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4 motivos para adotar os post-its no desenvolvimento de competências

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Os papéis adesivos auxiliam a manter a produtividade do colaborador sem abrir mão do dinamismo e agilidade no processo de aprendizagem corporativa

Enquanto a importância da área de Treinamento & Desenvolvimento se consolida cada vez mais no ambiente corporativo, o nível de satisfação das empresas em relação a este serviço permanece sem grandes avanços. Pelo menos é o que indica o Panorama de Treinamento no Brasil. Segundo informações divulgadas pela pesquisa anual, o indicador alcançou o número de 20% de satisfação em 2017. Mas caiu para 15% no último ano.
Diante desse cenário, é possível perceber certa dificuldade do setor em lidar com a realidade empresarial na qual o treinamento não é uma prioridade dos colaboradores. Outro fator de influência na assertividade do desenvolvimento de competências é a quantidade de dados a que as pessoas são expostas diariamente.
Não é à toa que o designer instrucional precisa saber como manter a produtividade do funcionário sem abrir mão da agilidade no processo de educação corporativa. De acordo com Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®, metodologia que tem revolucionado a maneira como as pessoas desenham os seus processos de aprendizagem corporativa, um caminho para solucionar esse desafio é a objetividade na transmissão de conteúdo. Na prática, a síntese de informações é a habilidade de captar e disseminar apenas as ideias essenciais em um treinamento. Logo, é o ato de dispensar os dados extras.
Aqui é onde entram os post-its.
Os papéis adesivos (de diversos formatos e tamanhos) vão muito além dos tradicionais blocos de notas. “Para tornar o treinamento atrativo aos aprendizes, é fundamental elaborar as ações com rapidez e dinamismo. E esses aspectos se alinham completamente aos pilares dos post-its, que facilitam a transmissão e absorção de conteúdo, principalmente ao serem utilizados em cores diferentes a fim de simplificar a associação do cérebro em determinada tarefa ou informação. Além disso, também faz toda a diferença no treinamento levar em consideração as reais necessidades de quem participará da iniciativa”, afirma Flora.
Entre as características benéficas dos post-its para as ações de aprendizagem corporativa estão:
Liberdade – Ao longo da construção de uma solução de aprendizagem é comum que os envolvidos neste processo fiquem com receio de expor as ideias. Neste caso, o post-it é ideal para mudar este mindset. Afinal, os papéis foram projetados para serem usados temporariamente e descartados em seguida. Ou seja, passam a mensagem de que não há problema em errar, pois sempre tem uma nova chance de acertar.
Versatilidade – O post-it não é feito de regras. Então, é possível contribuir com uma frase, palavra ou até mesmo um desenho. Essa versatilidade captura melhor a ideia da mensagem a ser transmitida e acompanha uma liberdade que estimula a exploração de insights.
Clareza – O tamanho do post-it é decisivo para trazer clareza à construção de uma solução de aprendizagem, pois induz os envolvidos a expor a essência das ideias. Por consequência, os insights extras que não agregam realmente ao treinamento já são deixados de fora logo no início, e a discussão é direcionada às reais necessidades do aprendiz.
Colaboração – Os designers instrucionais estão acostumados a elaborar um treinamento em frente ao computador, mas o processo não precisa ser exatamente assim. A atividade pode ser leve, dinâmica, totalmente alinhada às estratégias do negócio e mais completa ao inserir outros pontos de vista (inclusive, os da alta liderança). Para que isso aconteça, é simples. Basta dar boas-vindas ao trabalho colaborativo.
Para mais informações, acesse: canvastrahentem.com
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Painel feito com 1.400 latas de alumínio é inaugurado no metrô Sumaré

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Até o dia 9 de junho, um painel de 11,3 metros, produzido com aproximadamente 1.400 latas de alumínio, vai declarar seu amor pelos oceanos na passagem da Unibes Cultural para o metrô Sumaré, em São Paulo. A ação é realizada pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, em parceria com a Unibes Cultural, e traz um retrato do fundo do mar de Fernando de Noronha (PE) para a cidade, em uma reprodução em alta qualidade de uma das obras do fotógrafo Marcelo Krause, mundialmente reconhecido pelos registros subaquáticos.

