Eventos
O grande espetáculo de quadrilhas e comida tropeira: vem aí o ‘Arraial Arte na Rua 2018’
Em segunda edição realizada em Guarulhos, iniciativa da Globo conta com mais de 400 artistas
A expectativa dos brasileiros para o mês de junho tem nome e sobrenome, e nem é a Copa do Mundo. Capazes de unir as pessoas em torno de uma mesa com curau, pamonha, café torrado e quentão, com o som de uma viola tocando ao fundo ou uma quadrilha se apresentando, as festas juninas são esperadas no país todo. E a Globo, para valorizar a cultura popular brasileira, promove mais uma edição do ‘Arraial Arte na Rua’, nos dias 23 e 24 deste mês, no Bosque Maia, em Guarulhos, onde mais de 400 artistas e 150 pessoas envolvidas na produção da festa apresentam o que há de mais tradicional nessa celebração.
Para quem está acostumado com o formato tradicional de quadrilha, o ‘Arraial Arte na Rua’ pode surpreender com uma nova visão sobre essa arte. O movimento quadrilheiro vem ganhando força no Sudeste do país, com grupos que se dedicam a montar grandes shows misturando teatro, música, folclore, humor e dança. “Essas quadrilhas são levadas muito a sério, os grupos fazem ensaios durante todo o ano para participar das competições que acontecem Brasil afora. Uma iniciativa como esta da Globo, valoriza ainda mais esse movimento e as múltiplas identidades dos arraiais do Brasil”, comemora Diego Dionísio, presidente da Comissão Paulista de Folclore e curador da atividade.
Além do espaço da arena de shows, a festa terá um quê de roça com o espaço ‘Café, prosa e viola’, lugar onde o público poderá sentir o cheiro do café passado no fogão à lenha, beliscar um bolinho de chuva e ouvir as modas de viola apresentadas na roda formada por violeiros e repentistas de Guarulhos, Carapicuíba e Cotia. É a oportunidade perfeita para dar uma pausa na correria, bater um papo e resgatar tudo o que há de bom na cultura caipira.
A diversidade da culinária caipira também estará bem representada no ‘Arraial’. Distribuídos em 15 ranchos, produtores de 18 cidades do estado de São Paulo apresentam pratos que vão além das iguarias de milho e doces típicos: bolinho caipira, rojão, vaca atolada, feijão tropeiro, “comida do lobisomem”, frango com polenta, tutu de feijão e tantos outros ingredientes que traduzem a riqueza da culinária tropeira.
“O movimento que a Globo faz com o ‘Arte na Rua’ é reunir essa produção de cultura popular e levar para perto das pessoas, para o lugar onde elas estão, e, com isso, promover a diversidade da nossa cultura”, explica Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da Globo em São Paulo.
Arte na Rua’ é uma iniciativa da Globo, que desde 2014, valoriza o espaço público como o maior e mais democrático de todos os palcos. O ‘Arraial Arte na Rua’ conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos.
ARRAIAL ARTE NA RUA
Datas: 23 e 24 de junho
Horário: 9h às 21h
Local: Bosque Maia – Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos
Entrada gratuita | Classificação etária livre
Programação sujeita a alteração
Mais informações: sp.globo.com
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO | 23 DE JUNHO
Arena Principal
11h – Rafa e os Forrozeiros
12h – Quadrilha Asa Branca
14h – Quadrilha Caipiras Alegres
15h30 – Quadrilha Andy & Angel
16h40 – Favoritos da Catira
18h30 – Cirandas de São João – Trupé Cia de Artes
20h – Quadrilha Tia Valdelice
10h às 21h – Brincadeiras juninas – Cia Los Xerebas
Espaço Café, Prosa e Viola
A partir das 9h – Vera Bianca e Guaru
A partir das 14h – Grupo de Viola Sarabaquê
DOMINGO | 24 DE JUNHO
Arena Principal
11h – Orquestra Coração da Viola
12h – Rafa e os Forrozeiros
12h30 – Quadrilha Tia Chalico
14h – Quadrilha Porto do Ribeira
15h30 – Quadrilha Bonecões de Caçapava
16h – Cirandas de São João – Trupé Cia de Artes
17h30 – Quadrilha Bonecões de Caçapava
19h – Quadrilha Corte Francesa
20h – Grande baile de encerramento
10h às 21h – Brincadeiras juninas – Cia Los Xerebas
Espaço Café, Prosa e Viola
A partir das 9h – Seu Oliveira, Cururu e Viola
A partir das 14h – Repentistas Urbanos
Ranchos típicos:
Cruzeiro: bolos e bolinho caipira, quentão e biscoito de polvilho frito.
Ferraz de Vasconcelos: balas de coco caramelizada e suspiro.
Sorocaba: doces caseiros, conservas, pimentas, geleias, maçã do amor, doce de abóbora, canjica, arroz doce, frutas no chocolate.
Buri: milho, curau, pamonha, suco de milho, bolinho caipira, bolo e cuscuz.
Redenção da Serra: vaca atolada, pão com linguiça, carne na lata, tutu de feijão com calabresa, arroz, carne com batata, linguiça, polenta com molho, torresmo, couve e farofa.
Itapira: vinho, sucos e licores.
Jambeiro: feijão tropeiro, arroz carreteiro, carne de porco, calabresa, couve, feijão e caldos.
Joanópolis: comida do lobisomem (tropeira).
Jundiaí: frango, polenta e pães caseiros.
São João da Boa Vista: doces de corte.
Monteiro Lobato: arroz tropeiro, carne seca, linguiça, polenta, feijão tropeiro, torresmo, couve, toucinho, queima do alho.
Natividade da Serra: café com bolinho de chuva, bolinho caipira, lanche caipira de linguiça e comida tropeira.
Paraibuna: café caipira, bolinho de chuva, melaço e rapaduras.
Ribeirão Grande: rojão – espeto de carne suína com especiarias.
São Roque: vinhos e suco de uva, bolinho de bacalhau, queijo assado e batata portuguesa no palito.
Suzano: arroz, tutu de feijão, torresmo, linguiça, mandioca, couve, frango e farofa.
Taubaté: tutu com costelinha, torresmo, linguiça caipira, virado de abobrinha, arroz branco e bolinho caipira.
Guarulhos: galinhada.
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.
You must be logged in to post a comment Login