Marcelo Montone: Como calcular o investimento de marketing digital para uma empresa?

9 de maio de 2017
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Consultor lista dicas para tornar o planejamento de marca mais ágil e fácil

Planejar a verba de marketing de grandes empresas é um desafio anual que diretores e empresários enfrentam. Em tempos de crise, muitas marcas passaram a exigir mais resultados, com menos investimento, então ter novas ideias passou a ser um item necessário para movimentar agências de publicicade e escritórios. Atualmente, a pergunta que mais move clientes e fornecedores se tornou a mesma: Como criar um planejamento de marketing realmente eficaz?

Muito além das estratégias já conhecidas por executivos, que há anos investem no marketing off-line e sabem como analisar TRPs e GRPs, coberturas, demográficos e outras variáveis da publicidade off-line, hoje em dia a publicidade passou a precisar dar uma atenção para onde, segundo especialistas e estudiosos, a audiência mais se faz presente: a internet.

De acordo com o consultor em Marketing Digital e fundador da agência Nommad.ID, Marcelo Montone, um dos maiores problemas na hora de criar um planejamento é manter um pensamento ultrapassado para as verbas. Para ele, muitos empresários ainda focam em investimentos que apresentam altos riscos de resultados pouco aproveitáveis. “Muitos empresários e diretores passaram a recorrer às suas agências off-line, ou a indicações de parceiros ou amigos, para começar essa construção de uma imagem de marca digital. Porém, essas duas escolhas mais “fáceis” não são as melhores opções.”, contou.

Segundo Montone, os problemas que as duas opções têm podem ser diagnosticados rapidamente. “No primeiro caso, muitas das vezes, as agências off-line acabam migrando parte da verba online, que poderia trazer mais resultado com menor custo, para os investimentos em mídia off-line tradicional, onde possivelmente terão melhor negociação e menor custo de mão de obra especializada. No segundo, o gestor terá que depositar totalmente sua confiança na pessoa que indicou, e nos possíveis indicados, porém, continuará sem a base do conhecimento para acompanhar e cobrar os resultados dos seus parceiros.”, afirmou.

Criar, então, uma estratégia também focada em materiais digitais se tornou essêncial. Mas como fazer?

Não basta apenas ter um site ou uma página de rede social é preciso se destacar em meio a um oceano de informações e chegar no seu cliente: aquela dona de casa que busca novidades, o adolescente que ama videogames e até o homem mais velho que é apaixonado por carros, por exemplo.

Para isso, o especialista afirma que, além de se planejar um brieffing detalhado e oferecer uma concorrência realmente mensuravel, é necessário seguir um passo a passo estruturado e que consiga fornecer, às empresas e às agências, uma chance de criar grandes resultados e ações interessantes para o público final.

 

Confira as dicas:

– Definir que irá vender

o Tenha clara a descrição do seu produto ou serviço

o Obtenha dados de pesquisas de mercado sobre o produto que deseja promover nas mídias digitais.

o Tenha dados sobre Digital Brand Search sobre sua marca e seus concorrentes.

– Definir para quem irá vender

o Tenha dados demográficos dos seus targets.

o Pesquise sobre os hábitos comportamentais digitais dos seus consumidores.

– Saber quanto vai custar

o Qual será o custo da unidade do seu produto ou serviço para o consumidor.

o Planeje as promoções ou condições especiais de compra, caso existam.

o Qual é o ticket médio que almeja conquistar com as suas vendas no período.

– Determinar qual é a sua meta em vendas

o Planeje a sua meta em vendas unitárias ou tickets médios.

o Distribua elas ao longo do ano, de forma crescente e consciente.

– Concretizar o que é sucesso para a sua marca

o Sucesso é ser conhecido por milhões de usuários?

o Sucesso é vender unidades?

o Tenha claro o que é sucesso para a sua marca entre conhecimento (awareness) e conversão em vendas.

– Saber qual o período e investimento necessário

o Determine o período das campanhas para se atingir as metas desejadas.

o Planeje a verba que você terá disponível para que a agência invista.

– Escolha o seu parceiro

o Exija da sua agência um planejamento com base nos dados dos itens anteriores, demonstrando que estratégias, táticas e como farão a mensuração de resultados das campanhas para entregar a sua meta no período que deseja.

* Sobre Marcelo Montone:

Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, totalmente focada em performance digital, e vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Motone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.

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