A foto retrata uma tartaruga-de-pente em seu habitat natural, acompanhada da frase “Nosso amor pelo oceano é infinito”. A instalação é um convite às pessoas para repensarem escolhas de consumo e buscarem alternativas mais sustentáveis para a preservação dos ecossistemas. Servindo como uma experiência sustentável, a obra é composta por latas de alumínio, embalagem que, no Brasil, é amplamente consumida, com cerca de 33 bilhões de latas produzidas anualmente, e reciclada de maneira abundante, com taxa de 98,7%. Em parceria com o centro cultural localizado na Oscar Freire, a Ball também instalou um painel de 5 metros dentro do museu e está preparando uma surpresa para o Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8 de junho. Todos os que visitarem o local poderão escanear um QR code posicionado junto à obra e, então, navegar por uma página online com conteúdo ambiental e dados sobre o painel.

“No Brasil, um dos países que é referência mundial em reciclagem de alumínio, esse nosso amor cultural pelas praias deve se tornar consciente. Nós precisamos cuidar dos oceanos. Esse painel é emblemático por ser montado com latas de alumínio, que têm um índice de reciclagem de quase 99% no país, e tem um ciclo de vida real e circular, sem desperdícios em aterros ou, pior, no meio ambiente”, conta Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.

“Uma das funções da arte é trazer reflexão. Em um 2022 em que sentimos cada vez mais o impacto das mudanças climáticas e da poluição marinha, despertando a urgência pelo cuidado do ser humano em relação ao planeta, a arte se une à necessidade de responsabilização pelo meio ambiente e traduz neste painel o amor consciente pelos mares. A Unibes Cultural trabalha com exposições que causam contemplação, e temos orgulho de receber o painel gigante da Ball que traz a ideia tão clara de como o consumo pode se reverter em carinho com oceanos”, diz Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural.

Todas as embalagens utilizadas na instalação serão recicladas.

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Kitano promove experiência culinária imersiva

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A Kitano, marca de temperos e especiarias pertencente à General Mills, promove uma experiência culinária imersiva no Rooftop Kitano Reserva, instalado no alto de um prédio no coração de São Paulo. Em parceria com as agências Mestiça e Grupo InPress, a marca realiza um evento fechado para convidados, com uma linda vista da metrópole, próximo à Avenida Paulista, a marca lança sua nova linha premium de temperos, a Kitano Reserva.

A ação foi desenvolvida buscando reverenciar a nova linha de produtos, que leva a Kitano para um novo caminho no universo de temperos e especiarias, o premium, o reservado, o exclusivo. Kitano Reserva é a excursão da marca no mercado de ingredientes premiuns que cada vez mais é demandado pelo consumidor que aprecia uma cozinha mais elaborada, mesmo que cozinhar não seja sua profissão, mas quando faz, não abre mão de ter acesso ao que existe de melhor no mercado para desenvolver suas criações.

Estamos bastante animados com a entrada da Kitano nesse novo mercado”, comenta Géssica Sponchiado, gerente de Marketing da Kitano. “Gostamos de ter opções de produtos para os diferentes públicos consumidores, do paladar mais simples ao sofisticado”, completa.

Ao longo da semana, a Kitano vai receber 5 creators de São Paulo: Lucas Barreto, Milena Toscano, Fabi Santina, Mari Rezende e Clarisse Duarte – que vão cozinhar para seus amigos. Cada influenciador vai criar uma receita de prato principal utilizando um produto da linha Kitano Reserva. A entrada e sobremesa ficarão a cargo do Chef Samuele Oliva, do The View, que também será responsável por outros pratos principais.

Cada influenciador terá o suporte de uma equipe que vai ajudá-lo em todo o processo, da seleção dos ingredientes ao serviço de mesa. E, claro, utilizando os temperos da nova linha, que reúnem sabores selecionados para conferir mais intensidade e frescor às receitas, além do design sofisticado, tudo para que vivam a experiência completa de um verdadeiro Chef nessa ocasião tão especial.

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