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?Moovit lança ferramenta de caronas no Brasil

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Novidade vai unir passageiros e motoristas com rotas comuns dentro das cidades para compartilhar suas viagens diariamente. São Paulo será a primeira cidade da América Latina a contar com a funcionalidade.

Os paulistanos acabam de ganhar um novo aliado para enfrentar o trânsito na capital e região metropolitana. O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana número 1 do mundo, anuncia hoje o lançamento no Brasil de sua ferramenta de caronas solidária dentro de cidades, o Moovit Carpool. São Paulo será o primeiro local na América Latina a contar com a novidade e, para incentivar a adoção, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma nessa modalidade.

O objetivo da nova função, que ainda está em versão beta, é otimizar o tempo de percurso dentro da cidade, complementando o serviço gratuito de rotas via transporte público já oferecido pelo app. “Essa novidade irá ajudar o usuário a chegar mais rápido no seu destino. Para quem já utiliza o Moovit, a carona aparecerá entre as opções de transporte”, explica Itay Gil, VP e Head do projeto Carpool na Moovit.

“Por outro lado, os condutores do Moovit Carpool também saem ganhando, pois além de não saírem de suas rotas, poderão economizar no trajeto diário à medida que compartilhará os custos com os passageiros. Além disso, uma vez que ocupação do veículo é maximizada, o congestionamento em ônibus, trens e metrô também tende a diminuir. Dessa forma, passageiros, motoristas e a própria infraestrutura de transportes da cidade de São Paulo serão beneficiados com uma relação de ganha-ganha”, acrescenta o executivo.

Como funciona?

Para os condutores – Os interessados em oferecer carona deverão instalar o novo app Moovit Carpool – Motoristas, disponível para smartphones Android e iOS. Durante o cadastro, o motorista precisa fornecer as informações de viagem que realiza diariamente, como local de partida, destino e seus respectivos horários, além do número de assentos disponíveis.

Para garantir que o Moovit Carpool seja uma ferramenta de economia compartilhada, não gerando lucro aos condutores, o aplicativo limita o número de viagens por dia e o número de passageiros por veículos: são permitidas diariamente apenas duas corridas por motorista
e até três passageiros por carro. Ainda, vale ressaltar que o valor que os condutores recebem por trajeto sempre é menor que o custo total da viagem, ou seja, não há lucro para o condutor e sim economia.

Como medida de segurança, são solicitados ainda o número do celular e a conta pessoal no Facebook – essa integração com a rede social é obrigatória. Dessa forma, tanto o motorista quanto o passageiro podem verificar seus respectivos perfis e entrarem em contato um com o outro, se necessário. O Moovit recomenda ainda que o condutor mantenha seu cadastro sempre atualizado e o mais completo possível, incluindo modelo, cor e placa do veículo, além de CPF e dados bancários.

“A integração com o Facebook foi uma das formas que encontramos para que os usuários se sintam mais seguros. Cada um pode ver quem é quem, verificar se possuem amigos em comum e acessar os telefones de contato para, no final da carona, se avaliarem. Essa avaliação, junto com as informações que iremos disponibilizar, vai ajudar a estimular a confiança entre os usuários”, explica Itay.

Após o registro, a viagem ficará disponível para os passageiros que procurarem pelo mesmo itinerário. Os pedidos de carona serão sempre submetidos à aprovação do condutor, que pode aceitar ou recusar cada nova solicitação de reserva. Ao final da carona, ele só precisa finalizar o trajeto no app. O valor calculado pelo Moovit será então registrado e depositado em sua conta bancária uma vez ao mês.

Para os passageiros – As caronas estão habilitadas automaticamente no Moovit para os passageiros. Para utilizar, basta acessar a última versão do app (5.4.5) e fazer a busca de um itinerário no planejador de viagens. Caso haja carona disponível, ela vai aparecer entre as opções de transporte sugeridas para aquela rota, junto com as opções de ônibus, metrô, trem e até o Uber, por exemplo – que hoje também está integrado com o app, trazendo o cálculo do tempo previsto e sugestão de valor, para o passageiro poder comparar e escolher o que mais lhe agrada.

