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Andrews Oliveira – Marketing Digital: O combustível de qualquer negócio, segundo especialista

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De uns tempos para cá, tem-se falado muito em marketing digital e da sua importância para qualquer tipo de negócio, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas começaram a sentir necessidade de se adaptar à essa nova situação.

O comportamento desses consumidores mudou consideravelmente, pois agora fazem todas as suas pesquisas na internet de forma a atender às suas necessidades, inclusive compras de produtos e serviços.

Caso as empresas não se adaptem a essa nova realidade serão deixadas para trás, e dependendo do tipo do seu negócio, poderiam até mesmo serem obrigadas a fecharem as portas.

Segundo o especialista Andrews Oliveira, o simples fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, seja pelo celular, tablet ou computador, obriga que as empresas marquem presença, de forma a se aproximar mais não apenas dos seus clientes, mas especialmente, dos seus futuros clientes.

Hoje, os métodos tradicionais não funcionam mais como funcionavam antigamente. E é justamente por isso que as empresas devem repensar suas estratégias, visando sua inserção nesse novo mundo digital e consequentemente a expansão dos seus negócios na web e nas redes sociais.

Através do marketing digital é possível criar uma relação real com os consumidores, compreendendo melhor seus anseios, antecipando assim suas necessidades e desejos. Uma das principais vantagens é a possibilidade de mensurar todas as ações na internet e adequar sua estratégia de acordo com os resultados obtidos.

Ainda, de acordo com o especialista, partindo do ponto de vista do cliente, as mensagens deixadas nas redes sociais têm um impacto muito maior se comparadas àquelas fornecidas pela publicidade convencional.

Com o surgimento de novas tecnologias da informação nos últimos anos, as formas de comunicação também evoluíram, como por exemplo as newsletters e as mídias sociais. Essas mudanças tiveram um impacto significativo nos comportamentos, hábitos e modos de consumo.

Por isso, mais uma vez da importância das empresas adotarem estratégias de marketing modernas para se adaptar às novas tendências. Mas todas essas mudanças representam um desafio para as empresas, principalmente aquelas mais tradicionais.

O marketing digital representa hoje o combustível para qualquer negócio, pois permite que a empresa se desenvolva e entre em contato com novos prospects, com a finalidade de apresentar seus produtos ou serviços de forma mais atrativa, visando obviamente o aumento de suas vendas, transformando esse prospect em cliente.

Andrews Oliveira afirma que a grande maioria das empresas possuem um site na internet, que é uma ferramenta importantíssima para trazer mais visibilidade para sua marca e chegar até os consumidores.

Toda empresa que quer se tornar competitiva no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes não deveria ignorar as ações do marketing digital. Se uma empresa não tem, por exemplo, um site na internet, ou se tem, mas é de má qualidade, ficará invisível aos olhos de seus clientes.

O marketing digital traz muitas vantagens para qualquer tipo de negócio, dentre as quais o especialista destaca: interação direta com o cliente; possibilidade de oferecer um produto ou serviço personalizado; favorecimento à fidelização; redução de custos; disponibilidade de contato com a empresa 24 horas por dia, 7 dias na semana, entre outras, melhorando sensivelmente os resultados atingidos.

Qualquer empresa tem que levar em consideração que não se trata de uma escolha. É imprescindível tornar-se mais conhecida e estabelecer uma estratégia que vai além de uma simples presença no Facebook.

E é por todas essas razões que mais e mais empresas se preocupam com a sua presença nesse mundo digital.

O especialista ainda diz que o custo do marketing digital é muito menor do que aquele do marketing tradicional, pois são aplicadas técnicas de conversão, de geração de tráfego, de captação de dados dos prospects, entre muitas outras, utilizando apenas uma fração dos valores que seriam gastos com publicidade tradicional, que geralmente não é segmentada.

Hoje em dia, os clientes desejam uma relação diferente com a empresa, mais próxima, mais aberta e mais transparente. E por conta das inovações tecnológicas, o marketing digital faz com que essa relação seja otimizada, proporcionando benefícios não apenas para a empresa, mas principalmente para o cliente.

