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5 dicas para manter a equipe motivada no final do ano

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É muito comum as pessoas aproveitarem o mês de dezembro para fazerem um balanço anual e planejarem os próximos 12 meses. Assim acontece também dentro das empresas, e nessa hora é importante agir para manter os colaboradores motivados, já que muitas vezes a tendência é relaxar, o que pode acarr etar na queda de rendimento e no comprometimento das metas.

Não existe época do ano para motivar a equipe, mas dezembro é o momento em que os colaboradores tendem a performar menos. E nessa hora é importante recompensar o time, não apenas com a tradicional cesta de Natal, mas com ações para integrar a equipe e fechar o ano com o ânimo elevado. Isso levará a um melhor desempenho já no próximo trimestre.

Não importa o segmento de atuação da sua empresa, nessa época do ano a tendência é que a tensão esteja mais evidente. Pesquisas recentes indicam que mais de 70% dos trabalhadores brasileiros tendem a ficar mais estressados no final do ano, e a principal causa são as metas a cumprir e os balanços que são feitos pelas empresas para fechar o ciclo.

Por isso, vejam as cinco dicas para contornar esse cenário e ajudar os líderes a manterem o pique dos colaboradores em alta, não somente nessa época do ano

1. Promova ações voltadas para o bem-estar

Crie campanhas internas focadas na saúde laboral e no combate ao estresse. Os resultados são importantes, mas a qualidade de vida dos funcionários precisam ser prioridade também. “Crie condições para que o estresse não tome conta da vida da equipe, seja organizando happy hours, sessões de exercícios de relaxamento no início ou no final do expediente, um dia de beleza para as mulheres ou um dia de massagem para os homens”, sugere Lacava.

“As possibilidades são infinitas para fazer com que os colaboradores se desliguem um pouco da pressão diária por performance e recarreguem as energias para retomar as atividades com mais ânimo e dedicação, além de integrarem toda a equipe”, explica o especialista.

2. Avalie a performance de forma coerent

Um mês do ano pode ter sido mais produtivo que o outro, por diversos fatores, mas as metas alcançadas precisam ser apontadas de forma clara e objetiva, principalmente se as causas dos baixos resultados não forem o desempenho da equipe. “Enfatize isso na hora de apresentar sua avaliação, não se atenha somente aos pontos negativos. Tudo que um gestor mais quer é uma equipe que ainda tenha fôlego para fechar o ano correndo atrás de bons negócios para a empresa”, explica.

3. Reconheça os méritos da equipe

Celebre as conquistas alcançadas pelos colaboradores. Saber reconhecê-las é o que manterá sua equipe motivada, mesmo em meio a pressões e metas a serem batidas. “O ideal é que o reconhecimento seja proporcional ao retorno que aquele resultado proporciona para a empresa. Busque entender o significado do reconhecimento para o desenvolvimento do colaborador, e o recompense por meio de prêmios físicos, bonificações, ou até mesmo um almoço pago pela empresa para comemorar. Pequenos atos de reconhecimento são sempre motivadores”, ensina.

4. Seja um líder democrático

A participação dos integrantes da equipe não é só no momento de conquistar resultados e atingir metas. Mesmo que a atuação deles não esteja atrelada às decisões estratégicas da empresa, é importante que os líderes ouçam o que o time tem a dizer. “Desta forma, cria-se um laço maior de confiança que gera motivação, fazendo com que a equipe se sinta mais à vontade para dialogar quando sentir necessidade, e não somente em m omentos de alta tensão. “As pessoas gostam de se sentir uma peça essencial para o grande quebra-cabeça. Uma vez que começam a pensar na empresa como um todo, conseguem também ajudar na tomada das decisões mais assertivas do negócio, ou daquele departamento”, avalia Lacava.

5. Crie premiações coletivas originais

Lembre-se: seus colaboradores gostam de mimos – ainda mais nessa época do ano. Além do 13º salário, participação de lucros e bonificações, um presente de final de ano da empresa é sempre bem-vindo. O legal nessa hora é inovar, criar ações que fogem da convencional cesta de Natal. Presentear com ingressos de shows, peças de teatro ou exposições pode ser uma opção original e divertida, proporcionando um momento de lazer para o colaborado r com a família ou amigos.

Na festa de confraternização, que também é um evento muito esperado, também é bom buscar originalidade, em um ambiente inusitado que fuja do senso do comum. “Um happy hour em um local rooftop no final da tarde, onde os colaboradores possam apreciar uma vista da cidade, é uma opção diferente e que certamente agradará.

