Agências
Top People completa 18 anos com diversificada atuação de mercado
Empresa completa 18 anos de mercado, comemora caminhada crescente e olha para o futuro com otimismo
A TOP PEOPLE, especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, chega ao seu 18º aniversário, comemorado neste janeiro, como empresa sólida, estruturada e com muitas conquistas a serem celebradas. Daquele janeiro de 1999 até os dias atuais, muito mudou, para melhor. E, desde 2013, caminha numa crescente, que a tem permitido figurar entre as principais prestadoras de serviço dentro de suas três áreas de atuação: trade marketing, recrutamento e seleção e Business Intelligence.
Com metodologia própria e estrutura completa, a TOP PEOPLE tem como princÃpio atuar de modo a elevar o desempenho das marcas para as quais trabalha, direcionando todos os esforços para transformar cada parceria em algo exclusivo. E para alcançar este nÃvel está em constante atualização, buscando sempre soluções inovadoras. Uma empresa preparada e com forte espÃrito empreendedor que entende de varejo, de indústria, de canais de distribuição e de pessoas como ninguém. Não por outro motivo, seu slogan é âTransformamos presença em vendas!â.
Para Ãdila Ribeiro Berretella, proprietária e diretora da TOP PEOPLE, chegar aos 18 anos tem um significado muito especial. Afinal, desde que iniciou suas atividades, a empresa não apenas triplicou de tamanho, como também aumentou em 90% seu faturamento. Hoje, conta com 600 funcionários entre promotores, repositores, coordenadores e pessoal de apoio para atender diversificada carteira de clientes, que abrange segmentos como eletroportáteis, alimentação, telefonia, entre outros.
âà um momento único. De visitar o passado e relembrar nosso começo e de olhar para frente e vislumbrar nosso futuro. São 18 anos de muito trabalho, de muito aprendizado e de conquistas importantÃssimas para a empresa e todos aqueles que estão ou já passaram por ela. Tempo de agradecer a cada colaborador, a cada cliente, a cada fornecedor, enfim a todos. São figuras tão imprescindÃveis para nosso sucesso e, apesar das dificuldades e dos desafios impostos, não mediram esforços para nos ajudar a chegar até aqui. Que venham os próximos 18 anos. Estamos prontos para mais e mais conquistasâ, ressalta Ãdila.
Como parte das comemorações, ao longo de janeiro, a TOP PEOPLE tem realizado diversas ações voltadas a todos os seus públicos, interno e externo, de modo a tornar a data um momento simbólico. Além de logo especial e camisetas comemorativas para os colaboradores, criou uma série de posts para as mÃdias sociais nas quais está presente. E-mails marketing para funcionários, fornecedores, clientes, prospecções, entre outros, também estão sendo disparados.
Uma empresa que forma profissionais
âUma única semente é importante, mas muito mais importantes são as pessoas que semeiam. Temos muito orgulho de cada um que ajudou a TOP PEOPLE a plantar sonhos, oportunidades e desenvolvimento. E ficamos imensamente felizes quando vemos muitas dessas pessoas alçarem voos diferentes tendo como base nossos preceitos e ensinamentosâ, destaca a diretora da TOP PEOPLE.
Dentre essas pessoas, destacam-se Angelita, Marcelo e Ãrsula, que, a seguir, contam um pouco do que a TOP PEOPLE representa em suas vidas e carreiras:
âA TOP PEOPLE acreditou em mim antes de eu mesma acreditar e isso me transformou não apenas como pessoa, mas também como profissional. Na empresa tive espaço, confiança. Lá me ensinaram e me deixaram caminhar com minhas próprias pernas. Me deram liberdade e acreditaram no meu potencial. Cresci, me tornei melhor e hoje tenho imensa gratidão. Muitos e muitos 18 anos para a TOP PEOPLEâ, Angelita Alves, ex-promotora e coordenadora da TOP PEOPLE e atual trade marketing da Britânia
âEm 2012, havia voltado a São Paulo após uma temporada fora e estava totalmente deslocado. Foi a TOP PEOPLE que me tirou daquela situação me dando a oportunidade de mostrar meu potencial. Antes mesmo de terminar o perÃodo de experiência, já recebi minha primeira promoção. Foram 2,5 anos determinantes em minha carreira e no que sou hoje como profissional. Jamais me esquecerei de dois legados que trago de lá: honestidade com colaboradores e relação de amizade. Parabéns TOP PEOPE, sucesso sempre!â, Marcelo Rios, ex-marketing e coordenador de campo da TOP PEOPLE e atual supervisor comercial de mercado interno da GTFoods
âUma escola e tanto, que me preparou, me ensinou a lidar com diversos públicos e me deixou pronta para o mercado. Foi isso o que a TOP PEOPLE fez por mim. Foram 5 anos de muito aprendizado, que hoje me permitem olhar os detalhes e enxergar tudo com muito mais clareza, algo imprescindÃvel para minha área de atuação. Muito obrigada por tudo TOP PEOPLE. Sucesso e muito mais conquistas!â, Ãrsula Terlera, estagiária, promotora de vendas e coordenadora de marketing da TOP PEOPLE e atual gestora de vendas da Tramontina
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.