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Storytelling está na pauta das empresas

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Os especialistas Fernando Palácios e Martha Terenzzo se unem no lançamento do livro O Guia Completo do Storytelling. A obra chega ao mercado com objetivo de mostrar metodologias claras e técnicas que podem ser usadas e aplicadas por diversos profissionais, além de aprofundar a ferramenta em ambientes empresariais, mercadológicos e corporativos.

1 – Como nasceu a ideia do livro?

Vimos que no Brasil o tema era abordado em dois eixos: o storytelling para memória corporativa e publicidade. No entanto, entendemos que o tema é muito maior e pode ser aplicado a Ciência, Jornalismo, Liderança, Startups. Nossos alunos pediam obras que abordassem vários desses temas. Estudamos, lemos, compramos todos os livros internacionais para entender os modelos, conversamos com diversos clientes e iniciamos uma obra inédita aqui e no mundo, pois ninguém fez esse tipo de abordagem, por isso é um Guia. A ideia de guiar a pessoa pelo assunto.

2 – Quem é o público alvo da obra?

Nós apostamos que muitos executivos vão ler. Mas temos como público interessado toda pessoa que deseja saber o que é, para que serve e técnicas de aplicação. Há também um público de estudantes ávidos pela informação. Acreditamos que todos que precisam potencializar a comunicação deve ler.

3 – Quais os pontos de destaque do Guia?

O livro foi escrito pensando no contexto atual mundial. Por isso iniciamos com ética. Esse assunto é muito forte e o ano passado, palestramos sobre o tema no Festival Cristal em Courchevel, na França. Além disso, explicamos a diferença entre storytelling e storydoing, temos vários cases e exemplos vividos por nós.  Vale o destaque para as diversas aplicações de Storytelling que vai de ciência, turismo, educação, entretenimento. E como um Guia, temos que ter os níveis de evolução do Storytelling e um estojo de técnicas para aplicar. Ao final damos boas dicas de repertórios e uma vasta bibliografia.

4 – Como o storytelling pode ajudar no desenvolvimento das marcas?

De várias formas, entre elas para lançar uma marca, conquistar novos públicos com sua história. Engajar seu público interno é também uma forma de desenvolver a marca, um target esquecido muitas vezes. Uma startup no inicio não tem uma história ainda formada, mas para chegar na startup essas pessoas tem suas vidas e jornadas, é nessa hora que podemos usar o Storytelling para construção de um universo não ficcional ou ficcional. Além disso, temos no livro um capítulo explicando alguns problemas que podem ser resolvidos usando o Storytelling, demos o nome de TOOLKIT.

5 – Em qual estágio está o storytelling no Brasil?

O Brasil tem avançado bem, de 5 anos para cá vimos uma evolução de aplicação com muita inovação. Não se trata apenas de grandes empresas, ao contrário, gestores de médias empresas têm mais liberdade de inovar e investem em storytelling. Aplicações na educação começam agora a surgir, mas no Design tem sido aplicado com sucesso. E claro há um aumento pela demanda do storytelling para times e projetos de engajamento.

6 – Em qual país essa ferramenta é mais desenvolvida? E a quanto tempo é utilizada?

Gostamos de utilizar a palavra metodologia ou conjunto de técnicas, ao invés de ferramenta, pois são muitas técnicas possíveis desde a mais simples a mais sofisticada quando é possível inovar e usar transmidia. O país que usa mais são os Estados Unidos que sempre esteve a frente, mas a Inglaterra especificamente Londres também utiliza há bastante tempo e com bastante inovação. O Storytelling aplicado ao mundo dos negócios excluindo a ideia de ser focado na publicidade, vem crescendo desde 2005. Algumas empresas de tendências detectaram a falta de conectividade das propagandas e conteúdos tradicionais junto aos seus públicos, observaram também que a falta de atenção ia crescer e que narrativas seriam importantes. Realmente o mercado cresceu desde então e hoje é aplicado em muitas áreas, como explicamos no livro.

7 – De que maneira pode-se tratar o storytelling como patrimônio ativo das emrpesas?

Não achamos que ele é patrimônio ativo sempre, ele pode ser, mas antes de tudo o patrimônio são as pessoas e as marcas que fizeram a jornada da empresa. Isso é muito importante, sem isso não há storytelling. A partir desse pensamento, o storytelling pode ser um capital único de percepção genuína da marca junto aos seus stakeholders.

8 – Quais os cuidados a serem tomados no momento em que se usa o storytelling na estratégia de marketing das companhias?