O fundamental para motivar a equipe é que os colaboradores sintam-se próximos de seu líder, sabendo que ele acompanha os processos e reconhece os esforços e os méritos de cada um. Há gestores que não sabem avaliar de forma correta o que está sendo feito por cada um dentro da empresa. Reconhecer sua equipe durante todo o ano faz toda a diferença para mantê-los empenhados em suas tarefas e alinhados aos objetivos da empresa.

Alexandre Lacava: Especialista em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante, coach, e autor do livro 7 Passos Para Ser Um Líder de Vendas.

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Por que a IA será a principal tecnologia de 2024?

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*Juan Pablo Ortega

A Inteligência Artificial é uma verdadeira tendência no mercado global e brasileiro, com companhias de diversos segmentos implementando-a em seus negócios e processos. Para se ter uma ideia, um estudo recente divulgado pela Microsoft e Edelman Comunicação mostra que 74% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil já a utilizam em seus fluxos de trabalho, aumentando o investimento de 27%, em 2022, para 47%, em 2023.

Além disso, um outro levantamento, desta vez do  Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) feito em cinco países, incluindo o Brasil, mostra que a IA será a principal tecnologia de 2024. Boa parte da razão por todo esse interesse por ela é a automação de diversas tarefas, fazendo com que times de empresas de diversos segmentos sejam mais eficientes e ágeis, com maior foco no core business.

Isso é o que mostrou um estudo feito no Brasil pela Access Partnership em parceria com a Amazon Web Services. De acordo com o levantamento, 97% de todos os empregadores do país pretendem utilizar a tecnologia até 2028, acreditando que a produtividade pode crescer 66% por meio dela. Além disso, 68% dos empregados veem a automatização de tarefas como o principal benefício.

O fato é que além dessa questão das tarefas, a Inteligência Artificial permite que empresas regionais alcancem uma atuação mais global. Isso porque a tecnologia elimina a barreira de linguagem. Então, por exemplo, um player da Colômbia que criou um negócio por lá não terá mais dificuldade em se comunicar com empresas ao redor do mundo, já que a tecnologia é capaz de se expressar em diferentes idiomas.

E um dos setores bastante beneficiados pela tecnologia é o de e-commerce. Estudo da Gartner aponta que o mercado global deve movimentar, até 2030, US$16,8 bilhões graças ao impulsionamento da Inteligência Artificial (IA) nesse setor. Aqui, vale destacar que o maior benefício se dá na parte de pagamentos, já que a ferramenta é capaz de identificar certos padrões e comportamento por usuário, como produtos usualmente adquiridos, valores das transações, localidade em que são feitas, métodos mais utilizados, etc.

Assim, a experiência do consumidor nessas plataformas tende a ser mais rica, pois a empresa consegue conhecer melhor quem está comprando seus produtos e, dessa forma, fazer ofertas mais assertivas, engajar mais clientes e converter mais vendas. Além disso, justamente por saber mais do perfil do usuário, a IA é efetiva no combate a fraudes, pois consegue detectar mais facilmente quando os padrões de transação de um certo consumidor estão fora do normal.

Contudo, uma das melhores funcionalidades da IA também pode ser seu maior desafio. Hoje em dia, as chamadas “deep fake” são uma verdadeira dor de cabeça tanto para consumidores quanto para as companhias, pois essa tecnologia consegue imitar o rosto e a voz de uma pessoa de forma muito convincente, o que acaba sendo o suficiente para um golpista se aproveitar disso para cometer os mais diversos crimes. Para se ter uma ideia, dados da consultoria Markets and Markets estimam que o investimento em soluções para detectar essas imagens fraudulentas deverá aumentar 41,6% anualmente nos próximos cinco anos. Além disso, o mesmo levantamento aponta que os custos com as ferramentas focadas neste propósito devem ir de US$ 600 milhões, em 2024, para US$ 4 bilhões até 2029.

Dessa maneira, mesmo com tamanhas vantagens, os players devem ficar atentos e pensar em soluções para mitigar esses riscos trazidos pela aplicação criminosa da Inteligência Artificial. Em relação às deep fakes, por exemplo, é importante seguir algumas dicas como conferir a qualidade do vídeo, verificar a sincronia labial com o que se está sendo dito e, em caso de desconfiança, fazer alguma pergunta específica em que somente o verdadeiro interlocutor saberia a resposta.

Além disso, claro, sempre contar com ferramentas tecnológicas capazes de aferir a identidade correta do usuário. Um bom exemplo desse tipo de solução é a tecnologia 3DS, protocolo de autenticação para transações com cartão que é constantemente atualizado pelas bandeiras. Por meio dela,  é exigido do possível comprador uma etapa adicional de verificação do via SMS ou validações via aplicativos dos bancos. Isso inibe as ações de golpistas e ainda envia um alerta para os bancos em casos muito suspeitos.

