Agências
Live marketing em alta: Agência MAK celebra conquistas em 2019
Com mais de 10 anos de história no mercado com expertise em eventos viabilizando soluções inovadoras à diversas empresas, a Agência MAK fecha 2019 com saldo positivo. Novas contas, eventos com recorde de faturamento e contratações estratégicas traduzem esse ciclo como positivo para agência paulistana, que geriu R$15 milhões em projetos neste ano.
Novos clientes
No primeiro semestre, a Grand Cru, a maior importadora de vinhos do país, fechou contrato com a MAK para realização de eventos e ativação de novos rótulos, após um satisfatório trabalho de jobs pontuais, assim como a Convenção Nacional da empresa. O primeiro evento com o carimbo e expertise da MAK foi o “Grand Tasting”, que aconteceu em maio em seis capitais do país: Porto Alegre, São Paulo, Maceió, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro.
Outra novidade na cartela de clientes é a Mondelez Brasil. Responsável por ativações, eventos e trade marketing de todas as marcas da multinacional de alimentos e bebidas, os primeiros com assinatura da MAK envolvem as campanhas de trade marketing para Lacta e Trident. Além dessas marcas outras que passaram a fazer parte do portfólio foram a Scala Laticínios, Açúcar Guarani e a seguradora Previsul,no qual a agência foi responsável pelo desenvolvimento de suas ativações e eventos.
“Estamos felizes e entusiasmados com o resultado de 2019. As marcas estão encontrando nas experiências para o seu público, frutos positivos e a fidelização desses clientes que gostam da surpresa e inovação nas comunicações. Conquistamos grandes parceiros neste ano e 2020 será ainda melhor”, conta Ti Bernardes, diretor comercial da agência.
Entretenimento
No portfólio de eventos, três aconteceram no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Durante a Copa América, este ano sediada no Brasil, a MAK assinou os eventos especiais que aconteceram no luxuoso hotel durante os jogos da seleção brasileira. Sempre com cardápios diferenciados, DJs exclusivos e a presença de cerca de 3 mil pessoas durante a programação, a festa entrou para o ranking dos eventos mais badalados da capital paulistana. Ainda esse ano, a agência é responsável pela realização do Cool Awards, da Cool Magazine, que recebe celebridades e convidados para uma noite de premiação e celebração do ano que encerra.
Além disso, a agência também é responsável pelo Réveillon Celebre que chega a sua 8ª edição este ano e já está entre as melhores festas da cidade no Ano-Novo. Os presentes terão open bar e food, além de um DJ set especial com direito a escola de samba Rosas de Ouro. Para os que desejam saber mais sobre o que 2020 guarda, cartomantes e tarólogas estarão à disposição dos presentes para consultas e previsões.
O Festival de Cinema de Gramado também entrou em 2019 para a lista de eventos. Em parceria com o grupo Austral, a MAK realizou a 6ª edição do Red Carpet Weekend, que bateu recorde de faturamento e animou o público durante três dias de programação.
Em Campos do Jordão, a agência teve seu selo em duas grandes festas. O Fire Up Lounge Bar, que carrega o name righting da Stella Artois e proporciona ao público, que chega a cerca de 14 mil pessoas, o mix de bar, restaurante e lounge. Outro case é o Winter Festival, que em parceria com a agência Deep e a Sutton – balada icônica de Barcelona indicada como um dos clubes mais exclusivos do mundo pela “The World’s Finest Clubes” -, agitou a cidade em dois dias de evento open bar com as festas Sutton Sunset Party e a Feijoada Stella Artois.
Equipe
No organograma da empresa, a contratação do Head de Planejamento Edson Santo Gentil Junior. O publicitário tem quatro anos de experiência na área e também acumula passagens por agências como Team Worker, Cappuccino Digital, 3Hree Comunicação, VISIA e Agência TUDO, onde já atendeu contas como Itaú, Weber Quartzolit, Fundación Mapfre, Banco Carrefour, Instituto Votorantim e Citibank.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
You must be logged in to post a comment Login