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Líderes do Live Marketing discutem sobre evolução da mulher no mercado

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Líderes do Live Marketing estiveram reunidos em São Paulo para discutir sobre a evolução da mulher neste mercado. O tema fez parte do projeto “Liderança para o Futuro”, que consiste em uma série de palestras organizadas pelo Comitê de Relações Humanas da AMPRO – Associação de Marketing Promocional com o intuito de preparar as lideranças do Live Marketing para o futuro e para os novos desafios do mercado.

O encontro, que aconteceu no último dia 25 de abril, contou com a participação de mais de 60 profissionais – em sua maioria mulheres – e tratou sobre temas como o viés inconsciente, que influencia o comportamento sem que as pessoas percebam. “Nas agências é comum termos ‘os caras da criação’ e ‘as meninas do atendimento’. E por que tem que ser assim? O viés inconsciente está nítido no perfil dos publicitários, dos estagiários, e quando temos a consciência de que isso incomoda, atrapalha a comunicação, temos que parar, buscar uma mudança”, explicou Cris Pereira, diretora executiva de Atendimento da FCB e VP do G.A – Grupo de Atendimento.

Para ela, o viés inconsciente leva ao que chama de inclusão intencional. “É aquele momento em que roubam sua ideia ou você é interrompida ‘sem querer’ e tem a oportunidade de colocar isso na mesa. Alertar a pessoa naquele momento a respeito do que ela fez. Acaba sendo um exercício e torna as reuniões mais divertidas e produtivas”, disse.

Cris comentou ainda que a liderança consciente não deveria depender só do gênero. “É considerar que todos tem qualidades e habilidades consideradas femininas, com benefícios para mulheres e homens”. “A consciência é o primeiro passo pra evoluirmos como líderes, do que estamos fazendo, de como o mercado funciona, do viés, ela é capaz de derrubar fronteiras pra construir o mundo que desejamos”, afirmou.

Adriana Ribeiro Mazzi compartilhou também sua experiência como COO da Bullet. “Eu me formei em contabilidade e trabalhei no financeiro da agência, um mercado naturalmente mais masculino. Em casa, sempre ouvi incentivos positivos, sempre foi natural ser mulher empoderada. Mas percebi que minha realidade não era a do Brasil, onde menos de 40% das mulheres estão em cargos de gerência. Na média, a mulher ganha 76% do salário dos homens e em cargos de gerência e direção essa proporção cai para 68%. Foi aí me dei conta de que ouvi algumas vezes: ‘Você está onde está porque pensa como homem’ ou ‘Você não é chiliquenta como as outras mulheres’, ou ainda ‘Você tem uma objetividade masculina’. E hoje eu me incomodo vendo algumas imagens como a do Comitê de Diversidade da Coca-Cola composta somente por homens”, disse.

A Bullet, de acordo com ela, já pode ser considerada exemplo entre as agências de Live Marketing que abre mais espaço para o talento feminino, com 52% dos profissionais mulheres – incluindo a própria Adriana que, hoje, divide a direção com dois homens. “Cinquenta e oito por cento da liderança estão nas mãos delas. O mercado de Comunicação tem apenas 20% de mulheres, em média, na criação. Queremos um compromisso de pelo menos 50% de mulheres na criação até 2020”.

Fomentar a diversidade no mercado do Live Marketing faz parte de um dos pilares da nova gestão da AMPRO, sob o comando do presidente Wilson Ferreira Junior e do chairman Celio Ashcar Junior. “Precisamos juntar nossos talentos, aptidões e capacidade de realização. No nosso mercado, há 20 anos não havia organização ou agência relevante que tivesse uma mulher em sua liderança. O que vimos nos últimos 20 anos foi uma evolução, mas a velocidade ainda é baixa”, ponderou Wilson, que falou ainda sobre a importância da meritocracia. “Meritocracia de verdade é a análise que leva em conta as condições reais. De onde cada um parte pra chegar lá e as políticas compensatórias que são necessárias para ser justo”.

Para ele, a maneira justa de trabalhar a meritocracia é fazer com que os desiguais sejam tratados de forma a equalizar as oportunidades. “Termos consciência de que, inconscientemente, reproduzimos valores que vão contra essa tendência. A melhor forma é pontuar. A autocrítica é algo muito bom”.

A diretora executiva da Batuque, Chris Bradley, também compartilhou sua trajetória desde quando fundou a Plug Comunicação, no mercado de advertising, em 1993, a fusão com o Gruponove – que se tornou uma das maiores agências de comunicação do NE – até a decisão de mudar de Recife para São Paulo e abrir a Batuque, em 2008. “Sou filha de empresário e meu pai sempre disse que tudo era possível. Nunca tive medo e isso me ajudou a empreender. Não somos o sexo frágil. Quando somos determinadas, podemos alcançar o que desejamos em qualquer área das nossas vidas”.

O encontro teve a mediação de Vânia Ferrari, consultora, palestrante e especialista em liderança. O tema foi iniciativa do Comitê de Relações Humanas, que é presidido por Dilma Campos, CEO da Outra Praia, e tem como objetivo fomentar a capacitação dos profissionais, desenvolver o mercado por meio da educação e discutir assuntos que estejam diretamente relacionados com pessoas.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 25 anos em 2018 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

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konecte.me aproxima profissionais a vagas de trabalho

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Após mais de 1 ano de pesquisas, análises e entendimentos sobre os impactos cruéis da pandemia sobre o mercado de trabalho nas áreas de marketing, comunicação e mídia, os empresários Celio Ashcar Jr. (aktuellmix) e Piero Matarazzo (Grupo Armazém) criaram a konecte.me.

