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Plataforma intuitiva ajuda PMEs a criarem anúncios on-line

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PromoNavi facilita a construção de campanhas de links patrocinados e melhora eficiência de marketing digital

Segundo relatório do Google, em 2016 o AdWords gerou um impacto na economia brasileira de, no mínimo, R$ 13 bilhões. No entanto, apesar de oferecer um dos melhores custos-benefícios on-line e ser essencial em qualquer estratégia digital, o uso do recurso pode se mostrar um desafio para PMEs sem equipes especializadas. Criada para solucionar esse problema, a PromoNavi (www.promonavi.com.br) é uma plataforma que automatiza e otimiza anúncios no buscador.

Para atingir esse objetivo, a PromoNavi oferece uma interface própria amigável e com uma curva de aprendizado fácil, integrada ao AdWords. Configurados ali, os anúncios saem prontos. “É um sistema que permite a empresas, profissionais liberais e até mesmo pequenas agências acessarem uma ferramenta que costuma exigir um conhecimento mais especializado”, diz Slava Yakovlev, CEO da companhia no Brasil.

O sistema permite ainda automatizar algumas funções – como a escolha de palavras-chave segundo o tema -, assim como auxiliar no benchmarking de estratégias utilizadas pelos concorrentes. Para completar, o processo de precificação e escolha de posição dos anúncios também é simplificado.

“Além de tornarmos o AdWords acessível a um público mais amplo, também utilizamos o know-how acumulado para melhorar algumas práticas, como criar anúncios individuais para cada palavra, o que melhora a taxa de clique”, diz o CEO da PromoNavi.

No Brasil desde março de 2016, a PromoNavi é um braço da russa Seopult, empresa especializada em SEO e SEM há mais de nove anos no mercado. São cerca de 5 mil clientes cadastrados no país e a expectativa é multiplicar esse número por cinco dentro de um ano. Hoje, o uso do sistema da companhia é gratuito de maneira promocional, por tempo limitado.

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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