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Médicos Sem Fronteiras otimiza site e aumenta o recebimento de doações online

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Desenvolvida pela Itelios, plataforma gera contribuições pela internet, facilita captação de recursos e melhora experiência do usuário

 

Para responder prontamente a emergências e levar cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias, a Médicos Sem Fronteiras (MSF) depende de doações privadas – cerca de 90% de sua receita é oriunda dessa fonte. A organização internacional remodelou sua página web no Brasil com a ajuda da Itelios (www.itelios.com.br) – consultoria de tecnologia especializada em e-commerce e conteúdo – para garantir que o processo de doação pela internet fosse mais eficiente, além de melhorar a oferta de informações à população.

Com a nova plataforma, após campanhas da MSF na TV, o porcentual dos que preferem doar pelo site subiu de 65% para 75%, quando comparado aos que optam por utilizar o call center. Isso permite à organização otimizar a quantia arrecadada, pois o custo de manutenção da página web é inferior ao de manter uma equipe de atendentes para processar as doações via telefone. Além disso, as contribuições feitas por meio de celulares e tablets subiram de 25% para 30%.

A reformulação começou em meados de 2014, a partir de uma demanda internacional. “A ideia era unificar todos os sites da MSF em um mesmo sistema de gestão de conteúdo, no caso o Drupal. Procuramos uma empresa brasileira especializada na plataforma e avançamos com o projeto. Foi duplamente positivo: além de ser uma necessidade internacional, o site anterior já estava obsoleto”, conta Jéssica Urdangarin, coordenadora de comunicação digital da organização.

O trabalho com a Itelios simplificou o preenchimento de formulários para doação, facilitou o processo como um todo, permitiu gerar relatórios mais eficientes, trouxe responsividade ao mobile, assim como melhorou a interface utilizada pela equipe para criar e distribuir conteúdo informativo. “Somos um caso bem específico, já que, por um lado, nossa estrutura é semelhante a um e-commerce, em que os usuários efetuam transações online, mas, por outro, não há um produto sendo adquirido, o doador tem um ato de solidariedade e não espera de nós nada em troca, apenas a boa gestão dos recursos. Por isso o processo precisa ser fácil e sem erros”, afirma Jéssica.

Outra preocupação da Itelios foi garantir que o site da MSF nunca saísse do ar. “Se deixamos de receber doações, os esforços para salvar vidas são diretamente afetados”, explica Jéssica. Para tanto, a página foi programada para ser capaz de se auto-escalonar: frente a um tráfego repentinamente grande, automaticamente mais espaço no servidor é utilizado. Segundo Rafael Ruppel, diretor da Itelios no Brasil, isso garante a autonomia para que o endereço funcione normalmente mesmo num caso onde, por exemplo, um desastre ambiental faça com que uma multidão decida doar ao mesmo tempo.

“Somos enablers”, explica Ruppel. “Entendemos os desejos e necessidades do cliente com relação à web e criamos a tecnologia necessária para torná-los realidade. Conseguimos trabalhar com esse nível de especificidade porque temos um background de empresa grande, mas agilidade de equipe pequena”, diz ele. “Isso nos permitiu expandir a operação no Brasil em 50% só neste ano.”

 

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Ativação com o ‘Esquadrão Neutrogena da proteção’ continua sua jornada durante o Carnaval levando protetor solar aos foliões

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Dando continuidade à campanha No Ritmo do Verão, Neutrogena assume mais uma vez o protagonismo de aliada para a proteção e a hidratação da pele, desta vez em uma das festas mais populares do Brasil.

Após o sucesso no Primavera Sound e nas praias do litoral paulista no final de 2023, a marca embarca para uma nova missão durante o Carnaval. Com o mote “Para pular o carnaval não dá para pular a proteção”, Neutrogena distribuirá cerca de 350 litros de protetor solar, proporcionando segurança e diversão nos principais blocos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife. A marca também irá distribuir sampling dos protetores no credenciamento do Camarote n°1 da Sapucaí.

Toda a estratégia faz parte da jornada Neutrogena durante o verão, que teve sua estreia no Primavera Sound. A Campanha reforça o compromisso da marca com a saúde e o cuidado com as pessoas em primeiro lugar ao proporcionar proteção solar em um evento com altas temperaturas. A ação inédita distribuiu aproximadamente 500 litros de protetores solares ao público do festival que também pode usufruir de um stand exclusivo com local para descanso, bebedouro e ativações especiais, além de conhecer em primeira mão o lançamento da música “Maresia By Neutrogena” – parceria inédita de Marina Sena e Rachel Reis.

“Nosso objetivo é manter uma linha perene ao levar informação à população sobre a importância de se proteger contra o sol, mas sempre de uma forma leve e divertida. A ação com nossos mochileiros tem sido focada em locais com grande concentração de pessoas exatamente para que todos criem essa associação com a saúde e o bem-estar. Neutrogena está onde eles estão, seja em um festival ao ar livre, na praia, nas férias ou no Carnaval”, explica Camila Carvalho, gerente de marketing da categoria de proteção solar de Kenvue Brasil.

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Rexona e JCDecaux levam fanfarra ao metrô de São Paulo

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Nos dias de Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, a partir das 9h, uma banda de fanfarra acompanhará os foliões dentro dos trens, no percurso entre as estações Fradique Coutinho e República, no metrô de São Paulo. A ação é iniciativa da Rexona e JCDecaux, com criação assinada pela agência Energy BBDO, e faz parte da campanha “Bota pra ferver”, que destaca a paixão do brasileiro pelo Carnaval e a importância do desodorante neste período, garantindo mais proteção e confiança para os foliões.

No mesmo período, a campanha contará com um lounge com pontos instagramáveis, com distribuição de brindes, como leques, bucket hat, tirantes com cores, além de jatos de desodorante, na estação Fradique Coutinho – local de grande movimentação para os principais blocos da capital paulista.

Paralelamente às ativações na Linha Amarela, a parceria entre a Rexona e a JCDecaux ainda envolve entregas de mídia Out Of Home (OOH) nas rotas por onde circularão mais pessoas em São Paulo (SP) e em Salvador (BA), com criativos que simulam interações para garantir 100% do share através de formatos diferenciados. É o caso de trens e espaços personalizados, o Icônico da Sé e Mega Led Circular da Luz, que são orbiculares, e o Videowall da Consolação, que “acompanha” o público que sobe ou desce pela escada rolante da estação.

“Estamos 100% focados na jornada do consumidor. Usamos o OOH e a mídia programática como uma grande fortaleza para comunicar com assertividade e impactar de maneira inovadora os trajetos e momentos de lazer do público-alvo dos nossos parceiros”, afirma João Binda, diretor comercial geral da JCDecaux.

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