Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

2018 será o ponto de partida para uma nova realidade do setor de feiras e eventos

Publicado

em

Empresários e especialistas acreditam que segmento Ã© um dos principais pilares para recuperação econômica

A 13º edição do ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos) reuniu, em São Paulo, especialistas e empresários, que acreditam numa nova realidade para o mercado de feiras e eventos. Mesmo com o atual cenário do país e os cortes de gastos, o setor nunca parou, justamente pela eficiência e a certeza de uma retomada econômica.

Entre os pontos discutidos no primeiro painel, do ESFE, está o reflexo do calendário de feiras e eventos na geração de novos negócios. Já que estamos abordando um mercado promissor que alimenta uma grande cadeia econômica, tendo o setor de turismo de negócios extremamente atrelado a este desenvolvimento. O fato é que não são apenas os participantes dos eventos que são beneficiados, mas a cidade como um todo. Um dia de feira gera um aumento no uso de transportes coletivos e na prestação de serviços como, por exemplo, na rede hoteleira e restaurantes. O que desencadeia na geração de novos empregos, beneficiando vários setores.

E este pensamento foi compartilhado entre os participantes do debate Pensar Global, Agir Local. Entre eles: Nick Dugdale-Moore – gerente de Desenvolvimento de Negócios da UFI, Arthur Repsold – CEO da GL events Brasil, Juan Pablo de Vera – presidente do Conselho de Administração da UBRAFE e VP Sênior América Latina da Reed Exhibitions, Paulo Ventura – diretor Superintendente do Expo Center Norte, Fernando Horta – diretor Geral da CCN – Convention Center Network, Marco Basso – presidente da Informa Exhibitions Brazil e Paulo Octavio Pereira de Almeida – VP Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Já o segundo painel, “M.I.C.E. – na Mosca”, contou com participação de Toni Sando – presidente Executivo do Visite São Paulo|UNEDESTINOS, Santiago González – diretor Regional para América Latina e Caribe da ICCA, Milagros Ochoa – diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Celio Ashcar Jr. – sócio-diretor da AktuellMix e Chairman da AMPRO, Fabio Rossi – diretor Executivo da Flytour Eventos, Rodrigo Cordeiro – diretor de Organização de Congressos da MCI Brasil, e Ricardo Riello – gerente Jurídico da Federação Nacional de Hotéis e Restaurantes. Neste debate, os especialistas reforçaram a importância da união dos organizadores de eventos. E afirmaram a necessidade do setor entender o seu valor e aprender a conduzir as propostas e concorrências desleais. Ou seja, é preciso saber falar não para os clientes que exploram e impõem como vão conduzir o serviço prestado. Além disso, os membros deste painel enfatizaram que o organizador é quem deve conduzir suas condições de trabalho. Outro assunto de destaque foi o poder do Live Marketing e a importância de alinhar a digitalização a favor das campanhas de incentivo.

Outra consideração dos especialistas sobre a relevância do mercado de eventos, considerado uma importante ferramenta de comunicação para a geração e promoção de novas experiências para as pessoas. Isto porque o setor de feiras, juntamente, com o Live Marketing está em ascensão e propiciando relacionamentos, fidelização e ativações de marcas. Ou seja, é por meio do face to face que os negócios são realizados.

Mais que realizar um evento, o ESFE tem como premissa compartilhar conteúdo e gerar novos negócios, entre as marcas participantes. E uma das ações que gerou bastante interação foram os Showscases, que, este ano, contou com a apresentação de profissionais renomados do setor de Live Marketing, feiras e eventos como: Celso Santi – diretor da Programassom, Amadeu Ferreira – diretor da Engeve, Daiane Lima – diretora da Facilitydoc, Getúlio Tamada – diretor da Hotma, Cris Ayrosa – fundadora da Ayrosa & CO., Gisele Abrahão – CEO GVA, Diana Pomar – diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, Igor Tobias – diretor de eventos corporativos da MCI Brasil e Roberto de Ãvila Miranda, diretor da URM (Universidade Roberto Miranda). Com mais de 4h de duração, os especialistas abordaram temas peculiares como processos, planejamento, tendências, tecnologia, mão de obra especializada, além de assuntos abordados em prol do mercado de M.I.C.E (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições).

Com curadoria do especialista Oracio Kuradomi, diretor presidente da Empresários Brasil – especializada em reunir marcas para geração de networking e novos negócios, a Rodada de Negócios teve um grande destaque no evento. Com mais de 40 participantes, entre buyers, gestores de compras de promotores de feiras e eventos, agências de Live Marketing e clientes finais, a ação foi uma oportunidade para conhecer e gerar novas parcerias entre as marcas atuantes no setor.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados e a interação entre os players do mercado, durante o ESFE. E uma das inovações, desta edição, foi o palco principal com uma estrutura de 360°. Sem dúvidas algo inédito, que permitiu uma aproximação maior com público, durante os painéis de debate e o cerimonial de homenagem”, declara Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV e idealizador do ESFE.

De acordo com o executivo, 2018 será um ano ainda mais promissor para o setor. “O Brasil é um país consolidado com eventos com mais de cinco décadas de vida, sem falar do amplo e diversificado calendário”, finaliza.

Nesta edição, o evento tem Cota Platina do Expo Center Norte e da Levy. Já a CNC, GL Events, Hotma, Programasom e Tech House são os patrocinadores Prata. Na relação de Apoiadores estão: BEM Bacana, Caruso Lounge, EverBlock, Francal Feiras, Reed Exhibitions Alcantara Machado, Sofitel Guarujá Jequitimar e Vult Cosmética. Além delas, o ESFE está com o Apoio Institucional da ABEOC/ SP, ABRACE, AMPRO, México, UFI (The Global Association of the Exhibition Industry) e Visite São Paulo. E os Fornecedores Oficiais são: a Aresta Visual, Engeve, Facilitydoc, Inylbra, Just Eventos, G.A.M.E. Ambulâncias, Plug Locação, Prime, Promoled, Rubens Decorações, Shift e Tau Joy. Parceiros de Mídia: CARAS, IstoÉ Dinheiro, Rádio Bandeirantes, Rádio Band News e M&E.

Continue lendo

Eventos

UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

Continue lendo

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo