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Melitta e Pontofrio apostam em ações no Estação Gramado

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Zero Hora reforça seu compromisso em levar conteúdo e entretenimento para todo o Estado

Em sua 10ª edição, o Estação Gramado conta com uma programação intensa para o fluxo de turistas que visitam a Serra Gaúcha durante a temporada de Inverno. Realizado por Zero Hora, o evento reforça o compromisso do Grupo RBS em levar entretenimento e informação para todo o Estado. Nesse ano, Melitta e Pontofrio seguem como patrocinadores e são as marcas que estarão presentes ativamente até o dia 7 de agosto, data que encerra a programação. Em 2015, o espaço onde está fixada a Embaixada do evento recebeu mais de 80 mil visitantes, em 30 dias de funcionamento. Nestes 10 anos, o evento fez e faz parte do calendário oficial da cidade, trazendo diversão, cultura, entretenimento e informação ao destino turístico de inverno mais querido do país.

Em 30 dias de intensas atividades, na grande maioria gratuitas, as marcas patrocinadoras e apoiadoras realizaram diferentes ações de relacionamento.

Para impactar o público, os patrocinadores realizam ações de relacionamento que foram sucesso na edição passada. O Espaço Melitta oferece experimentação de diferentes tipos de café passado na hora. Baristas estão explicando o método de preparo e as características do produto para os visitantes, que pode ficar à vontade para escolher a quantidade e os sabores que quiser. Estarão disponíveis sete opções de cafés: Tradicional, Extraforte, Especial, Descafeinado e cafés superiores da linha Regiões Brasileiras – Mogiana, Sul de Minas e Cerrado.

Para Ricardo Andrade, gerente de Marketing da divisão de Cafés da Melitta, o café, além de aquecer, harmoniza perfeitamente com o clima de inverno.
– Nossa intenção é enriquecer a experiência do público do Evento. O pequeno prazer proporcionado por um café passado na hora vai ao encontro da proposta do Estação Gramado, que é incentivar as diversas maneiras de curtir o frio”, explica Andrade.

Assinado pelo Pontofrio, o Espaço Games aposta na diversão em família e apresenta um lounge exclusivo com games para crianças, jovens e adultos. Entre os jogos estão PES e Fifa, Lego aventura e games com Kinect. O espaço também dispõe totens carregadores de celular e de internet gratuita.

A Embaixada do evento está localizada ao lado da Rodoviária, na Praça das Etnias, ponto turístico formado por uma casa alemã, uma italiana e uma portuguesa. No local encontram-se os Fornos – com uma grande diversidade de pães e cucas assados; Feira de Artesanato – que abriga peças criadas por trabalhadores talentosos da região; Casa do Colono – onde são comercializadas delícias típicas da serra gaúcha; e o Memorial Italiano.

Até o final da temporada, o Estação Gramado oferece atrações para turistas de todas idades. Durante os sábados de julho, a dica é a Feijoada Estação Gramado, no Hotel Pedras Altas, da rede de Hotéis Laghetto. Na Embaixada, os amantes da música, circo, teatro, canto e dança, poderão apreciar versões pocket do emocionante espetáculo Korvatunturi, sucesso que já foi assistido por mais de meio milhões de pessoas. Outras opções culturais são bate-papos com jornalistas, sarau com escritores, aulas de educação ambiental e ballet com coreografias no estilo italiano Tarantella. Oficinas gratuitas de pães e cucas, artesanato e escola do mate também estão na lista de atividades oferecidas para os visitantes.

O Estação Gramado 2016 é uma realização de Zero Hora em parceria com a Prefeitura de Gramado/ Secretaria de Turismo, com patrocínio de Melitta e Pontofrio, apoio de BusTour, Korvatunturi, Laghetto Hoteis e Snowland.

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Estudo da Pier 1 mostra impacto da pandemia no setor de cruzeiros de luxo em 2020

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Um ano marcado por paralisações, retomadas surpreendentes e aumento na antecedência das compras. 2020 foi um ano desafiador para todo o mundo, para o Turismo e, inclusive para os cruzeiros de luxo. É o que mostra o Brazil´s Luxury Cruise Market Report, relatório produzido pela Pier 1 Cruise Experts, especialista em cruzeiros de luxo, que traz dados da operadora referentes a 2020.

As expectativas para o setor de cruzeiros de luxo no início de 2020 eram as melhores, com a economia brasileira aquecida, previsão de crescimento do PIB de 2%, além da expectativa de lançamento de diversos novos navios – sendo cinco embarcações de luxo, que somam aproximadamente 3 mil leitos, que foram lançadas e aguardam inauguração oficial.

