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Agência 242 conquista 12 novos clientes, contrata novos colaboradores e cresce em pleno ano de retração na economia

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“As novas contratações chegam para somar à performance, aumentando a nossa presença no mercado e contribuindo para a entrega eficiente de resultados. Em épocas de crise, esse traço faz a diferença”, diz Gabriel Santacreu

Problemas no combate à inflação. Desvalorização da moeda. Crise – e das sérias. Não, não se trata de 2016. O ano era 1999 e, às vésperas do aguardado ano 2000, o Brasil atravessava uma das recessões até então mais intensas da sua história. Em janeiro daquele ano, o Banco Central abandonou o regime de bandas cambiais, passando a operar em sistema de câmbio flutuante. Resultado: real nocauteado diante do dólar. Na época, o SBT divulgou uma série de chamadas otimistas nos intervalos da programação: “Se cresce com crise?”, questionava o comercial. “Com crise se cresce”, afirmava logo seguida. Passados quase 18 anos, uma constatação: no universo do empreendedorismo, crescimento pode, sim, “rimar” com retração na economia. A Agência 242 é um case.

Full-Service e com expertise em diferentes segmentos, a agência liderada pelos sócios Gabriel Santacreu e Pedro Hermano se especializou na entrega eficiente de resultados, sobretudo na área digital. Nos últimos doze meses, foram conquistados 12 novos clientes – uma média de um por mês. O time de colaboradores também cresceu. Passaram a compor a equipe em 2016: Natan Kurata, supervisão de contas; André Zanon, Diego Oliveira, Luís Gustavo Marangon e Mayra Presotto, direção de arte; Gustavo Gerard e João Cairo, redação; Jefferson Fernando, front-end; Higor Gonçalves, assessoria de comunicação; Natália Ramachiotti, planejamento; e Paula Braccesi, atendimento comercial. “As novas contratações chegam para somar à performance, aumentando a nossa presença no mercado e contribuindo para a entrega eficiente de resultados. Ajudamos os nossos clientes a venderem. Eficiência é o nosso lema de ordem. Numa época de crise, esse traço faz a diferença”, pontua Gabriel Santacreu, sócio e diretor de atendimento.

DNA Digital – As transformações no cenário político-econômico aliadas à diminuição no investimento das empresas em marketing e comunicação despertaram o interesse do mercado pelo digital, repleto de cases mensuráveis e com custos essencialmente reduzidos. Segundo estudo do IPG Mediabrands Magna, em 2017 a compra de mídia digital, pela primeira vez, deve superar a de TV. Alcançando market share de 40%, o que vai representar movimentação de cerca de U$202 bilhões ao redor do mundo, o digital deve se tornar a primeira categoria de publicidade. Ainda de acordo com a pesquisa, a venda de mídia para TV, no comparativo, gerará aproximadamente U$186 bilhões, alcançando market share de 36%.

“Se quiserem ser arrojadas, agregarem valor aos seus portfólios e venderem também em períodos de incerteza, as marcas precisam estabelecer conexões reais, ininterruptas e relevantes com os seus diversos públicos de interesse. O mundo digital pede uma nova forma de fazer publicidade. O maior ativo de uma empresa, seja grande, média ou pequena, é o conhecimento profundo sobre o perfil e as demandas dos seus clientes. Conhecimento e iniciativa, para saber o que fazer com a informação”, destaca Pedro Hermano, sócio e diretor de criação.

Embora a mensagem precise ser única em todos os canais, nos meios digitais ela deve necessariamente passar por uma adaptação a cada plataforma. “O que fazemos é ensinar como as empresas podem construir uma presença digital relevante e utilizar as plataformas online sincronizadas aos seus propósitos de marketing e comunicação. Falo de táticas coordenadas e feedbacks tangíveis, de preferência, no curto prazo”, explica Pedro Hermano. “Se cresce com a crise?”, questionou um comercial de TV em 1999. Sim, é possível crescer (e muito) em períodos turbulentos. “Em épocas de crise é fundamental otimizar recursos para rentabilizar e crescer”, ensina Gabriel Santacreu.

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MATH nasce para melhorar as relações entre marcas e pessoas nas áreas de marketing, mídia digital e tecnologia

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MATH nasce para melhorar as relações entre marcas e pessoas nas áreas de marketing, mídia digital e tecnologia
MATH , holding de empresas que aplicam ciências exatas para melhorar a relação entre marcas e pessoas, será lançada a partir da união entre três empresas: Math Mkt, Math Ads e Math Tech. Com o objetivo de atender um amplo mercado de marketing, tecnologia e mídia digital, o grupo tem a meta de crescer 400% em cinco anos atingindo cerca de R﹩100 milhões de faturamento. Em 2021, o grupo já faturou aproximadamente R$ 22 milhões e cresceu 100% em comparação a 2019.

De acordo com Marcel Ghiraldini, VP Growth da MATH, a empresa está passando por um processo de rebranding com a premissa de eliminar atritos entre pessoas e empresas pela decodificação de algoritmos e aplicação de método científico para áreas de marketing, mídia digital e tecnologia. “Decidimos rever nosso posicionamento de mercado no último ano e passamos por um diagnóstico com os stakeholders: clientes, sócios, equipe e parceiros. Nele, entendemos que temos um propósito único para todas as nossas empresas: Nós aplicamos ciências exatas para melhorar as relações entre marcas e pessoas.”, explica.

