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Digital

Ações digitais do McDonald’s no patrocínio dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já são sucesso

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O McDonald’s, um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016, lançou uma série de ativações digitais para a marca durante o evento que já são um sucesso.

As ações circulam por diversas plataformas digitais do McDonald’s, como Facebook, Snapchat, Instagram e Twitter e foram criadas em parceria com a DM9DDB. Sob um conceito macro #SabordaVitória, que engloba todos os conteúdos e ações que o McDonald’s está produzindo em seus canais digitais, a marca levou a sua “delegação olímpica” ao Rio de Janeiro para trazer informação, diversão e mostrar aos seus milhões de seguidores que, independentemente dos resultados das competições, os amigos podem se reunir para saborear os produtos do McDonald’s.

Snapchat @McDONALDS_BR

Entre as ações, um dos destaques é a cobertura que está sendo feita via Snapchat. Influenciadores digitais da marca estão por trás do Snapchat do McDonald’s e registram o espírito de amizade, a diversão e o compartilhamento de bons momentos daqueles que estão presenciando os Jogos Rio 2016. Danielle Diz e Fernando Escarião são os âncoras, fazendo a cobertura todos os dias. Outros influenciadores são convidados, como Becca Pires, Federico Devito, Lucas Rangel, Rezende, Taciele Alcolea, Maju Trindade, Ludmila OG, Karen Jonz e Igor Saringer. A cobertura conta com ângulos exclusivos das torcidas e de tudo o que acontecer ao redor de todos os jogos.

Ainda dentro do Snapchat, em ação inovadora do canal no Brasil, durante os dois primeiros sábados dos jogos (6 e 13 de agosto), estará disponível o geo-filter McDonald’s, com uma imagem de um pódio com uma McOferta, no qual usuários de todo Brasil podem usar em seus snaps.

Nos canais Discover do Snapchat, foi lançado ainda um anúncio do McDonald’s, disponível durante todos os dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com os influenciadores da marca convidando todos a seguirem o Snapchat do McDonald’s e acompanharem a cobertura especial do evento.

Twitter @McDonalds_BR

Já no Twitter da marca acontece a “Promoção Palpite da Vitória”. Durante algumas competições, o McDonald’s lança uma enquete sobre qual o país sairá vencedor, aqueles que acertarem receberão uma resposta automática do perfil da marca com um voucher da oferta “2X1 – compre um produto e ganhe outro de graça”.

Facebook @McDonaldsBrasil

“Big Métricas Olímpicas” é a ativação especial para o Facebook da marca. Pensando que atingir um recorde é umas das maiores conquistas para os atletas em sua carreira, o McDonald’s irá fazer comparativos dos recordes dos Jogos Rio 2016 com posts divertidos usando o seu sanduíche mais famoso como unidade de medida: o Big Mac.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Digital

Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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