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Líderes do Live Marketing discutem sobre evolução da mulher no mercado
Líderes do Live Marketing estiveram reunidos em São Paulo para discutir sobre a evolução da mulher neste mercado. O tema fez parte do projeto “Liderança para o Futuro”, que consiste em uma série de palestras organizadas pelo Comitê de Relações Humanas da AMPRO – Associação de Marketing Promocional com o intuito de preparar as lideranças do Live Marketing para o futuro e para os novos desafios do mercado.
O encontro, que aconteceu no último dia 25 de abril, contou com a participação de mais de 60 profissionais – em sua maioria mulheres – e tratou sobre temas como o viés inconsciente, que influencia o comportamento sem que as pessoas percebam. “Nas agências é comum termos ‘os caras da criação’ e ‘as meninas do atendimento’. E por que tem que ser assim? O viés inconsciente está nítido no perfil dos publicitários, dos estagiários, e quando temos a consciência de que isso incomoda, atrapalha a comunicação, temos que parar, buscar uma mudança”, explicou Cris Pereira, diretora executiva de Atendimento da FCB e VP do G.A – Grupo de Atendimento.
Para ela, o viés inconsciente leva ao que chama de inclusão intencional. “É aquele momento em que roubam sua ideia ou você é interrompida ‘sem querer’ e tem a oportunidade de colocar isso na mesa. Alertar a pessoa naquele momento a respeito do que ela fez. Acaba sendo um exercício e torna as reuniões mais divertidas e produtivas”, disse.
Cris comentou ainda que a liderança consciente não deveria depender só do gênero. “É considerar que todos tem qualidades e habilidades consideradas femininas, com benefícios para mulheres e homens”. “A consciência é o primeiro passo pra evoluirmos como líderes, do que estamos fazendo, de como o mercado funciona, do viés, ela é capaz de derrubar fronteiras pra construir o mundo que desejamos”, afirmou.
Adriana Ribeiro Mazzi compartilhou também sua experiência como COO da Bullet. “Eu me formei em contabilidade e trabalhei no financeiro da agência, um mercado naturalmente mais masculino. Em casa, sempre ouvi incentivos positivos, sempre foi natural ser mulher empoderada. Mas percebi que minha realidade não era a do Brasil, onde menos de 40% das mulheres estão em cargos de gerência. Na média, a mulher ganha 76% do salário dos homens e em cargos de gerência e direção essa proporção cai para 68%. Foi aí me dei conta de que ouvi algumas vezes: ‘Você está onde está porque pensa como homem’ ou ‘Você não é chiliquenta como as outras mulheres’, ou ainda ‘Você tem uma objetividade masculina’. E hoje eu me incomodo vendo algumas imagens como a do Comitê de Diversidade da Coca-Cola composta somente por homens”, disse.
A Bullet, de acordo com ela, já pode ser considerada exemplo entre as agências de Live Marketing que abre mais espaço para o talento feminino, com 52% dos profissionais mulheres – incluindo a própria Adriana que, hoje, divide a direção com dois homens. “Cinquenta e oito por cento da liderança estão nas mãos delas. O mercado de Comunicação tem apenas 20% de mulheres, em média, na criação. Queremos um compromisso de pelo menos 50% de mulheres na criação até 2020”.
Fomentar a diversidade no mercado do Live Marketing faz parte de um dos pilares da nova gestão da AMPRO, sob o comando do presidente Wilson Ferreira Junior e do chairman Celio Ashcar Junior. “Precisamos juntar nossos talentos, aptidões e capacidade de realização. No nosso mercado, há 20 anos não havia organização ou agência relevante que tivesse uma mulher em sua liderança. O que vimos nos últimos 20 anos foi uma evolução, mas a velocidade ainda é baixa”, ponderou Wilson, que falou ainda sobre a importância da meritocracia. “Meritocracia de verdade é a análise que leva em conta as condições reais. De onde cada um parte pra chegar lá e as políticas compensatórias que são necessárias para ser justo”.
Para ele, a maneira justa de trabalhar a meritocracia é fazer com que os desiguais sejam tratados de forma a equalizar as oportunidades. “Termos consciência de que, inconscientemente, reproduzimos valores que vão contra essa tendência. A melhor forma é pontuar. A autocrítica é algo muito bom”.
A diretora executiva da Batuque, Chris Bradley, também compartilhou sua trajetória desde quando fundou a Plug Comunicação, no mercado de advertising, em 1993, a fusão com o Gruponove – que se tornou uma das maiores agências de comunicação do NE – até a decisão de mudar de Recife para São Paulo e abrir a Batuque, em 2008. “Sou filha de empresário e meu pai sempre disse que tudo era possível. Nunca tive medo e isso me ajudou a empreender. Não somos o sexo frágil. Quando somos determinadas, podemos alcançar o que desejamos em qualquer área das nossas vidas”.
