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Bloco de rua da agência Tudo desperta interesse de marcas por carnaval

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‘Vem Ni Mim Que Eu Tô Com Tudo’, que completa quatro anos em 2017, circula no dia 18 pelos Jardins, zona Oeste de São Paulo, animado por um trio elétrico

Em 2013 um grupo de colaboradores da Agência Tudo (Grupo ABC) resolveu colocar de pé uma ideia inusitada: lançar um bloco de carnaval da agência e desfilar pelas ruas dos Jardins, em São Paulo. A equipe fez um requerimento na Prefeitura Municipal e, dias depois, recebeu uma grande notícia. O bloco havia sido aceito e faria parte da programação oficial do Carnaval de Rua paulistano. Foi assim que surgiu o ‘Vem Ni Mim que Eu Tô com Tudo’, um bloquinho de carnaval de rua que cresce exponencialmente ano a ano.

No primeiro ano, um carro de som embalado por uma playlist arrastou 150 animados foliões. Em sua última edição, no ano passado, já com banda e trio elétrico, a festa arrastou mais de 1.000 foliões. Em 2017, a página do evento no Facebook já conta com mais de 30 mil pessoas interessadas na folia, que acontecerá no dia 18 de fevereiro (das 11h às 18h), na Rua Canadá, 301 – Jardins. A folia será embalada pelo cantor baiano Vini Cohin e banda, que há quatro anos prepara um repertório especial de marchinhas, axés que marcaram os anos 90 e atualidades.

O ‘Vem Ni Mim que Eu Tô com Tudo’ também oferece uma opção aos que querem curtir a folia com um pouco mais de conforto. Quem adquire a camisa da festa (R$ 80) tem direito ao acesso à sede da Agência Tudo, onde acontecerá o ‘Esquenta Redondo Skol’ (a partir das 11h) e o ‘After Skol Beats Senses’ (a partir das 15h) nos jardins da agência. São eventos open bar com DJ, banda, customização de camisas, chapelaria e food trucks.

Para quem quiser curtir a folia sem pagar, a rua Canadá (que será fechada a partir das 12h) contará ainda com o trio elétrico, além de food trucks, banheiros químicos e pontos de venda de cerveja. Para minimizar o impacto no bairro, a agência programou um percurso combinado com a CET, espalhou banheiros pelo percurso em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros e organizou um arrastão de limpeza para recolher eventuais resíduos jogados no chão após a passagem do bloco.

“Há um tempo temos tentado fazer com que a sede da agência seja cada vez mais um espaço integrado com a cidade. Queremos ocupar cada vez mais as ruas para promover entretenimento e experiências de marca”, ressalta Cleber Paradela, sócio-head de estratégia da Tudo e um dos idealizadores do bloquinho.

A fidelidade do público e a organização da festa vem atraindo o interesse de marcas. Em 2016 a festa contou com Amstel, Bacardi, Red Bull e sorvetes Green. Em 2017 recebeu um patrocínio exclusivo da Skol. Para seguir à risca o conceito da marca, o bloco promete fazer um dos bairros mais tradicionais de São Paulo se transformar no metro quadrado mais redondo do Brasil. Para isso, serão feitas intervenções ao longo do percurso.

O que era para ser uma brincadeira de funcionários, acabou se transformando em uma ferramenta da agência de experiências de marca. A ação se tornou uma plataforma de relacionamento com os stakeholders da agência: clientes, prospects, patrocinadores, imprensa, ex-colaboradores e poderes públicos. Além de reverberar em todo o mercado. Apenas no Facebook o bloco jå impactou mais de 900 mil pessoas. Número significativamente maior do que as demais iniciativas de marketing realizadas para promover a agência. Para isso, o bloquinho deixou de ser um happy hour e se transformou em um projeto. Tem equipe dedicada, reuniões na prefeitura, assessoria de imprensa e assessoria jurídica.

Parece que a história se repete para Maurício Magalhães, presidente da agência. Em 1981 ele se juntou a um grupo de 13 amigos do Colégio Maristas, de Salvador, para colocar na rua o Bloco Eva. O carnaval de Salvador, naquela época, dava os primeiros passos na profissionalização. Sem perceber eles estavam surfando uma onda de oportunidade. A brincadeira também ficou séria e, ao longo de 35 anos, a empreitada projetou nacionalmente artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Ricardo Chaves, Durval Lelys, Emanuelle Araújo, Saulo e Felipe Pezzoni. “Para nós o bloquinho da Tudo é uma grande brincadeira. Mas, sem dúvida, está caminhando para se tornar um produto da Tudo”, encerra Maurício Magalhães, sócio da Tudo e do bloco Eva.

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Agências

Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Agências

Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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