Profissionais da área costumam falar que não se trata de marketing digital, mas de marketing para os clientes digitais.

Oliveira conclui: atualmente, cada cliente ou prospect tem um problema individual e a empresa, se deseja resolvê-lo, deve dar uma resposta clara a cada um desses questionamentos. E como vai ser possível satisfazer a cada uma dessas demandas? Através de um marketing personalizado, e somente o marketing digital possibilita isso.

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Leandro Bravo – Como ser assertivo na escolha de criadores e influenciadores

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O mercado de influenciadores cresce de forma exponencial há anos. Um dos motivos é que uma ação de marketing de influência entrega onze vezes mais resultados sobre investimentos do que as formas tradicionais de publicidade digital. Com tais cifras e um número cada vez maior de influenciadores e criadores de conteúdo surgindo nas redes, começa a ficar mais difícil para o marketing selecionar de maneira assertiva os produtores de conteúdo e influenciadores que realmente interessam para a marca.

Segundo dados da pesquisa “ROI & Influência 2019” elaborada pelo Youpix, embora 94% das empresas que usam marketing de influência afirmem que as ações com influenciadores são efetivas, muitas têm dificuldade de mensurar os resultados e 66% gostariam que o tracking das campanhas fosse melhor (de acordo com  um estudo realizado pela Influencer Marketing Hub).  Para explicar quais são os fatores-chave para avaliação e o que as marcas precisam fazer para trabalhar com produtores de conteúdo e influenciadores, convidamos o especialista no tema Leandro Bravo, CMO e co-fundador da Cely, startup que criou a primeira plataforma de marketing de influência com programática do mundo.

Abaixo, Leandro,  dá seis dicas  para melhorar a procura e a escolha  dos influenciadores ideais para uma campanha:

1 ) Defina o público-alvo da campanha

Cada produtor de conteúdo fala com um público específico. É muito comum o cliente querer falar com “todo mundo” e o budget da ação não ser correspondente. Portanto, é determinante definir muito claramente quem deve receber a mensagem para, então, usar uma ferramenta baseada em dados que mostre qual influenciador fala com aquele público determinado. Essa é uma das vantagens de se investir em Marketing de Influência.

2) Avalie se a campanha tem fit com o influenciador

É possível que um produtor fale exatamente com quem você quer atingir, mas, ao mesmo tempo, não tenha sinergia alguma com a marca ou a mensagem que será transmitida. Antes mesmo de solicitar orçamento, consuma o conteúdo dele. Entenda se as postagens que ele faz têm relação com a campanha, se é algo que está presente no dia a dia daquele profissional. Uma quebra muito grande de mensagem/mensageiro, gera ruído e estranhamento no público e pode provocar um efeito indesejado.

3) Use buscas por tags e opte pelos “mais relevantes”

Quando procurar um influenciador via Instagram, por exemplo, opte também pela busca por meio de uma tag, com uma palavra-chave para o seu produto/serviço. Ao usar as tags, você verá quais influenciadores indexam primeiro. A busca por tags é muito simples: abra o Instagram pelo celular, vá em pesquisar e clique no item “tags”. Depois, digite a palavra que deseja e pronto. Opte pelos  “mais relevantes”, pois são pessoas com um retorno melhor de likes e engajamento.

4) Humanize a comunicação

Evite campanhas frias, totalmente determinadas pela marca. Ceda espaço para as ideias do influenciador, para o tom de voz e sensibilidade dele. A comunicação humanizada aumenta significativamente o potencial de compartilhamento. Isso também serve para o conteúdo que você fará nas redes sociais da empresa. Preparar a sua casa com esse olhar, faz campanhas de conversão funcionarem melhor.

5) Utilize ferramentas gratuitas para analisar dados de engajamento

A ferramenta Social Blade, disponível como extensão no Google Chrome ou site, é gratuita e presta serviço de rastreamento de estatísticas e análises de mídias sociais incluindo dados como “taxa de engajamento”, número de likes e seguidores.  Existem vários padrões de avaliação de um creator, muito por conta das diversas categorias de conteúdo que existem, mas uma quase certeira é:quanto maior a quantidade de seguidores, menor sua taxa de engajamento.

