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Alexis Pagliarini

ESG em eventos: não é um bicho de 7 cabeças

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Por Alexis Pagliarini

Cresce a demanda de todos os setores da economia pela adoção de práticas alinhadas aos princípios ESG, mas, paradoxalmente, o setor de eventos ainda se mostra titubeante quanto a aplicação de práticas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e ética.

As agências e fornecedores, em sua maioria, mostram-se reativos, esperando que seus clientes exijam uma política ESG para, aí sim, se mobilizarem para atender. Alguns desses, mais antenados, já estão agindo proativamente, procurando assim uma vantagem competitiva. Mas a maioria ainda resiste.

Em artigo anterior, enfatizei que o ESG está vivendo um verdadeiro boom em todos os setores. Mas é importante fazer essa ressalva ao setor de eventos. E a razão principal dessa certa passividade é uma suposta complexidade que acrescentaria mais itens ao já extenso check-list do organizador de eventos. Sim, quem organiza eventos tem uma lista de tarefas que pode superar 200 itens.

Quando o organizador se depara com mais um número expressivo de providências, a primeira reação é a de resistir ao acréscimo de trabalho. Como especialista, tenho procurado desmistificar o processo ESG e demonstrar que boa parte das providências já está incorporada aos eventos. É mais uma questão de alinhar o mindset para uma organização mais sustentável.

Não é um bicho de sete cabeças. Vai dar mais trabalho sim, não nego, mas dá também uma grande satisfação a todos os envolvidos – clientes, agências, venues, fornecedores – ver o evento acontecer sob os critérios ESG. Quem não quer contribuir com o meio ambiente ou com as questões de igualdade, DE&I ou ainda com relações éticas e transparentes? Costumo dizer aos meus interlocutores que ESG é mais bom senso e sensibilidade do que uma tarefa de compliance.

Recentemente, assumi uma assessoria permanente ao WTC Events Center nas questões ESG. Depois de um diagnóstico criterioso mostrar que o espaço já cumpre um procedimento alinhado às melhores práticas (veja relatório por este link: https://www.wtceventscenter.com.br/esg/), agora há o desejo de estimular toda a cadeia, principalmente o organizador de eventos, a aderir aos princípios.

Fico muito feliz com a atitude do WTC Events Center e agradecido por me envolver nesse processo de melhoria contínua e engajamento. Também tenho tido chance de contribuir com a UBRAFE, que criou um comitê dedicado às questões ESG. São atitudes como essas que tornarão o mercado de eventos mais sustentável, inclusivo e ético. Já tenho sido procurado por organizadores que querem adotar práticas ESG desde a concepção e o planejamento de seus eventos, mas essa procura ainda é tímida.

Como forma de estímulo, compartilho aqui a metodologia que recomendo aos meus clientes. Ela se resume em 4 etapas: Know, Be, Do, Say. Know, de conhecer: é preciso conhecer as variáveis por trás do acrônimo ESG, procurando setorizar as questões ambientais (água, energia, resíduos, CO2 etc.); Sociais (compliance trabalhista, DE&I, preconceito, etc.) e Governança (contratos, relações éticas, transparência, etc.). Depois do Know, vem a etapa Be, que nada mais é do que a incorporação de processos alinhados aos critérios ESG no âmago do seu planejamento. Aí vem o Do, de fazer. É o momento de colocar em prática tudo o que foi concebido no planejamento. E, finalmente, o Say, de comunicar, de confeccionar um relatório demonstrando os resultados de todas as práticas adotadas. É claro que simplifiquei bastante o processo aqui, mas o importante é o entendimento de que aplicar ESG é bem menos complexo do que parece. Bora começar?

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Alexis Pagliarini

Eventos mais sustentáveis em 2025

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Por Alexis Pagliarini

A vitória de Donald Trump nas eleições americanas pode dar a falsa impressão de que o negacionismo da crise climática e o desprezo às causas sociais podem atrapalhar a evolução do capitalismo consciente e da aplicação dos princípios ESG. De fato, é sabido que Trump – e seus simpatizantes – veem as questões ambientais, sociais e mesmo de governança com um viés de certa negação. Tanto é que, no seu mandato anterior, Trump negou-se a ratificar a participação dos EUA no Acordo de Paris, desdenhando as metas de redução de emissão de carbono.

Pela importância dos EUA, alguns podem temer um retrocesso nos processos de alinhamento ESG. No âmbito das empresas, porém, o tema ESG já está bastante maduro, com a incorporação efetiva de uma agenda mais sustentável na administração de negócios. Até porque, comprovadamente, empresas com maior maturidade ESG estão lucrando mais, conquistando a simpatia do mercado, garantindo melhor reputação e consequente longevidade. O mundo empresarial nem sempre leva em conta uma posição governamental, estabelecendo agenda própria, com pragmatismo e foco na eficiência.

