Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Setor gráfico se reinventa com o digital e indústria 4.0

Publicado

em

Empresas que atuam no segmento investem cada vez mais em novas tecnologias, equipamentos e materiais

O mercado gráfico vem sofrendo diversas transformações nos últimos anos e não é só pela questão financeira, mas também pela forma com que o público vem consumindo determinados conteúdos. Como consequência novas oportunidades e desafios estão surgindo.

A estimativa é de que o mercado gráfico movimente por ano algo em torno de R$45 bilhões, sendo formado, em sua maioria, por pequenas e microempresas que, mesmo atravessando a crise financeira dos últimos anos, conseguiram manter a lucratividade.

E para que essas empresas possam crescer nos próximos anos são necessárias algumas mudanças para se adaptarem a essa nova realidade. Os principais fatores estão ligados a inovação, tecnologias e equipamentos para impressão em grandes formatos voltados para comunicação visual.

A 28ª edição da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, que será realizada entre os dias 25 e 28 de julho, reúne as principais novidades e inovações para o empresário gráfico não só se atualizar, mas também conhecer outros segmentos e possibilidades para diversificar e expandir seu negócio. Marcas como Roland, HP, Canon, Epson, InfoParaná, Global Química & Moda, entre outras, estarão presentes no evento.

“Temos que nos adaptar ao mercado que está em constante transformação. Cada vez mais as gráficas estão oferecendo outros serviços, diversificando, buscando alternativas de impressão e diferentes materiais. Por isso estamos buscando cada vez mais levar aos nossos associados cursos de formação e profissionalização para que eles possam acompanhar essa transformação”, declara Eduardo Franco, Diretor do Grupo Empresarial de Comunicação Visual da Abigraf (Associação Brasileira da Industria Gráfica).

Outro fator que reflete na mudança desse segmento é a chegada da Industria 4.0 onde as máquinas estão cada vez mais informatizadas e com maior capacidade de velocidade e personalização. “Nos últimos oito anos nosso segmento vem mudando de forma bastante acelerada. O digital vem tomando conta do convencional e esse é um caminho sem volta por isso é muito importante a participação em feiras do segmento para ter acesso as novidades do mercado”, afirma Roberto Moreira, presidente da Andigraf (Associação Nacional das Industrias Gráficas e da Comunicação).

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Fito organiza primeiro evento proprietário da agência

Publicado

em

Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.

Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.

Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.

Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.

Continue lendo

Eventos

Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos

Publicado

em

Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.

Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os  episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.

Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna,  apoiando o grande legado do piloto.

Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.

“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.

Continue lendo