Podemos concluir que a IA é uma tecnologia que veio para ficar, representando o futuro dos negócios ao redor do mundo. Por mais que ainda tenha algumas falhas que necessitam de ajuste urgente, não é nada impossível de ser consertado ou que então invalide as outras vantagens trazidas. Precisamos ter sempre em mente que a tecnologia anda ao nosso lado, facilitando nossa vida e possibilitando que o mercado tenha melhores resultados.

*Juan Pablo Ortega – CEO e cofundador da Yuno

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IA Generativa, busca por voz e influenciadores: o que esperar do marketing de performance ?

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*Salomão Araújo

Estamos acompanhando grandes mudanças nas estratégias de marketing de performance e é preciso se preparar para o novo momento do mercado e das boas práticas do marketing digital. O segmento está se preparando para uma jornada transformadora, oferecendo às empresas novas oportunidades de crescimento e inovação. Estratégias baseadas em parcerias com produtores de conteúdo crescem cada vez mais, assim como a necessidade de identificar modelos de mídia mais eficazes e sinergias entre consumidores, afiliados, anunciantes e redes de mídia em setores e verticais em crescimento.

E o mercado já demonstra otimismo maior do que em 2023: levantamento realizado pela plataforma brasileira Influency.me revelou que 68% dos 300 participantes entre influenciadores, agências, assessores e marcas, pretendem aumentar o investimento em marketing de influência em 2024. Com a adoção acelerada de IA generativa, novas formas de impacto, engajamento e interatividade emergem no mercado, e a capacidade de antecipar e se adaptar a mudanças dinâmicas torna-se fundamental. Pesquisa da The Good Strategy fez um levantamento destacando alguns números importantes para o crescimento do segmento de afiliados, apontando que o valor global do mercado de afiliados foi estimado em US$ 16,2 bilhões até o terceiro trimestre de 2023 e que este mesmo mercado deverá atingir US$ 27,78 bilhões até 2027 e US$ 38,3 bilhões até 2030.

Considerando essas projeções e mudanças esperadas é preciso estar preparado para construção de estratégias assertivas para aproveitar a boa onda. Um dos pontos de atenção será a adoção acelerada de automação e integração de IA. Aplicativos como Dall-E e Chat GPT tem ganhado cada vez mais destaque e mais de 90% dos profissionais de Marketing de Afiliados nos EUA já fazem uso da IA generativa, principalmente para criação de conteúdo, copywriting e pesquisa de mercado.

A IA continuará a se integrar à gestão diária de programas de afiliados, facilitando a correspondência entre marcas e produtores de conteúdo. Os afiliados precisarão elevar seus padrões para se manter bem posicionado em rankings orgânicos, com foco em proteger seus resultados de pesquisa. Em meio a atualizações dos algoritmos em mecanismos de busca, eles aumentam as taxas de colocação e comissões para anunciantes.

Também é esperado um aumento dos buscadores por voz. Em 2021, o relatório State of Search Brasil já demonstrava que 42% dos usuários de dispositivos mobile utilizavam tanto a  pesquisa por texto como a função de busca por voz. Para se ter uma ideia, o número de celulares conectados ultrapassa o número de habitantes no Brasil, sendo 242 milhões de aparelhos, de acordo com dados da FGV. Profissionais de marketing de afiliados precisarão otimizar estratégias para consultas de voz, priorizando palavras-chave conversacionais e conteúdo localizado para comunicar aos seus públicos de interesse com maior assertividade.

Tão potente quanto a IA e os buscadores por voz será o poder das parcerias com micro e nano influenciadores, que ganharão ainda mais destaque, oferecendo autenticidade e confiança. Parcerias com criadores de conteúdo e influenciadores crescerão  impulsionando iniciativas de conscientização de marca e descoberta de produtos, com ascensão de formatos de conteúdo em vídeo e compra direta.

Com metas de crescimento ambiciosas, veremos em 2024 um ano para testar novas automações alimentadas por IA, se aproximar de novos criadores de conteúdo e nano influenciadores, experimentar formatos de vídeo e consolidar orçamentos de marketing para manter a visibilidade e a relevância no ecossistema de afiliados.  À medida que os preços dos anúncios aumentam e sua eficácia diminui, o marketing de afiliados se mantém em ascensão, e as parcerias com produtores de conteúdo podem impulsionar o crescimento de forma mais eficiente para qualquer negócio. Ao abraçar essas tendências, as chances de se obter sucesso com o marketing de performance aumenta exponencialmente.

*Salomão Araújo –  VP Comercial da Rakuten Advertising

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