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Movile lança Chatclub e revoluciona a comunicação entre celebridades e fãs via Facebook Messenger

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Disponível para o Messenger, a ferramenta aproxima marcas e usuários e chega ao mercado com o endosso de Luan Santana e do UFC

A Movile, empresa global do mercado de mobile commerce, acaba de lançar mais uma solução inovadora de comunicação: o Chatclub, ferramenta que ajuda a aumentar o engajamento e monetização da audiência em páginas da maior rede social do mundo, o Facebook. A empresa é a única a oferecer este tipo de serviço no Brasil.

Disponível em português, espanhol e inglês, o Chatclub foi criado com base em uma das maiores tendências do mundo da tecnologia, os bots para o Messenger. Divulgados durante a última edição do F8, encontro realizado anualmente pelo Facebook para desenvolvedores, os chatbots prometem substituir os aplicativos e intensificar a comunicação por meio de uma oferta mais simples e eficaz de distribuição de conteúdo e serviços pelo Messenger.

Com o Chatclub, qualquer marca, celebridade ou usuário do Facebook que tenha uma fanpage poderá oferecer conteúdos relevantes como datas de shows e eventos, vídeos, músicas, quizzes, bate-papos entre os fãs, notícias, produtos (e-commerce), além de outras facilidades.

O cantor Luan Santana (http://m.me/luansantana), que anunciou na última semana o seu Chatclub, e o UFC, marca global de esporte, (http://m.me/ufcbrasil) são os primeiros a utilizarem a plataforma e já contam com os maiores chatbots da América Latina – ambos têm a possibilidade de informar e interagir com mais de 20 milhões de fãs por meio de seus ChatClubs.

“A Movile é parceira do UFC em outros produtos digitais de sucesso e com grande base de assinantes. O UFC viu nos bots no Messenger a oportunidade de aproximar a nossa marca dos fãs brasileiros, levando as notícias exclusivas, programações e informações de forma fácil e rápida, aos mais diversos dispositivos.” explica Rafael Corassa, Diretor Digital e de Míias Sociais do UFC no Brasil.

Pioneira no mercado mundial, a ferramenta é gratuita e pode ser instalada com uma visita rápida ao endereço chatclub.me. Em menos de 5 minutos, qualquer pessoa é capaz de criar e lançar seu próprio bot para o Messenger, podendo escolher entre várias opções de menu e conteúdo.

“Esse é um mercado ainda inexplorado e com a adoção desta plataforma os donos de fan pages não precisam se preocupar com programação, servidores ou definição de fluxo de navegação, focando apenas no seu core business, que é a geração de conteúdo e o engajamento com sua audiência”, explica Paulo Curio, CEO de Mobile Content da Movile. “Mais uma vez somos pioneiros em usar a tecnologia para inovar no mundo dos negócios e melhorar a vida das pessoas. A Movile está oferecendo a oportunidade de grandes marcas e celebridades trabalharem melhor sua audiência e se aproximarem do seu público”, completa.

Com a adoção dos bots no Messenger, as pessoas ficam muito mais próximas dos recursos oferecidos por essas personalidades e marcas, uma vez que nenhum conteúdo se perde nos feeds de notícias. Além disso, não precisarão mais baixar aplicativos para acompanhar seus ídolos ou marcas preferidas, salvando memória em seus aparelhos móveis.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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