Empresa
Petrobras lança game inspirado na transição energética no Fortnite

A Petrobras lança o “Energy Cars Tycoon”, um game online que combina entretenimento e educação na plataforma de jogos gratuitos do Fortnite. O objetivo é engajar a Geração Z (jovens nascidos entre 1994 e 2012) e promover a conscientização sobre a transição energética justa. O projeto inédito, que mistura Tycoon e Corrida, foi criado pela Ogilvy Brasil em parceria com a Druid Creative Gaming e Pixel Hunters.
Com anúncios que reforçam a mensagem “corra, colete, evolua”, o game incentiva os jogadores a correr com veículos conceituais para coletar recursos, desenvolver suas bases e investir em equipamentos para aumentar seu desempenho. Para isso, dois veículos são movidos a combustíveis criados pela Petrobras e já usados nas pistas do mundo real: a gasolina Podium Carbono neutro – a única que tem todas suas emissões compensadas – e o Diesel R, que contém insumos como o óleo vegetal na sua composição. Mantendo a ideia de energias mais sustentáveis e descarbonizadas, há ainda os veículos movidos a hidrogênio e o elétrico.
“O universo dos games se mostra um ambiente propício para abordarmos um assunto tão importante como a transição energética justa, aproximando a Petrobras da Geração Z. O tema é abordado de forma dinâmica, unindo duas pautas relevantes para o jovem: tecnologia e meio ambiente. Com esta ação no Fortnite, criamos uma experiência de marca disruptiva e ao mesmo tempo conectada aos interesses desses jovens”, avalia a gerente de publicidade e mídia da Petrobras, Ana Claudia Esteves.
Todo o gameplay acontece em uma ilha, com cenários detalhados e quatro pistas temáticas, cada uma representando um tipo de energia assim como nos veículos. A floresta traz montanhas, plantações e áreas verdes de baixo impacto ambiental. No autódromo, arquibancadas com público NPC garantem uma experiência mais realista. A pista futurista, transmite tecnologia, utiliza vapor, água e eletrólise, destacando a velocidade. Já a pista costeira combina praia e mar, com áreas de salto que tornam o jogo ainda mais desafiador e emocionante.
O anfitrião é um robô projetado especialmente para acompanhar os participantes, transmitindo informações de forma leve e divertida. Ele interage com Peixoto, personagem amplamente conhecido pela comunidade do Fortnite. A jornada do Peixoto começa em seu quarto, onde ele recebe um convite especial do seu amigo robô para entrar no universo do Energy Cars. O personagem é transportado para a ilha do jogo, onde explora as pistas temáticas e interage com os elementos exclusivos de cada ambiente.
“Nosso objetivo com o ‘Energy Cars Tycoon‘ foi criar uma experiência além do entretenimento, proporcionando uma conexão genuína entre a Geração Z e a mensagem da Transição Energética Justa liderada pela Petrobras. Escolher o Fortnite como palco dessa narrativa foi uma decisão estratégica porque é um ambiente onde os jovens estão, e onde podemos conversar com eles de forma autêntica e relevante. Combinamos criatividade e tecnologia para entregar algo que diverte, educa e inspira”, destaca Mathias Almeida, diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil.
Empresa
McDonald’s leva experiências inéditas ao GP de São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, o McDonald’s acelera como patrocinador oficial da Fórmula 1 na América Latina, reforçando sua conexão com o universo da velocidade e da emoção. Durante o Grand Prix de São Paulo, o Méqui marca presença com experiências imersivas, ativações exclusivas e um quiosque próprio na Fanzone do GP de SP.
Pela primeira vez, o público poderá aproveitar o Quiosque da marca, que venderá McFritas grande, Chicken McNuggets (10 unidades) e os clássicos molhos Ranch e Barbecue. A novidade amplia a conveniência para os fãs que querem curtir o evento sem abrir mão do sabor de Méqui.
A marca ainda prepara um espaço interativo com simulador de corrida exclusivo para clientes Meu Méqui — programa de fidelidade da companhia —, exposição de um carro de F1 da marca e ambientes instagramáveis para que todos os visitantes registrem o momento com estilo.
“Nesse segundo ano de patrocínio, seguimos celebrando a oportunidade de reforçar valores que compartilhamos com a F1: paixão, trabalho em equipe, agilidade e excelência. Estamos muito felizes em proporcionar ainda mais conveniência e o inconfundível gostinho de Méqui aos fãs do automobilismo que estarão no GP de São Paulo este ano, com um espaço que reforça o papel do Méqui como ponto de encontro e experiência para todos os públicos”, destaca Ilca Sierra, diretora de marketing do McDonald’s Brasil.
E quem estiver fora do autódromo também poderá entrar no clima da velocidade: ao longo do mês de novembro, o Méqui oferece promoções especiais para celebrar a chegada do circuito brasileiro, com destaque para a oferta de dois sanduíches, como por exemplo Big Mac e Quarterão com Queijo, por até 40% off no app do Méqui.
Empresa
Kallas Mídia OOH transforma Belém em vitrine do OOH para a COP 30

Com a comercialização integral das cotas de mídia da COP 30, a Kallas Mídia OOH posiciona Belém (PA), como referência nacional do out of home. Marcas como Sebrae, EDP, Vale, Governo do Pará, Natura, Ambipar, Toyota, ACE (Potencializa) e Governo Federal (MTur, BB e CEF) garantiram exclusividade, apostando nos ativos da empresa, líder do segmento na região Norte, unindo propósito, tecnologia e impacto local.
Como operadora master do Aeroporto Internacional Val-de-Cans, a Kallas transformou o terminal em hub de comunicação e experiências imersivas. Foram desenvolvidas ativações como túnel de LED com conteúdo ambiental, espelho d’água com elementos naturais, ponte cenográfica, mais de 50 telas digitais, 80 faces internas e 15 externas de mídia estática, além de sete frontlights de grande impacto. O aumento de público colaborou com a comercialização em razão da alta de 57% no total de voos e da expectativa de 508 mil passageiros no período, segundo a ANAC, ampliando a visibilidade das campanhas.
Impacto, tecnologia e inteligência de dados
Os conceitos de inovação e impacto permearam todas as etapas do planejamento e execução das ativações oferecidas pela Kallas, refletindo a importância da região Norte como anfitriã do evento e o compromisso do Brasil com a agenda climática. Plataformas regionais como Zanzar e Cartaxi reforçaram a cobertura e permitiram comunicação contextualizada com o público em mobilidade, gerando campanhas mais estratégicas, segmentadas e mensuráveis.
“A COP 30 em Belém evidenciou a força do OOH como canal de comunicação e a capacidade da Kallas de entregar soluções inovadoras, tecnológicas e de impacto real, alinhadas à agenda global de sustentabilidade”, afirma Rodrigo Kallas, CEO da empresa. Segundo ele, o resultado reforça o protagonismo da Kallas Mídia OOH no Norte do país e consolida sua liderança no segmento, com projetos que combinam tecnologia, criatividade e impacto positivo.
Para Fernando Irrera, sócio e head de Produto da operação Kallas Norte, o modelo multiplataforma integrado da companhia, conectando aeroportos, mobilidade urbana e projetos especiais, tem se mostrado decisivo para ampliar a presença das marcas na região. “Em Belém, conseguimos engajar o público com experiências únicas, como ambientes imersivos e megaestruturas interativas, criando campanhas personalizadas, mensuráveis e com retorno comprovado”, destaca.