Desde o seu início, em março de 2020, a crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus trouxe um impacto sem precedentes aos mercados de marketing, comunicação e mídia. Segundo o último relatório do FMI, o desemprego no Brasil deve subir 14,5% este ano. As agências de publicidade, por exemplo, tiveram em média 75% de queda de receita e 39% delas precisaram reduzir seus quadros no ano passado. Os números são do mais recente estudo VanPro, realizado pelo Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) e Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). Outro dado relevante é da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), que apontou adiamentos e também cancelamento parcial de atividades para 70,3% do mercado de live marketing.

Neste cenário, com empresas desacelerando investimentos e outras fechando ou diminuindo postos de trabalho, inúmeros profissionais e empresas encontram grande dificuldade na busca por vagas e contratações. “Eu tenho mais de 25 anos no mercado de comunicação e nunca vi uma crise como esta. É muito triste este momento que estamos vivendo.  A konecte.me veio para conectar e aproximar profissionais e vagas. Temos que gerar empregos e oportunidades para todos de forma rápida para que possamos acelerar o crescimento econômico.”, afirma Celio Ashcar Jr., co-founder & partner da plataforma.

Dentro do ecossistema de comunicação, marketing e mídia, a plataforma pretende aproximar os jobs a uma extensa gama de profissionais em áreas como criação, atendimento, mídia, planejamento, marketing, relações públicas, ponto de venda, digital, produção, tecnologia além de postos em áreas de backoffice como administrativo, finanças e recursos humanos ou de funções de gestão no board.

Além de conectar pessoas e empresas, a plataforma terá uma área de conteúdos exclusivos, com artigos escritos por renomados profissionais de diversos mercados gerando reflexões e aprendizados relevantes sobre o cenário atual. Neste mês de lançamento, teremos nomes como Daniela Cachich (CMO Latam Pepsico), Edu Lyra (CEO Gerando Falcões), Regina Augusto ( jornalista e professora da Miami ad School), Ricardo Natale (CEO Experience Club) entre outros.

Inclusão e Diversidade no DNA

A plataforma ainda tem parceria com a rede Gerando Falcões, presidida por Edu Lyra. O elo foi criado para que as empresas tenham acesso a profissionais das comunidades em que a Gerando Falcões atua e tenha mais uma opção para ampliar a diversidade de seus quadros. “Neste momento tão difícil que estamos vivendo é essencial darmos oportunidades também para pessoas com menos acesso e chances de trabalho. Queremos que, por meio da konecte.me, as empresas e agências conheçam mais o projeto de empregabilidade da rede Gerando Falcões com as comunidades mais sensíveis.”, ressalta Piero Matarazzo, co-founder & partner da plataforma.

Por fim, a konecte.me também apoia o Movimento Panela Cheia #panelacheiasalva da CUFA, Gerando Falcões, Frente Nacional Antirracista, com o apoio do União SP e cooperação da Unesco. No momento de realizar o pagamento da assinatura na plataforma, o usuário vai poder doar R$ 1,00 ao Panela Cheia. E cada R$ 1,00 doado, a konecte.me doa mais R$ 1,00.

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Agência MoodCom promove live com a dupla Zé Neto e Cristiano patrocinada pela Cachaça 51

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No dia 24 de abril, a Cachaça 51 patrocinou uma live exclusiva da dupla Zé Neto e Cristiano – Dia do Churrasco, sucesso entre o público em todo o país.
O evento foi realizado na fazendo Ruiz Coffees, em Macedônia – interior do estado de São Paulo. A cenografia – idealizada e produzida pela agência Moodcom – foi um show à parte: bar, iluminação, palco e ambientação refletiram o empenho e alegria da equipe que esteve por trás, destinada a levar animação ao público.
O bar cenográfico contou com exposição de um cardápio dos produtos 51! As promotoras montaram drinks, como caipirinha, além de expor as outras bebidas da marca.
A estrutura preparada para o evento mostrou que a dupla não estava para brincadeira, as bebidas estavam expostas no palco principal e nas adjacências. Até aonde os olhos conseguissem alcançar havia expositores, churrasqueiras, bebidas, tudo isso envolto em muita música sertaneja de qualidade.
Além de músicas autorais, a dupla cantou vários sucessos das últimas décadas, interpretando canções de parceiros de carreira como Jorge e Mateus, Bruno e Marrone e Gusttavo Lima, totalizando quase 5 horas de live – que já conta com mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial dos cantores no Youtube.
A cereja do bolo ficou por conta da participação da dupla João Bosco e Vinícius, que cantou com Zé Neto e Cristiano sucessos como “Falando sério” e “Another brick on the wall”; e da presença de Jacques Vanier, sucesso nas redes sociais.
A cenografia do evento foi desenhada e produzida pela Agência MoodCom, e contou com todos os cuidados de higienização e distanciamento entre as pessoas, desde a utilização de máscaras personalizadas até totens de álcool em gel instalados na área do evento para que os artistas e promotores higienizassem suas mãos antes de suas ações. A MoodCom é uma boutique de live marketing que veio para resgatar conceitos esquecidos pelo mercado. A agência traz como principal pilar o atendimento diferenciado para cada cliente, entendendo de perto cada necessidade para entregar então a solução ideal com foco no resultado.
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