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Mark Up encerra 2016 com crescimento de 12,5%

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Novos clientes, projetos e contratações coroam o sucesso da agência

A Mark Up, agência referência em brand experience afiliada à internacional Jack Morton, pintou o seu portfólio de vermelho e comemora a chegada de três novos clientes: Campari, Johnson & Johnson e Mobil. Além deles, a Colgate renovou o contrato com a agência por mais três anos. As contas conquistadas no último trimestre do ano contribuirão para que a agência feche o ano de 2016 com um crescimento de 12,5%.

Para Campari, a agência desenvolveu uma nova plataforma de experiência sensorial, o Campari Red Experience, em que a bebida estará presente em diversas cidades brasileiras em ocupações imersivas e interativas que têm como gatilho a arte. O início da ação aconteceu em novembro e ela terá continuidade em 2017.

No caso da Johnson & Johnson e da Colgate, a Mark Up assume pelos próximo três anos os projetos de incentivo com o Vip Club e o SuperClube respectivamente. Em relação à Cosan, a agência desenvolverá duas campanhas de incentivo correlatas: o Programa RPM (reconhecimento, performance e mobilidade) para a cadeia de distribuidores exclusivos Cosan que trabalham com a marca Mobil e a atualização e operação do Troca Prêmios para a cadeia de PDV que trabalha com a mesma marca.

A presidente da Mark up, Silvana Torres, diz que esse é o vermelho do bem. “É o vermelho da alegria, da emoção, porque essas conquistas são fruto de um trabalho incansável de uma nova equipe talentosa que trouxe um frescor diferente para a agência, que mesmo estando no mercado há 23 anos, consegue se manter atual, moderna e pronta para encarar os desafios do mercado.”

Dentre esses nomes, é possível destacar a chegada de Dilma Campos, que soma ao time com sua experiência como diretora artística e diretora de produção e assume as operações da Mark Up. A executiva já passou por empresas como Banco de Eventos, One Stop e Agência Tudo.

Outras importantes contratações foram Luciana Pattaro, diretora de atendimento com 15 anos de mercado conquistados em agências como Geometry, Lew, Lara TBWA, Z+ Comunicação e Leo Burnett Taylor Made e projetos desenvolvidos para AMBEV, TIM, Itaú e Kia Motors; Graziela Santos, diretora de produção com vasto conhecimento em produção de eventos corporativos e culturais, que contabiliza ações para Mobil, Souza Cruz/Grupo BAT, Discovery Channel e PayPal em agências como Larrat e Outra Praia, e Vitor Tanabe, head de planejamento, área em que atua há 10 anos com trabalhos para PepsiCo, Hershey´s, Cielo, Acer e Mondelez em agências como Aktuellmix, B|Ferraz, The Marketing Store, Mood e Banco de Eventos.

Além disso, há também a promoção de Rogério Chacon a posição de diretor de criação. Chacon acumula 25 anos de experiência, dos quais oito são dedicados à Mark Up como redator, e possui no portfólio duas conquistas do Ampro Globes Awards: um bronze para a campanha Azulaí, desenvolvida para Samsung, e uma prata para o projeto Giro pela Vida, criado para o Instituto Avon e também um jacaré de ouro do Prêmio Caio 2016 na categoria viagem de incentivo internacional com o case TOP Club Whirlpool.

A agência comemora ainda o fato de ter feito de 2016 um ano de deixar os problemas do País de lado para acreditar, ter um pensamento positivo e lançar mais um produto pioneiro voltado para o incentivo. Trata-se da ferramenta Vendavall, que de forma modular e automatizada permite a criação e a personalização de campanhas de incentivo em poucos cliques e possibilita que os portais de campanhas de incentivo e promoções estejam no ar em até cinco dias, acompanhado da versão mobile, com a possibilidade de análise de desempenho em tempo real e definição de parâmetros que estabelecem de maneira mais ampla o sucesso dos projetos.

Ela foi desenvolvida para facilitar, acelerar e centralizar a comunicação de campanhas de incentivo, premiações especiais, atividades de relacionamentos e fidelização, para o participante e para o gestor, possibilitando que a ação, o acompanhamento e o resgate das recompensas aconteçam em uma única plataforma. Para isso, ela é integrada ao Prêmio Ideall, portal de premiação mais completo do mercado, e a uma nova métrica de mensuração de resultados – o Return On Engagement (ROE), que analisa qualitativamente a participação e envolvimento das pessoas nas campanhas para indicar a efetividade e o grau de engajamento que uma experiência com a marca é capaz de gerar.

Além dessas importantes conquistas no final do ano, Silvana Torres lembra que o resultado é fruto de vitórias conseguidas ao longo de todo 2016. Dentro desse contexto, estão a distribuidora de produtos farmacêuticos Panpharma; o Programa Mais Top e Top Club da Whirlpool, o projeto Top Club Lar Whirlpool, da Whirlpool Latam; o Programa Adrenalina e o Programa Território, ambos da Volkswagen; o Programa de Relacionamento Multiclube e o evento de premiação Star Class, dois projetos desenvolvidos para a Mercedes-Benz, que é cliente da Markup há 12 anos; a Unilever Food Solutions; o 21º Prêmio Avon de Maquiagem e o Giro pela Vida, também da Avon, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa e é promovido pela agência há 4 anos. Completa a lista o conteúdo do estande da General Motors no Salão do Automóvel, em que a agência trabalhou em conjunto com a Jack Morton Worldwide, uma das mais respeitadas agências de brand experience do mundo, que faz parte do Grupo Interpublic, e aportou no País por meio de um acordo operacional com a Mark up.

Silvana Torres ressalta que essas conquistas mostram que a agência consegue ser plural em um mercado concorrido e frente ao desaquecimento da economia. “Nossa prospecção tem funcionado porque mostramos nossa capacidade em entregar, com qualidade e eficiência, projetos das mais diversas magnitude e diversificação. Além disso, nossas ações conseguem fazer com que os clientes percebam que geramos mais resultados para a marca, com um engajamento nunca antes percebido e, tudo isso, aliado a uma estratégia de continuidade.”

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Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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