Digital
Loc Lav aumenta faturamento em 12% com otimização de marketing digital
Consultoria da ESV Digital melhorou retorno de campanhas de links patrocinados mantendo mesmo orçamento
Saber investir em publicidade para ter um bom retorno é um dos grandes desafios dos empreendedores. Pensando nisso, o fundador da Loc Lav, Marcelo Guerra, procurou a agência de marketing digital ESV Digital (www.esvdigital.com.br). Seguindo suas orientações, a locadora de equipamentos para limpeza e construção civil otimizou suas campanhas de links patrocinados e gerou – junto a outras ações – um aumento de 12% em seu faturamento.
Guerra conta que já investia em links patrocinados há oito anos, mas sabia que mudanças eram necessárias. A proposta definida junto à ESV Digital incluía promover uma transformação digital completa mantendo o mesmo orçamento – entre as reformulações, o site da Loc Lav foi reprogramado para ser mais responsivo ao Google e foram descartadas palavras-chave consideradas pouco eficientes.
Robson Del Fiol, diretor da ESV, lembra que, muito além de aperfeiçoar as campanhas, eles sentiram a necessidade de um alinhamento maior entre o discurso da empresa e o que ela de fato apresentava. Por isso, a agência acabou conduzindo também uma espécie de coaching. “Era preciso parar de fazer storytelling e fazer ‘storydoing’”, brinca o consultor.
Com esse conselho, o escritório e os uniformes da equipe da Loc Lav foram repaginados e Guerra deu mais autonomia aos funcionários, o que resultou em novas ideias para o negócio e para as campanhas digitais – o aumento de produtos no catálogo é um exemplo. “Um funcionário pode tirar uma foto de dentro do escritório e postar nas redes sociais a qualquer momento. Por isso, é necessário passar uma boa impressão, desde o atendimento até a entrega propriamente dita”, comenta Del Fiol sobre o novo visual da marca.
Guerra afirma: “A atualidade pede que os negócios adquiram expertise digital. Hoje, isso é uma questão de sobrevivência”. Há quatro meses parceira da ESV e com os bons resultados, a Loc Lav deve dar início à expansão por franquias nos próximos meses e lançar um canal no Youtube ainda no primeiro semestre. A meta é crescer 20% em 2017.
Performance + criatividade
Em 2016, a ESV Digital cresceu 50% e dobrou a equipe. Este ano, a agência começa com um novo escritório e com reforço ao time de criação, mudanças alinhadas com um novo posicionamento: o de entregar soluções que primam pela criatividade. “Queremos trazer um olhar renovado a nosso trabalho, mostrando que estamos sempre atentos às tendências”, declara Del Fiol. Entre os principais clientes da empresa estão o Banco Pan e o Saint-Gobain, Uniasselvi, MSC Cruzeiros, Sociedade Latino Americana de Coaching e Pertech. A meta para 2017 é contratar novos profissionais e crescer 60%.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.