A math.ads e math.tech são as antigas Uords e Conectt, respectivamente, empresas que faziam parte do grupo Wikeen (atual MATH). “Nós atuamos há mais de 26 anos em áreas de tecnologia, negócios e marketing, conectando estas áreas a equipes, clientes, consumidores e mercado para aprimorar as relações. Sempre usamos a aplicação do método científico como ponto central da nossa abordagem, agora temos operações complementares e sinérgicas sob o mesmo posicionamento”, conta Ghiraldini.

A MATH possui presença internacional e impacta pessoas em 20 países. Tem escritórios em dois continentes (América e Europa) e, com crescimento de 115% frente a 2020, a empresa atualmente possui um time de 150 pessoas, com previsão de serem mais de 200 até o final deste ano.

O grupo possui uma unidade de negócios específica para cada atuação no mercado: a MATH MKT conecta o ciclo de marketing e vendas para melhorar as relações entre marcas e seus públicos, por meio do uso inteligente de dados; a MATH ADS potencializa resultados através de mídias digitais para que marcas sejam relevantes e envolventes para seus consumidores e mercados e por fim, a MATH TECH que aplica a tecnologia ideal para criação de ativos digitais e organização de dados em projetos que aproximam marcas e pessoas

Em relação ao desempenho no mercado, a MATH já atendeu cerca de 200 marcas no mundo inteiro e impacta milhões de pessoas. Além disso, o grupo possui cerca de 60 clientes com projetos em execução nas áreas de tecnologia (TI), marketing, CRM e mídias. “Falamos do grupo como um todo porque somos uma só Math.”, finaliza Marcel Ghiraldini, VP Growth da Math.
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SolutiOnOff e NYCX unem-se e criam a Martechland

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SolutiOnOff e NYCX unem-se e criam a Martechland

A SolutiOnOff, martech dos sócios Wagner Zaratin, Cleo Sanches e Milene Viso, uniu-se à NYCX, de Sergio Moura, para a criação da Martechland – um ecossistema de agências, com base em São Paulo, que atuarão juntas no atendimento 360 para diversas marcas. A parceria, recém-iniciada, já deu bons frutos no atendimento ao Ibajud – Instituto Brasileiro de Insolvência e acaba de resultar na assinatura de três contratos com a First Sports, distribuidora oficial no Brasil das marcas Spalding, Uhlsport, Kempa e Joma. A First assinou com as duas agências para toda a parte de Digital, Eventos, ativações, Trade Marketing, Incentivo e Publicidade a partir deste mês de julho.

“A Martechland foi desenhada seguindo a tendência de agências mais enxutas, independentes, com foco nas suas especialidades e no fortalecimento de alianças. A SolutiOnOff nasceu há 9 meses já com este propósito e conseguimos conquistar resultados muito satisfatórios para marcas como Totvs, Avon, Pepsico, Ibajud e outras. Agora, com a First Sports, vamos assumir, junto com a NYCX, o 360: fomos a campo para escutar equipes e vendedores das grandes e pequenas redes e vamos cuidar desde o treinamento com eles, materiais de PDV, passando por todas as demandas de Live Marketing, Digital e Propaganda do cliente”, afirma o sócio-diretor da SolutiOnOff, Wagner Zaratin.

“O desenvolvimento da campanha para Joma, foi um trabalho realmente 360, onde a pesquisa de campo e a experiência por já ter atuado no mercado esportivo nos ajudou muito na criação de um conceito de campanha que valorizasse a marca e, ao mesmo tempo, fosse o impulsionador para o conhecimento e venda do produto. Fizemos um estudo digital e encontramos os caminhos das campanhas que vão envolver o mundo digital e contato dos praticantes de esporte a conhecerem um produto de prestígio na Europa e que agora estará à disposição do público brasileiro”, complementa o CEO da NYCX, Sergio Moura.

“Poder ter os melhores especialistas de cada área dentro de um mesmo espaço é maravilhoso pois juntos transformam-se na extensão do marketing de todas as nossas marcas. Vivenciam a empresa 360, entendem as nossas dores e, assim, criam soluções de forma integrada”, diz Taynara Ferreira, sócia-diretora da First Sports.

Com a Martechland, Zaratin e Moura esperam um crescimento de até 30% para as agências até o final do ano.

A First Sports foi fundada pelo executivo César Alberto Ferreira, que comandou, por mais de 20 anos, grandes empresas alemãs e brasileiras no Brasil. Ferreira comanda a First Sports ao lado dos filhos Taynara Ferreira, que construiu carreira em grandes empresas, como Audi e Ducati, e César Alberto Ferreira Filho, que já passou pela Samsung e Recktt Benkiser. A First Sports é a distribuidora exclusiva das marcas Kempa, especializada em artigos de handebol; Uhlsport, especializada em luvas profissionais para goleiros; Spalding, referência mundial em equipamentos para basquete; e Joma, empresa espanhola fornecedora de material esportivo, no país.

A SolutiOnOff nasceu no final de 2020 com mais de 30 anos de experiência dos seus sócios. Com formato inovador, com base na economia criativa compartilhada, foi pensada para a qualidade da entrega, velocidade, redução de custos e simplificação da jornada do cliente. Entre as entregas, estão toda a parte de Live Experience, Branded Content, Big Data, Business Intelligence e Marketing Digital.

A NYCX nasceu da experiência de mais de 30 anos do seu CEO, Sergio Moura, no mercado de agências, veículos e produtoras de filmes. Criativa e com foco em resultado, pensa a comunicação 360 de marcas e produtos como Minas Cap; Ibajud; Neolaw; Otto Gubel Advocacia; Les Bains; Legal Business; Calculei; Grupo Terra Brasil Alimentos, das marcas: Fortuna, Sul Mineira e Primicia, e agora em conjunto com a SollutionOff, as marcas Joma, Uhlsport, Spalding e Kempa.

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