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Agência Newton faz dois anos, anuncia duas novas contas e se fortalece com um modelo inovador de gestão
Entram para a carteira de atendimento a incorporadora Yuny e a multinacional francesa Schneider Electric, que se unem aos clientes Omint, Coopertires, Porte, entre outros
A agência Newton comemora dois anos de operação no mercado anunciando duas novas contas. Entram para a carteira de atendimento a incorporadora Yuny, focada no desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais de alto padrão em regiões nobres de diversas cidades brasileiras, e a multinacional de origem francesa Schneider Electric, lider global na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação. Nesse primeiro biênio, a Newton consolida seu posicionamento como agência independente focada em comunicação, consultoria e marketing digital com um modelo disruptivo de gestão operacional.
Ao lançar a agência, em setembro de 2017, seus criadores não queriam apenas oferecer seus serviços como profundos conhecedores do mercado e das tecnologias para propor as melhores soluções em comunicação aos seus clientes. A meta foi proporcionar eficácia estratégica aliada a um modelo de operação bem diferente do que se vê comumente no mercado, calcado em forte preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida de sua equipe e uma configuração diferenciada para a sua remuneração.
“A Newton é uma agência de soluções, independentemente do canal, formato, público, plataforma, tecnologia e mercado. Somos profundos nos negócios dos nossos clientes e buscamos entender a fundo as suas necessidades e cada detalhe da operação, para então oferecermos as propostas ideais e totalmente adequadas em comunicação ou tecnologia”, afirma o CEO, Ton Santos. Ele conta que o trabalho na agência é feito por times independentes, divididos por squads que tem total imersão nos negócios dos clientes, para maior conhecimento de suas necessidades em comunicação e detecção das melhores tecnologias a serem aplicadas para cada um. “Nossa relação com os clientes não é de meros fornecedores de serviços e soluções. Partimos da premissa de que há uma parceria estratégica e de confiança entre nós, por isso abraçamos as suas causas e vamos sempre juntos, a quatro mãos, para entregarmos, sob medida, o melhor para cada um deles”, completa Ton.
Sobre o modelo de gestão, um dos pilares na relação da agência com sua equipe é sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. “Somos uma agência que reúne profissionais do bem com o propósito de trazer excelência para a comunicação para clientes do bem”, enfatiza Ton. Entre as práticas adotadas está a participação efetiva dos colaboradores no lucro e a jornada de trabalho diferenciada – ao contrário de grande parte das agências.
A Newton divide 50% do seu lucro com todos os seus colaboradores, de acordo com critérios previamente estabelecidos e avaliações de desempenho. Do valor que cada um recebe, 10% precisa ser obrigatoriamente investido no próprio desenvolvimento profissional, em cursos de especialização, por exemplo. A agência também tem regras que prezam pelo tempo e pela qualidade de vida da equipe, seja dentro ou fora da agência. “Incentivamos a produtividade dentro do horário comercial, adotando iniciativas para mitigar a necessidade de trabalho fora do horário de expediente, serões em finais de semana ou horas extras. Todos precisam se empenhar e se organizar para que seus horários sejam cumpridos de maneira que todas as necessidades dos clientes sejam bem atendidas” diz Brunno Torquato, head de Planejamento e Negócios da agência.
A agência
Além do CEO Ton Santos e do Head de Planejamento e Negócios Brunno Torquato, a Newton também tem como sócios a Head de Operações e Projetos Haline Benegas, Filipe Oliveira (Head de Criação), Thais Haddad (Head de Social Media e Conteúdo) e Victor Lima (Head de Tecnologia). A agência disponibiliza aos anunciantes serviços de comunicação integrada para todas as plataformas da publicidade, online e offline. Também realiza trabalhos especializados em mídia de performance, produção de conteúdo, desenvolvimento digital e mobile, além de consultoria em marketing voltada a posicionamento e branding. Sua equipe conta com cerca de 40 colaboradores alocados em planejamento, criação, produção audiovisual, mídia, BI, atendimento, social media, projetos, tecnologia, DBM, recursos humanos e administrativo.
“Nossa cultura está baseada em pilares como eficiência e eficácia, valorização do tempo do colaborador, remuneração ultra diferenciada à equipe, profundidade nos negócios dos nossos clientes, capacitação constante e uma busca incansável de fazer o bem a todos que fazem parte desse processo”, explica Ton Santos. “Temos como regra que a qualidade de vida de nossa equipe influi diretamente no desempenho de nosso negócio. Por isso, investimos constantemente recursos e energia no desenvolvimento de soluções para a gestão do nosso tempo dentro da empresa, o que nos permite ser até mais produtivos do que outras empresas que não se atentam ao assunto. Nossa política prega o rigor com os horários e estabelece uma carga horária semanal realmente diferenciada, com expediente de segundas às quintas-feiras das 9 horas às 18 horas, e de sextas-feiras das 8 horas às 14 horas, o que chamamos de ‘Short Friday’”, completa Haline Benegas.
Além das contas da Yuny e da Schneider Electric, que acabam de ser conquistadas, a carteira de atendimento da Newton inclui clientes como a Omint Saúde e Seguros, empresa líder do segmento de planos de saúde premium, que também atua no ramo de seguros; Morocó Desenvolvimento Imobiliário (incorporadora com atuação nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso), Porte Engenharia e Urbanismo, Referência em urbanismo na Região Leste de São Paulo, a 4ª maior fabricante de pneus dos Estados Unidos Coopertires, Esfera Energia (que fornece inteligência para consumidores do mercado livre de energia), a It’s Informov (empresa de arquitetura, engenharia e design para o segmento corporativo), a construtora Emccamp (que atua no segmento Minha Casa Minha Vida), a ong Sopro de Amor, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e as instituições de ensino Colégio Albert Sabin, Colégio AB Sabin e o Colégio Vital Brazil.
Para o último trimestre de 2019, o time de sócios se empenha no desenvolvimento de produtos e soluções digitais para seus clientes e para o mercado, além de novas frentes de negócios que, em breve, irão integrar o portfólio de serviços da jovem agência.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
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