Há de se considerar ainda o efeito Geração Z, que se mostra muito mais crítica à atitude das empresas em relação ao respeito socioambiental e governança ética. Os jovens preferem até ganhar um pouco menos, mas trabalhar em empresas respeitosas e mais sensíveis. O mesmo se passa na escolha de produtos: muitos preferem comprar itens produzidos por empresas conscientes.

Pensando especificamente nos eventos, é notável como a pauta ESG está mais presente. As empresas conscientes querem realizar seus eventos em locais que demonstrem um alinhamento aos critérios ESG, além de exigir das agências organizadoras e demais fornecedores um planejamento em compliance com as melhores práticas. As primeiras pedras já foram tocadas e o efeito dominó é inevitável: todos os stakeholders deverão ser, mais dia, menos dia, cobrados por um alinhamento ESG. Ano que vem é o ano da COP 30, a ser sediada no Brasil. Espera-se que a pauta ambiental esteja mais presente em todos os setores da economia. E os eventos não ficarão de fora. Preparemo-nos todos para efetivar eventos mais sustentáveis em 2025!

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Alexis Pagliarini

A avalanche IA

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É sempre assim: toda inovação disruptiva tem um primeiro momento de ceticismo ou uma reserva cuidadosa. Será que é pra valer mesmo? Lembra-se do metaverso? Ou antes mesmo: a Second Life. Lembra? Parecia que iríamos viver mais num universo paralelo, virtual, do que na nossa vida real, cheia de desafios.

O tempo passou e hoje mal falamos de metaverso, muito menos de Second Life. Embora seus recursos estejam sendo aplicados aqui e ali. E aí veio a tal da Inteligência Artificial. Parecia mais um roteiro de ficção: bilhões/ trilhões de dados sendo manipulados para gerar outros dados, a serviço de quem os comandam. Que louco! Será que vai pegar? Antes mesmo de terminar a pergunta, vemos uma avalanche de utilizações baseadas em inteligência artificial. E não para: todos os dias vemos novas e surpreendentes utilizações. Outro dia, numa reunião online, os primeiros a entrar foram assistentes virtuais, que acompanham a reunião para dar um suporte posterior aos usuários de carne e osso, lembrando os principais pontos discutidos, fornecendo alternativas de follow-up.

Eu passei a usar a IA Generativa para pesquisas, textos e imagens e às vezes me sinto meio que “roubando no jogo”. Posso considerar que um texto gerado por mim com o auxilio da IA é mesmo de minha autoria? Sim, é! Primeiro, porque sem um prompt muito bem formatado, não sai coisa boa. Segundo, porque a ideia do tema, o julgamento e a responsabilidade do material gerado são meus. Por via das dúvidas, tenho acrescentado a informação de que houve auxílio de ferramenta de IA para o material gerado (seja texto ou imagem). Uma coisa é certa: IA veio para ficar e vem mudando drasticamente estruturas dentro de empresas early adopters.

Com essa constatação, dois grandes pontos afloram de forma inescapável: 1- Isso tudo será bom ou ruim para as pessoas? Quando digo pessoas, penso nas pessoas físicas, naqueles que perderão seu emprego, substituídos por máquinas. 2- A questão ética. Os dados e as imagens não são gerados do nada, eles são fruto de uma manipulação de bilhões de outros dados, coletados de diversas fontes, muitas vezes sem autorização. Não à toa, os grandes veículos de comunicação estão reivindicando remuneração pelo uso de suas matérias, arduamente desenvolvidas para um fim específico de informar pessoas com credibilidade.

Responder à primeira pergunta não é fácil, mas podemos resgatar a história e constatar que os empregos perdidos pela inovação são substituídos por outros decorrentes da própria inovação. Assim, é previsível que tenhamos novas funções, tais como CPO (Chief Prompt Officer), especializados na formatação de prompts. Ou estrategistas de IA, que identificam oportunidades de uso de IA para diversas soluções. Ou ainda o analista de conteúdo IA, que deverá checar a pertinência e a veracidade das informações geradas por IA. Ouvi uma vez, de um palestrante no Cannes Lions: “Você não será substituído por uma máquina, mas por alguém que saiba lidar com elas melhor do que você”. É isso!

Já a resposta para a segunda pergunta é mais complicada. A IA não gera resultados totalmente idênticos aos coletados. Ela leva em conta os dados, mesclando-os de forma inteligente para formatar novas respostas. Sendo assim, é difícil identificar quais dados foram utilizados na geração de um novo conteúdo ou uma nova solução. Daí a dificuldade de se questionar a autoria da nova informação gerada. De qualquer maneira, o que esperamos é que a IA seja utilizada para o bem e melhore a vida das pessoas.

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