Agências
BFerraz se consolida no México com projeto de verão para Corona
Com estrutura própria no país, agência promove Casa Corona e Corona Sunsets para aproximar público da marca e transformá-la em ícone da estação
Enquanto no Brasil a temperatura vai caindo, no México é tempo de receber o verão. Nada melhor que festas inspiradas no sol e mar para celebrar a chegada dos dias quentes. Corona sabe disso e procurou como parceira quem conhece como causar uma boa impressão, a BFerraz. Juntas, marca e agência surpreenderam a cidade de Mérida, no México, com a primeira edição da Casa Corona, espaço que leva o consumidor a curtir o verão com o que ele tem de melhor: festas temáticas ao entardecer. Em julho será a vez de Guadalajara também receber a Casa Corona.
A ação, estruturada em uma casa com vários ambientes exclusivos para ativações, leva o clima de praia para um universo urbano, se transformando em um hub de experiências de verão. DJ sets, decoração, maquiagens e performances, exposição de fotos, atividades diversas e drinks de Corona elaborados exclusivamente para a Casa, fazem parte do projeto. A Casa Corona de Mérida funcionará às sextas e sábados, durante três semanas, e integra um projeto maior envolvendo a marca: o Corona Sunsets, um festival de música eletrônica que será realizado em dois lugares inusitados durante o verão – Tulum (inédito) e San Pancho, tudo com criação e realização da BFerraz.
Com o trabalho para Corona, a agência consolida seu processo de expansão internacional – iniciado por Miami, no ano passado, com a abertura da BUSA – ao apresentar soluções apropriadas para cada região, a partir de uma visão global de mercado. No México, especificamente, a agência vem, há cerca de três anos, desenvolvendo projetos de planejamento estratégico e criação para a marca. Desde o início do ano, a agência atua com uma estrutura própria no país.
A história de sucesso entre a marca Corona e a BFerraz, entretanto, teve início em 2015. Na época, a agência foi a responsável pelo reposicionamento da marca dentro do Corona Capital, maior festival de música do país. Já em 2016, além do planejamento das ativações, dos conteúdos e da criação de todos os materiais e estruturas para o evento, a agência prestou consultoria operacional para todo o projeto.
“Os resultados com Corona no México não poderiam ter sido melhores, tanto que nos levou a ampliar nossa atuação internacional com uma operação própria no país. Em apenas dois anos de atuação no mercado mexicano, conseguimos reverter a baixa lembrança da imagem da marca. Agora, com nossa presença maior no México, as fronteiras diminuem e a percepção da marca só aumenta”, comenta Bazinho Ferraz, presidente da BFerraz.
Corona Sunsets
Com uma equipe de 30 pessoas multidisciplinares alocadas full time na Cidade do México, desde janeiro, a BFerraz trabalha no planejamento e produção do Corona Sunsets, maior projeto de verão do país. Mais que um evento de verão, o trabalho da BFerraz foi transformar o Corona Sunsets em uma estratégia de apropriação do verão pela marca, tendo o pôr do sol como ícone central.
A ação teve início com uma expedição de quatro fotógrafos mexicanos em busca dos diferentes pores do sol do país. Os profissionais passaram duas semanas viajando e registrando paisagens que se transformaram em conteúdo para todo os materiais de comunicação do projeto: site, canais digitais, PDVs e OOH receberam verdadeira galeria composta por imagens captadas a céu aberto, em todo o México.
Atualmente, o projeto está na fase de realização da Casa Corona, considerada a antessala do Corona Sunsets. No próximo dia 15 de junho, a BFerraz entrega o Corona Sunsets Festival em Tulum. Pela primeira vez nessa localização no país, a experiência do festival será ambientada dentro de um cenote. Ativações diversas, line up internacional, dois palcos, ações de cross branding e muitas outras atrações compõem a festa. Para encerrar, será realizado o Corona Sunsets Festival de Riviera Nayarit.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.