Vale lembrar que a principal ferramenta do Social Blade gira em torno da plataforma de vídeos YouTube, porém, ela também gera informações e números sobre Twitch, Mixer, Dailymotion, Twitter, Instagram, e Facebook. Uma ferramenta complementar a anterior é a Upfluence Software, que disponibiliza uma extensão gratuita para o Chrome, disponível no Chrome Web Store. Com ele, é possível fazer análise do desempenho do perfil de um influenciador e obter informações mais detalhadas como, por exemplo, em qual cidade e país o criador de conteúdo tem seu maior público, em qual faixa etária, dados monetários e de outras redes sociais como: Youtube, Twitter e Facebook..

6) Faça a proposta ao influenciador de forma atrativa

Como abordar influenciadores é uma dúvida comum das marcas. É importante ter o cuidado de fazer a proposta ao influenciador de maneira atrativa, valorizando o seu trabalho. Muitas vezes, os creators se sentem explorados por marcas pela forma como são abordados.  Mostre ao influenciador que você está interessado verdadeiramente no projeto dele e que o trabalho em conjunto gerará resultados para ambos os lados.

Leandro Bravo, co-fundador da Cely

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Sérgio Lima – A conexão entre o marketing digital e as redes sociais

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Por Sérgio Lima

Em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam buscar diferenciais para continuar atuando de forma estratégica e criativa, principalmente em razão da crise da Covid-19. Para isso, além de desenvolver um produto e disponibilizá-lo ao seu público-alvo, as companhias necessitam gerenciar essa comunicação por meio de plataformas que ajudam a monitorar e controlar os clientes.

Por isso, as redes sociais têm sido uma grande aliada para os empreendedores. Segundo pesquisa da Hootsuite, 73% dos profissionais de marketing disseram que, por meio delas, eles tiveram um aumento no número de clientes em 2021, em comparação com o ano passado. Esse crescimento ocorreu devido ao atual momento que estamos vivendo de pandemia, onde as marcas tiveram que migrar os seus negócios para o ambiente online, seja no e-commerce, aplicativos de mensagens ou canais digitais.

No caso do Tik Tok, os empreendedores viram esse meio de comunicação como uma oportunidade para impulsionar as vendas e se destacar perante a concorrência. A Magazine Luiza, que possui atualmente 1,5 milhão, é um exemplo. Ela publica periodicamente dicas de como os produtos do app facilitam o dia a dia dos usuários da plataforma e vídeos em parceria com influenciadores digitais com o objetivo de compartilhar informações e trazer entretenimento a eles.

Outro exemplo é o Instagram, que fez uma atualização e inseriu a ferramenta “Reels” para que os seus seguidores pudessem utilizá-las em sua estratégia de marketing digital. Por meio dele é possível produzir vídeos de até 30 segundos que podem ser compartilhados nos stories ou no feed. Por meio dessa nova funcionalidade, elas podem criar conteúdos bem direcionados para um público específico. Por isso não existe uma única fórmula, é preciso experimentar diferentes formatos para encontrar aquele que mais se adequa com a sua comunicação.

E o Youtube? Com a chegada do isolamento social, essa rede social foi um forte canal de comunicação para as marcas e os artistas, principalmente com o surgimento das lives e que tende a permanecer mesmo com o cenário do novo normal.

Além das ferramentas citadas, o Linkedin, Facebook, Twitter e WhatsApp são outros meios que podem ser utilizados pelas empresas para fidelizar o seu consumidor ou se destacar em seu mercado de atuação. Mas, para que eles tenham resultados satisfatórios é preciso criar estratégias e definir o público a ser atingido e esquematizar os conteúdos a serem compartilhados.

Diante desses insights, posso dizer que o cliente do futuro é praticamente uma incógnita, pois os seus anseios e desejos podem mudar de forma repentina. Por isso, é muito importante que as marcas estejam em diferentes canais ao mesmo tempo, pois só assim elas poderão atender as necessidades de cada um deles no momento certo e da forma mais assertiva. Pense nisso.

*Sérgio Lima é publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país.
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