“Nosso objetivo é realmente complementar os outros modais com uma alternativa de economia compartilhada. Há casos em que o passageiro pode, por exemplo, pegar uma carona até o metrô e seguir o seu roteiro com o transporte público”, acrescenta.

Ainda, o aplicativo permite cadastrar informações sobre o deslocamento diário para receber notificações toda vez que uma carona estiver disponível. Para habilitar essa função, basta acessar Configurações > Minha Carona Diária e cadastrar os endereços e horários dos trajetos realizados diariamente.

Selecionada a carona, será possível conferir os detalhes da viagem, incluindo o local do embarque, do desembarque e o mapa com o trajeto. Antes de decidir, o passageiro pode conferir os dados do condutor, como modelo do carro, e acessar o seu perfil no Facebook (para saber se possuem algum amigo em comum). Depois de reservar a carona, é só aguardar a aprovação do condutor. Depois que a viagem é aceita, os contatos são revelados e os usuários podem se falar pelo celular ou aplicativos de mensagens.

Para incentivar a adoção da nova ferramenta nesse primeiro momento, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma. A promoção é válida por tempo limitado.

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Brasil soma 1 milhão de influenciadores no Tiktok

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O TikTok, da empresa ByteDance, surgiu há 8 anos e já se consolidou como fonte de informação, em especial entre a “Geração Z”. Para 1 em cada 5 nascidos entre 1995 e 2010, o Tiktok é a única plataforma que utilizam para busca de informações, aponta relatório da Reuters Institute Digital News.

Para os criadores de conteúdo, a plataforma já é considerada a 2ª melhor para monetização do conteúdo, segundo pesquisa realizada pela Influency.me. A monetização se traduz no pagamento da plataforma ao influenciador pelas visualizações e alcance que seu conteúdo gerou, forma mais tradicional de lucrar com as redes sociais.

Para as marcas, o Tiktok já é considerado essencial, com 60% delas realizando ativações nessa rede social em 2023. Em 2022, esse índice era de 35%, de acordo com a Influency.me, que ouviu 350 profissionais do marketing de influência.

Levantamento realizado em abril de 2024 pela Influency.me aponta que o Tiktok já soma 1 milhão de influenciadores, consolidando-se como 2ª rede social com mais influenciadores no País. No Instagram, são 1 milhão e 200 mil produtores de conteúdo.

O TikTok é a rede social na qual os usuários passam, em média, mais tempo: 95 minutos por dia. Em seguida, aparece o YouTube, com 74 minutos, e o Instagram, com 51 minutos. Os dados são de pesquisa realizada pela Sensor Tower.

“Rede social comparativamente nova, o Tiktok já desbancou o Instagram quando o quesito avaliado é o tempo do usuário no aplicativo. Esse dado pode ser relevante para o influenciador iniciante, que ainda pode escolher qual rede focar seus esforços e onde terá mais retorno financeiro”, aponta Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me

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Grupo Duo&Co passa a atender o PicPay Benefícios

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Uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, o Grupo Duo&Co acaba de oficializar a chegada da PicPay Benefícios ao seu portfólio. O atendimento ao novo cliente será realizado de forma integrada pelas agências Duo Studio e Consultoria Digital. O objetivo do acordo é impulsionar a marca parceira dentro do segmento de benefícios por meio de um trabalho direcionado no ambiente digital.

Para isso, as empresas de comunicação serão responsáveis pela construção de estratégias de Growth, Account-Based Marketing (ABM) e Search Engine Optimization (SEO). Além das ações, haverá um investimento significativo em campanhas digitais e na gestão de redes sociais, visando a solidificação e a presença da marca nos meios digitais.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, a sinergia entre as necessidades do PicPay Benefícios e a expertise do conglomerado possibilitaram o estabelecimento da parceria. “Estamos diante de uma empresa de enorme potencial mercadológico e midiático e nosso trabalho será destravar toda essa capacidade. Queremos impulsionar o segmento de benefícios, combinando nossa experiência digital com a visão inovadora da marca”, avalia.

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