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Turner lança ferramenta que combina dados e conteúdo para criar experiência digital única para mercado publicitário

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Launchpad gera insights ultrasegmentados para engajar fãs e marcas, por meio de branded content

A Turner International acaba de lançar mundialmente uma ferramenta inovadora que oferece solução integrada para mercado publicitário. Batizada de Launchpad, a plataforma, inédita no mercado e desenvolvida exclusivamente para a Turner, traz insumos sobre o comportamento da audiência nas redes sociais, análise de dados, em tempo real, para criar e entregar branded content nas plataformas e públicos certos.

Por meio dos dados dos mais de 750 milhões de seguidores das redes sociais da Turner ao redor do mundo, a plataforma é capaz de identificar, selecionar grupos e indicar conteúdos relevantes para uma audiência extremamente segmentada, atingindo os consumidores-alvo, com potencial de viralização nas redes. A ferramenta garante um número mínimo de impressões para as marcas e também 30 segundos de vídeo views, como um dos indicadores de engajamento.

Desde o lançamento do Launchpad nos Estados Unidos, em 2016, pela Turner Ignite, uma divisão da Turner Ad Sales, a plataforma foi integrada em mais de 160 parcerias e entregou mais de meio bilhão de visualizações sociais para as marcas.

“Unir a capacidade criativa com a abordagem social orientada por dados nos permitiu ajudar o mercado publicitário a criar e estabelecer conexões personalizadas e impactantes com nossos fãs que se estendem além da experiência de visualização tradicional. À medida em que as marcas continuam a se concentrar em contar mais a sua própria história por meio das plataformas sociais, continuamos a ver um enorme interesse nesse meio e esperamos nos expandir internacionalmente para atender a demanda das marcas que desejam se envolver com nossos fãs em uma escala global”, afirma Frank Kavilanz, vice-presidente sênior de Estratégias e Soluções de Redes Sociais da Turner International.

No Brasil, o Launchpad foi usado, com sucesso, em iniciativas de branded content para a Heineken e Samsung, durante a transmissão do Oscar deste ano, na TNT, e começa a ser apresentada aos clientes a partir da primeira semana de julho. Outras marcas da Turner, como a CNN International Commercial (CNNIC), vêm usando a solução com resultados excelentes no desenvolvimento de conteúdo patrocinado.

“A distribuição inteligente de branded content para um público altamente relevante tornou-se um diferencial ainda maior em um momento em que a maioria das empresas de mídia possui seus próprios recursos de produção de conteúdo”, afirma Rani Raad, presidente da CNN International Commercial. “O Launchpad é outra ferramenta no nosso arsenal direcionada por dados que capacita os clientes a entregar mensagens impactantes nas redes sociais, bem como nos ambientes CNN e Turner. A alta capacidade de dados fornece uma visão mais aprofundada para otimizar e aprimorar a abordagem criativa, além de oferecer aos clientes uma inteligência comercial significativa sobre quem está envolvido e respondendo à sua mensagem”, conclui Raad.

 

Bons resultados
A nova e exclusiva ferramenta posiciona a Turner muito à frente da concorrência na América Latina e no mundo todo. O Launchpad é uma solução eficiente para clientes, pois eles têm a garantia que seu branded content vai gerar engajamento com seu público-alvo nas redes sociais da Turner, criando um diálogo muito orgânico com os conteúdos da TV. É essa combinação de fatores que permite criar histórias realmente relevantes para a audiência, em formatos que não são vistos como propaganda tradicional. Todas as campanhas serão cocriadas entre clientes e agências, com a equipe Turner.

”Lançar o Launchpad mundialmente é um passo importante na forma como a Turner International usa a sua base de dados combinada com conteúdo abrangendo todas as marcas do portifólio. Investir neste tipo de conteúdo nos permite desenvolver campanhas customizadas, que conectam nossas marcas com os nossos fãs nas redes sociais”, complementa Aksel van der Wal, vice-presidente Executivo de Digital Ventures & Innovation da Turner International.

A expansão internacional do Launchpad, que acontece agora, reforça o comprometimento da Turner em entregar uma solução comercial digital baseada na essência do comportamento e consumo de conteúdo nas mídias sociais. A plataforma confirma a vocação da empresa de ser data-driven e ter foco no consumidor, além de reforçar o protagonismo na criação dos melhores e mais desejados conteúdos para marcas e audiência.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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