Mesmo com a iminência do decreto de uma pandemia, janeiro se configurou como um mês positivo, com crescimento de vendas 29,1% superior ao mesmo período de 2019.

Mas os planos e expectativas para 2020 começaram a mudar com a chegada da pandemia. Em março, todas as companhias assoviadas à CLIA, decidiram, voluntariamente, paralisar todas as operações, começando um grande trabalho conjunto de repatriação de todos os hóspedes e tripulantes em condições desafiadoras com muitos portos e fronteiras fechadas, além de poucos voos disponíveis em operação.

O ápice da crise chegou em maio, com uma queda de 82,5% nas vendas e faturamento da operadora. O pior mês do ano também foi um ponto de inflexão, pois, os meses seguintes foram marcados por uma gradativa recuperação do volume de vendas, motivada, na época, pelas notícias sobre o desenvolvimento de potenciais vacinas e de alguns países que começavam a flexibilizar seus acessos.

O auge da recuperação aconteceu em outubro, quando, pela primeira vez desde o início da pandemia, a Pier 1 apresentou uma performance 24,1% superior ao ano anterior. Porém, com as novas ondas de COVID-19 ao redor do globo e, como consequência, o fechamento das fronteiras, os dois últimos meses do ano voltaram a apresentar resultados negativos.

Destinos destacados

A pandemia também trouxe mudanças entre os destinos mais procurados, muito por conta da oscilação de possibilidade de navegação em diversos pontos. A Europa Fluvial, com share de 20,1%, passou a ocupar a segunda posição, no lugar do Mar Báltico & Norte da Europa. Já a Ásia & Oriente Médio, que apresentava um share de 12,6% em 2019, teve o percentual reduzido para 3,8%.

Antecipação

Outro dado que sofreu grande variação em relação ao ano anterior foi o de antecipação da data da compra do Cruzeiro. Já no final do 1° semestre de 2020, foi observado que esse quesito havia ultrapassado, também pela primeira vez, a marca de 200 dias antes da data de embarque.

À medida que os cruzeiros ao longo do 2° semestre eram cancelados, as remarcações começaram a ser feitas para datas cada vez mais distantes, chegando à marca dos 265 dias, um aumento de 33,8% em relação a 2019.

 

 

Ticket Médio

 

Um dos dados mais interessantes de 2020, foi o valor do ticket médio por hóspede, que ultrapassou o patamar de US$7 mil, apesar de todas as adversidades e da desvalorização do Real. Esse fato pode ser uma consequência dos bônus em créditos futuros oferecidos pelas companhias aos hóspedes que tiveram seus cruzeiros suspensos. Em alguns casos, chegaram a ser 25% além do valor originalmente pago. Entretanto, ainda será necessário aguardar a retomada das operações e normalização das condições comerciais das vendas dos cruzeiros para confirmar a consolidação desse novo patamar.

 

Perspectivas, medidas e ampliação do portifólio

Apesar de todas as adversidades do ano, vale ressaltar aspectos positivos como o lançamento de 16 novos navios, cinco deles das Companhias de luxo. Para 2021, o planejamento é para o lançamento de outras nove embarcações. Quando as companhias retomarem suas operações, o mercado e os cruzeiristas terão à sua disposição uma das mais modernas frotas de cruzeiros de todos os tempos.

Além disso, merecem destaque as políticas adotadas por grande parte das companhias de cruzeiros para protegerem os agentes de viagem durante essa crise sem precedentes, como honrar o pagamento das comissões das viagens canceladas e das remarcadas, e o oferecimento de bônus em créditos futuros para os clientes escolherem a viagem ideal.

“É inegável que o ano de 2020 foi o mais desafiador para todo o setor turismo, em especial, para a indústria de cruzeiros, mas também foi um período de aprendizado e de fortalecimento da parceria entre companhias, operadoras e agentes de viagens. Trabalhamos para oferecer a melhor matéria-prima para a retomada dos agentes, nosso principal canal de vendas: novos roteiros, navios e destinos, além de ações promocionais e ferramentas facilitadoras”, disse Thiago Vasconcelos, Diretor Executivo da Pier 1. “Acreditamos que a vacinação em massa da população e a exigência das companhias de cruzeiros de embarcar apenas hóspedes vacinados sejam importantes passos para alcançarmos patamares atingidos antes da pandemia”, completa.

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