma iniciativa de pesquisa para usar a IA de código aberto para avaliar como o viés indesejado está na publicidade digital e explorar como reduzi-lo em campanhas publicitárias. Tudo iniciou com uma hipótese: o viés existe em publicidade digital hoje, e a IA pode ser usada para ajudar a identificá-lo e mitigá-lo. Ao trabalhar em estreita colaboração com IBM Research e usando abordagens estabelecidas como o kit de ferramentas IA Fairness 360 (AIF360), se analisou os fatores que levam a um viés indesejado no funil publicitário e como a IA pode ajudar.

Para o estudo, foi feita uma parceria com o Ad Council para entender a possível presença de viés não intencional em algoritmos e dados em um esforço criativo de testes de mensagens em sua campanha de conscientização de COVID-19: o “It’s Up to You”. A campanha foi o maior esforço de educação para vacinação dos Estados Unidos até hoje. Ela aconteceu no final da primavera de 2021 e se concentrou em gerar conscientização sobre as opções de vacina disponíveis.

As primeiras descobertas da pesquisa são promissoras e mostram que o viés existe na publicidade digital e que a mitigação do viés é possível usando ferramentas e recursos de IA. Este é um grande momento e a comprovação tanto do progresso da pesquisa quanto do avanço da IA à medida que a indústria espera construir ad-tech que irá segmentar grupos de forma mais equitativa e também manter – ou em alguns casos, melhorar – o desempenho da campanha publicitária.

Se trata de um começo, mas há muito mais trabalho a ser feito. É preciso que a indústria de publicidade se manifeste em torno dessa causa para garantir que todos façam o possível.

IBM Watson Advertising está emitindo um apelo para a ação e procurando colaborar com o setor para aprimorar as ferramentas de código aberto, dados e modelos de IA com o objetivo de criar poderosas tecnologias abertas que possam ajudar a automatizar a mitigação do viés na publicidade. IBM Watson Advertising também precisa que marcas e agências se juntem em suas pesquisas em andamento, contribuindo com dados de campanha, log files e novos modelos para exploração em uma iniciativa aberta do setor que ajudará a inaugurar uma nova era.

Se marcas, agências e editoras se posicionarem em conjunto com o compromisso de avançar e adotar melhores práticas que possam ajudar a mitigar o viés em campanhas publicitárias, é possível abordar um problema que existe há décadas para o bem dos consumidores e da sociedade como um todo.

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