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Outbrain expande atuação regional no Brasil

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Novos contratos com as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e com a capital Brasília buscam capacitar veículos a construir maior engajamento com os leitores e monetizar suas audiências

Com o objetivo de ampliar sua operação, a Outbrain, empresa pioneira em descoberta de conteúdo personalizado, além de fortalecer o relacionamento com grandes publishers, expandiu sua distribuição via parceiros regionais em 2018. Os contratos têm o objetivo de auxiliar estes players no aprofundamento de seus conhecimentos sobre o universo digital, suas plataformas, ferramentas e oportunidades e prestar serviços de recomendação de conteúdo, reforçando a qualidade de atendimento e na geração de receita.

Foram fechadas parceria com os veículos da região Norte (O Liberal e BNC Amazonas); Nordeste (Verdes Mares, iBahia, Gazeta de Alagoas e O POVO); Centro-Oeste (O Livre); Sudeste (Jornal do Brasil e Jornal da Região de Jundiaí); Sul (Diário de Santa Maria e Agora no RS); e na capital Brasília (Metrópoles).

Para a gerente de Novos Negócios da Outbrain, Marina Melo, o objetivo desta parceria é reforçar a distribuição em veículos premium regionais, ampliando o alcance da Outbrain e, consequentemente das campanhas pagas que rodam em conjunto com a plataforma. De um lado, a empresa também pretende ampliar a audiência qualificada, agregando propriedades digitais que garantem o brand safety para os anunciantes. Por outro, a plataforma busca oferecer ao veículo uma ferramenta capaz de construir maior engajamento com os leitores, melhorar a experiência dos usuários e compor as fontes de monetização do site.

“É muito importante para a Outbrain expandir a sua atuação e estar em contato com novas audiências regionais. Estas conquistas reforçam o propósito da nossa companhia, de construir uma rede diversificada, com produtores de conteúdo confiáveis, e entregar uma audiência qualificada para nossos anunciantes, ao mesmo tempo em que capacita o veículo para entender, em tempo real, como milhões de usuários interagem e engajam com o conteúdo, permitindo a eles gerirem recomendações e maximizarem a monetização das audiências”, afirma.

David Varelo, Gerente de Negócios Digitais do O POVO, comemora os bons resultados obtidos após a implementação da solução da Outbrain. “Nossa parceria iniciou em fevereiro de 2018 e já tivemos um aumento de 32,6% no faturamento, em comparação ao primeiro semestre de 2017. Utilizamos a ferramenta para divulgar alguns projetos e produtos nossos, ocasionando um aumento de 1.662,5% na quantidade de usuários por minuto, fazendo com que a ferramenta tenha se tornado um dos principais parceiros para divulgação de projetos, o que colabora muito para aumentar a nossa confiança para apostar em outras funcionalidades da Outbrain no futuro”, confirma.

Para ele, a apresentação de conteúdo extra após cada notícia é uma das estratégias de engajamento da audiência do veículo, não esquecendo da monetização. “É de extrema importância apresentar conteúdos diferenciados para o nosso público, principalmente com conteúdo que case com a notícia da página. Fazer parte da família Outbrain está sendo uma experiência muito positiva, principalmente por causa do dashboard e das facilidades de gerenciar campanhas, por exemplo. O atendimento também é um diferencial bem importante, já que temos contatos que nos atendem prontamente sempre que necessário”, explica Varelo.

“A Outbrain é a principal plataforma de descoberta de conteúdo premium do mundo e esta nova parceria amplia nossa liderança no mercado regional brasileiro. Temos certeza da qualidade do atendimento da nossa equipe e do diferencial dos produtos oferecidos aos publishers, e esta parceria demonstra os resultados positivos conquistados até hoje”, finaliza o Country Manager da Outbrain Brasil, Luiz Biagiotti.

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Agências

Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Agências

Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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