O encontro teve a mediação de Vânia Ferrari, consultora, palestrante e especialista em liderança. O tema foi iniciativa do Comitê de Relações Humanas, que é presidido por Dilma Campos, CEO da Outra Praia, e tem como objetivo fomentar a capacitação dos profissionais, desenvolver o mercado por meio da educação e discutir assuntos que estejam diretamente relacionados com pessoas.
A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 25 anos em 2018 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br
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NINHO® leva seu coração da Art of Love 2024 para a Avenida Paulista
NINHO®, em parceria com o programa Imagina C e a ONG Gerando Falcões, participa da Art of Love 2024, uma das maiores exposições de arte ao ar livre do Brasil, que nesta edição espalhou esculturas de corações pela cidade de São Paulo. Alinhada com a mensagem de que o amor se manifesta nos gestos simples e cotidianos, NINHO® apresenta sua arte de coração pintada pelo artista plástico Mena. A inspiração para a obra veio de desenhos feitos por crianças de um projeto da Gerando Falcões em Poá (SP), que participaram de atividades lúdicas promovidas por NINHO® e Imagina C para reconhecer gestos de amor em suas comunidades. O coração da marca esteve no shopping Cidade São Paulo até o final de agosto e agora ficará exposto na Avenida Paulista, próximo ao número 1567, até o dia 30 de setembro.
A união de NINHO® com o Programa Imagina C teve início no ano passado, reforçando seu compromisso com a educação infantil. A parceria levou o projeto, pela primeira vez, ao ensino público de São Paulo, proporcionando aos alunos materiais lúdicos como diários de viagem, passaportes e óculos foguete, além de kits de ambientação e guias metodológicos para professores. Essas ferramentas ajudaram a enriquecer a experiência educacional das crianças durante o segundo semestre de 2023.
“Em NINHO®, acreditamos que a arte tem o poder de transformar e inspirar mudanças profundas. Com a campanha ‘Mais que palavras, amar é um gesto’, que lançamos recentemente, queremos mostrar que o amor vive nos pequenos gestos do dia a dia, aqueles que, mesmo simples, carregam um significado enorme. E na Art of Love, essa visão ganhou vida, unindo a arte à importância de expressar amor em nossas ações cotidianas. O nosso coração, presente no evento, é um convite para as famílias brasileiras enxergarem a beleza que existe em cada gesto”, reforça Patrícia Tigre, diretora de marketing de leites Nestlé®.
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Marcas apostam em publicidade exterior para impactar público no primeiro jogo da NFL no Brasil
A contagem regressiva para um dos maiores eventos esportivos do ano no Brasil já começou. No próximo dia 6 de setembro, a Neo Química Arena, em São Paulo, será palco do aguardado duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, válido pela temporada 2024-2025 da National Football League (NFL). A JCDecaux desenvolveu projetos personalizados para marcas que buscam se conectar com um público cada vez mais engajado com o futebol americano no Brasil.
Considerada a maior liga esportiva do mundo, a NFL vai veicular anúncios em 133 relógios da cidade de São Paulo para convidar o público a assistir ao jogo, participar da NFL Experience no Parque Villa-Lobos e fazer compras na loja oficial.
Já a Visa – patrocinadora oficial da competição – apostou na dominação da Estação Corinthians-Itaquera, com anúncios em paredes, totens e colunas. A campanha também será veiculada em 40 relógios de rua nos arredores do estádio, onde são aguardados mais de 100 mil torcedores.
Cerveja oficial dos fãs da NFL, a Budweiser criou uma garrafa comemorativa para o jogo em São Paulo, que estampa a campanha em relógios de rua e em diversas estações do metrô.
Churrasco oficial da NFL no Brasil, a Perdigão vai distribuir bandeirinhas de brinde para quem desembarcar na estação Corinthians-Itaquera do dia do jogo. A campanha da linha “Na Brasa” também conta com anúncios em diversas estações e em 140 relógios espalhados por São Paulo.
Também patrocinadora da NFL, a marca de artigos esportivos New Era vai instalar um boné gigante em um relógio de rua na Avenida Paulista, que estará disponível a partir do dia 03 de setembro. O impacto do projeto especial será reforçado com anúncios nas estações Sé e Corinthians-Itaquera do metrô e em 100 relógios de rua distribuídos por vários bairros de São Paulo.
“Trazer um jogo da NFL para o Brasil é um marco histórico e as marcas têm uma chance única de se conectar com esse público altamente engajado e apaixonado. O out-of-home é uma plataforma estratégica, porque entrega alta visibilidade nos principais pontos de contato, permitindo uma comunicação impactante em um momento de grande envolvimento dos fãs. Com a combinação certa de criatividade e presença, as marcas conseguem gerar memórias duradouras neste evento inédito da NFL na América do Sul”, ressaltou João Binda, diretor comercial da JCDecaux.