Insistimos que não adiantar inventar uma historinha e colocar na mídia, nas redes sociais e na embalagem. O Storytelling pune. A história real virá a tona e pode destruir a reputação da marca. Portanto, seja ético, seja autêntico e verdadeiro, somos humanos e todas empresas são constituídas de pessoas. Storytelling é a transfusão de emoções. Não esconda seus conflitos e problemas, abra sua mente para o novo milênio. Ela já chegou.

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Galvão Bueno é novo embaixador da Betnacional

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Galvão Bueno é o novo embaixador da Betnacional, casa de apostas do NSX Group. A parceria foi criada com o propósito de unir os dois pilares da marca: a paixão por futebol e a essência do esporte nacional. Por isso, nada mais justo do que a voz mais importante do Brasil, que tem como conceito a brasilidade no espírito, estar ao lado da ‘bet dos brasileiros’.

Unindo-se a nomes como Ludmilla, Seu Jorge, Thiaguinho e Vinícius Jr., o narrador, apresentador e empresário estrelará campanhas publicitárias e estará em postagens nas redes sociais da marca. Ele também fará postagens relacionadas à Betnacional em suas próprias redes sociais.

“É uma satisfação comunicar o principal nome do esporte como embaixador da ‘bet dos brasileiros’. Galvão é o símbolo de brasilidade, o futebol de domingo, o samba e a feijoada dos brasileiros. Temos grandes expectativas para 2024 e este é apenas o primeiro movimento estratégico para o ano”, afirma João Studart, CEO do Grupo NSX.

“Fico muito feliz de comunicar essa nova parceria com a Betnacional. Chego para me juntar a um time de embaixadores da ‘bet dos brasileiros’, olha que beleza! Estou animado pelos projetos que vamos desenvolver juntos, especialmente sabendo que a marca é parceira da Rede Globo, minha casa há mais de 40 anos. Estou muito ansioso para compartilhar essa emoção com todos vocês”, diz Galvão Bueno.

“Para reafirmar nosso posicionamento de marca faltava ter a voz do Brasil ao nosso lado. Agora, sim, estamos completos. E que escalação, hein? Galvão Bueno, Vini Jr., Seu Jorge, Ludmilla, Thiaguinho, Hernanes Profeta, Pedro Scooby e muitos outros. Seguiremos contando nossas histórias com muita criatividade, estratégia e, principalmente, zelo por uma marca que se tornou umas das mais desejadas e reconhecidas no País”, completou Newton Neto, CEO da LEAN Agency, agência de publicidade do NSX Group.

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Coqueiro lança a promoção “O Peixe da Hora Premiada”

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Com a chegada da Quaresma 2024, onde o consumo de peixe aumenta em todo o país, Coqueiro, marca de peixe enlatado da Camil Alimentos, lança a 2ª versão da promoção “Coqueiro – O Peixe da Hora Premiada”. A promoção ficará disponível até 30 de abril. Os consumidores terão a chance de levar milhares de prêmios instantâneos em todo o Brasil. A promoção abrange todos os itens da marca, como sardinha, atum, e patê de atum, além dos produtos da marca Pescador.

Para participar, será preciso cadastrar o cupom fiscal da compra de qualquer produto Coqueiro ou Pescador, através do número de WhatsApp (11) 976456541 ou no site exclusivo da promoção. O participante também poderá ganhar na hora até R$500,00 ou uma travessa Oxford com design exclusivo e personalizado da Coqueiro. Além disso, concorrerá a sorteios mensais de R$10 mil, e ao sorteio final de R$150 mil.

Para divulgar a promoção, Coqueiro aumentará a presença de comunicação nos supermercados, com os tradicionais barcos construídos com latas de sardinha e atum Coqueiro. Além disso, irá promover quatro filmes sobre a promoção no YouTube, Meta e TikTok. A promoção “Coqueiro – O Peixe da Hora Premiada” será comunicada também por meio de influenciadores digitais, nas redes sociais.

“A Quaresma é um momento importante para todo o mercado de peixe. Por isso, a Coqueiro oferece aos seus consumidores esta promoção com forte comunicação no ponto de venda, que desempenha um papel importante para a conversão no ato da compra”, revela Juliana Conti, Gerente de Marketing da Camil Alimentos. “Já na nossa presença online exploraremos como as receitas com os produtos Coqueiro podem valer muito, provocando os consumidores da categoria de que as suas receitas fáceis, saudáveis e saborosas do dia a dia podem resultar em milhares de prêmios”, finaliza.

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