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Pilar Moretzsonn: Networking – saiba como usar o seu
Por Pilar Moretzsonn*
Você sabia que já está conectado aos seus futuros sócios, parceiros, clientes e contratos?
Suas redes sociais já possuem várias informações e contatos que te permitem alimentar bons relacionamentos tanto pessoais, quanto profissionais. E, muitas vezes não damos a devida importância para estas redes que foram criadas, seja depois de um encontro ou depois de um evento que você tenha participado. Mas ali está sua verdadeira mina de ouro!
O importante é criar uma rede de confiança em que as pessoas que estejam conectadas a você tenham os mesmos propósitos ou a mesma vontade de crescer, de expandir e de alcançar algo maior tanto para elas com para fins profissionais… e, juntos!
Uma rede de relacionamentos pode funcionar como uma rede de pesca, onde todos os nós, todas as conexões são muito importantes. Se, por algum motivo, um nó se desfaz o funcionamento da rede e a sua atividade fim, que neste caso é a pesca, ficam prejudicados. Talvez, ali naquele ponto, os peixes comecem a escapar. Analogamente, quando falamos de uma rede de relacionamento que se desconecta, que se torna vulnerável, nossos clientes começam a escapar e se distanciar. Claro que mudanças podem acontecer ao longo do caminho, mas é importante que na sua rede essas conexões sejam difíceis de serem rompidas para que as pessoas estejam juntas ou querendo algo em comum, tanto para elas quanto para você.
Todos nós temos uma rede, que pode ser de amigos que se tornam parceiros de trabalho, de parceiros que se tornam clientes. Esta rede pode ser trabalhada para que você não vá muito longe para encontrar as pessoas certas.
É importante que as pessoas entendam que networking não é só uma troca de cartões para oferecer serviços. Longe disso! Networking é você entender o que tem de melhor e o que a outra pessoa tem de melhor para que juntos saibam como podem se ajudar e, a partir daí, criar uma parceria de trabalho ou uma oferta de serviços ou algo novo que possa agregar a todos os que estão se conectando neste networking. Tanto você quanto a outra pessoa têm algo a agregar, por isso, ouvir sua rede é muito importante.
Networking tem que ser uma troca verdadeira e sua rede tem que ser forte para que você possa confiar nela e ela em você!
*Pilar é Especialista; Consultora de Comunicação /CEO na DDE Comunica.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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